Ribamar e Neilton, ataque artilheiro do Botafogo em 2016 com oito gols (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
É com novidade no ataque que o Botafogo buscará, no Distrito Federal, evoluir seu desempenho ofensivo e, principalmente, sua posição no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, a equipe de Ricardo Gomes, em 13º lugar na tabela, enfrenta o Cruzeiro com Neilton e Ribamar na frente. Os dois são os artilheiros alvinegros na temporada, com quatro gols cada, e vem sendo elogiados pelo comandante devido ao entrosamento. A dupla, responsável pela única vitória em quatro rodadas, terá a missão de melhorar seu retrospecto no estádio que leva o nome de seu maior ídolo: Mané Garrincha.
Ainda sem a Arena Botafogo – que passa por obras na Ilha do Governador -, a diretoria levou a partida para a Capital Federal. Mas apesar dos bons fluidos do local, o clube não acumula bom desempenho no estádio, onde conquistou o título da Série B do ano passado após um triunfo apertado sobre o ABC. No total, o Alvinegro fez 11 jogos oficiais no Mané Garrincha, com três vitórias, seis empates e duas derrotas, com aproveitamento de apenas 45,4%. Os números melhoram um pouco se levado em conta apenas os duelos após a reforma do palco para a Copa do Mundo. Em seis confrontos, duas vitórias, três empates e uma derrota: rendimento de 50%.
Com pouco tempo para treinar, Ricardo Gomes não trabalhou a escalação que pretende mandar a campo nesta quarta-feira, mas Neilton voltará ao time titular após se recuperar de dores musculares. Dudu Cearense, que acabou de ser contratado e já foi regularizado, deve começar no banco e pode estrear ao longo dos 90 minutos. A tendência é que o Botafogo inicie a partida com Helton Leite, Luis Ricardo, Emerson, Emerson Silva, Victor Luis; Bruno Silva, Fernandes, Gegê (Dudu Cearense), Leandrinho (Salgueiro); Neilton e Ribamar.
Provável escalação do Botafogo para enfrentar o Cruzeiro nesta quarta-feira no Mané Garrincha (Foto: Arte Esporte)
Um resultado positivo é importante para o Botafogo respirar no Brasileiro, pois está com quatro pontos, um à frente da zona de rebaixamento, onde se encontra o Cruzeiro. No retrospecto geral do confronto, o Alvinegro leva desvantagem: em 82 partidas, ganhou 22, perdeu 34 e empatou 26, com 100 gols marcados e 119 sofridos.
Botafogo x Cruzeiro
Local: Mané Garrincha, em Brasília
Data e horário: quarta, 21h45 (horário de Brasília)
Escalação provável: Helton Leite, Luis Ricardo, Emerson, Emerson Silva, Victor Luis; Bruno Silva, Fernandes, Gegê (Dudu Cearense), Leandrinho (Salgueiro); Neilton e Ribamar.
Desfalques: Jefferson, Airton, Diogo Barbosa, Carli, Rodrigo Lindoso e Luís Henrique
Arbitragem: Elmo Resende Cunha (GO), auxiliado por Vanderson Zanotti (ES) e Luciano Roggenbaum (PR).
Transmissão: TV Globo para MG (com Rogério Correa, Bob Faria e Márcio Rezende Freitas) e Premiere e Premiere HD (com Guto Nejaim e Edinho)
Fonte: Globo Esporte