Duas derrotas consecutivas no Brasileirão já são suficientes para colocar pressão. Quando o próximo adversário trata-se de um concorrente direto, a responsabilidade aumenta. É o cenário que espera a Ponte Preta para o duelo com o América-MG, nesta quinta-feira, às 19h30, no Independência. É mais um desafio dentro do “campeonato paralelo” dos times que estão fora do grupo dos favoritos e se matam entre si na luta contra o rebaixamento.
Elenco da Ponte Preta precisa correr para tirar o prejuízo das últimas duas derrotas (Foto: Márcio de Campos/ EPTV)
Depois de perder para Corinthians e Flamengo, a Macaca estacionou nos quatro pontos e ficou à beira da degola. Precisa reagir imediatamente para não entrar no Z-4. Até por ter, na sequência, o Grêmio, um dos líderes da elite, em Porto Alegre – domingo, às 16h. O raciocínio, com ligeiras adaptações, também vale para o Coelho, que ainda não venceu e aparece entre os últimos, com apenas dois pontos em 16 possíveis. No último encontro entre os times pela Série A, a Ponte fez goleou os mineiros por 4 a 1, no Independência.
SAIBA MAIS:
> Fora de Campinas até segunda, Ponte mira volta com “pelo menos três pontos”
– O América-MG é um concorrente direto na tabela. Precisamos vencer para abrir vantagem sobre eles. Não tem como esconder que é um campeonato à parte, de permanência, um pouco mais difícil que dos outros, até pela questão do investimento – afirmou o atacante Roger.
Será o segundo jogo da Ponte nesse “campeonato paralelo”. O primeiro, também fora de casa, foi na estreia, quando ficou no 0 a 0 com o Figueirense. Santa Cruz, Chapecoense, Vitória, Coritiba, Atlético-PR e Sport também fazem parte do grupo. Desses, Santa Cruz e Chapecoense se destacam neste início de Brasileirão. Os demais ainda buscam uma regularidade.
Provável formação da Ponte para encarar o Coelho (Foto: Editoria de Arte GloboEsporte.com)
– Existe esse campeonato paralelo, mas não pensamos muito nisso. Todos os jogos valem três pontos. Estamos vindo de dois resultados negativos e precisamos buscar esses três pontos para equilibrar a campanha. É um jogo bom, sabemos que o América-MG também precisa da vitória. É manter o equilíbrio e ter a convicção que é possível vencer lá – disse o técnico Eduardo Baptista.
Pela importância do confronto, o comandante alvinegro vai apostar na experiência de Felipe Menezes ou Cristian no setor de criação, em substituição ao jovem Ravanelli. A tendência é que Menezes seja o escolhido e receba a primeira oportunidade como titular desde a sua chegada ao Majestoso, em meados de fevereiro.
Outra dúvida está na zaga. Com Douglas Grolli recuperado de um desgaste muscular na panturrilha esquerda, Eduardo vai avaliar a questão física para decidir entre ele e Fábio Ferreira, que atuou contra o Flamengo e é o favorito para ficar com a vaga.
Veja as informações do duelo entre América-MG e Ponte Preta:
Local: Independência, Belo Horizonte-MG
Data e horário: quinta-feira, 19h30
Escalação provável do América-MG: João Ricardo, Hélder, Alison, Suéliton e Xavier; Claudinei, Leandro Guerreiro, Alan Mineiro, Danilo, Eduardo e Rafael Bastos
Desfalques do América-MG: Osman, Borges, Victor Rangel, Tony, Pablo e Jonas
Escalação provável da Ponte Preta: João Carlos, Jeferson, Fábio Ferreira (Grolli), Kadu e Reinaldo; João Vitor, Matheus Jesus e Felipe Menezes; Felipe Azevedo, Wellington Paulista e Roger
Desfalque da Ponte Preta: Elton (lesionado)
Transmissão: Premiere (com Jaime Júnior e Henrique Fernandes)
Arbitragem: Leonardo Garcia Cavaleiro, auxiliado por Eduardo de Souza Couto e Diogo Carvalho Silva (todos do Rio de Janeiro)
Fonte: Globo Esporte