Estadual

Confira os possíveis adversários de Sinop e Araguaia na Série D

Published

on

om as melhores campanhas no Mato-Grossense fora Luverdense, que disputa a Série B, e o Cuiabá que está na Série C, Sinop e Araguaia serão os representantes de Mato Grosso na Série D do Brasileirão.

A tabela oficial ainda não foi divulgada pela CBF, mas os mato-grossenses já sabem que seus adversários virão de Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Os classificados destes estados são Aparecidense-GO, Anápolis-GO, Goianésia-GO, Comercial-MS, Sete de Dourados-MS, Luziânia-DF e Ceilândia-DF.

Na primeira fase da competição são 68 clubes na disputa divididos em 17 grupos com quatro times cada jogando em turno e returno totalizando seis jogos. Os primeiros colocados de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados avançam à segunda fase. Da segunda fase em diante as disputas serão em sistema de mata-mata. Os quatro semifinalistas garantem o acesso à Série C.

O Cuiabá é a única equipe mato-grossense a conseguir o acesso à Série C através da Série D. O Dourado subiu em 2011 depois de desbancar o Independente-PA nas quartas de final.

Leia mais:   Unemat discute cooperação e integração Brasil-Bolívia com Universidade Autônoma Gabriel René Moreno

A CBF deve divulgar a tabela oficial da Série D do Brasileirão nesta sexta-feira. O inicio da competição está marcado para o dia 12 de junho. Sinop e Araguaia ainda não sabem se poderão mandar jogos em seus estádios.

Fonte: GE/MT

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Unemat discute cooperação e integração Brasil-Bolívia com Universidade Autônoma Gabriel René Moreno

Published

on

Foto: Nataniel Zanferrari

Reitora debateu possibilidades de acordos com decano da Faculdade Integral Chiquitana da universidade boliviana

Por Nataniel Zanferrari

A reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) esteve reunida na manhã desta sexta-feira (25) no Consulado da Bolívia em Cáceres com representantes da Universidade Autônoma Gabriel René Moreno (UAGRM) e representantes municipais das províncias de Ángel Sandoval e San Ignacio de Velasco, debatendo as possibilidades de cooperação e fortalecimento de laços de integração entre as duas universidades em diversas áreas, como Agronomia, Ciências Contábeis, Direito e Zootecnia.

Julian Ibarra Huallpa, decano da Faculdade Integral Chiquitana (Faichi) da UAGRM, e a reitora Vera Maquêa discutiram sobre
possíveis parcerias em diversas áreas acadêmicas (Foto: Nataniel Zanferrari)

As universidades discutiram sobre possíveis acordos em pesquisas, pós-graduação, visitas a laboratórios, qualificação docente e intercâmbio de professores e estudantes, visando fortalecer a integração transfronteiriça, sobretudo voltados para as populações chiquitanas de ambos países. Também foi feito o convite para que a Unemat participe da Feira Integração Bolívia-Brasil, que será realizada em Cáceres no dia 8 de agosto.

A reitora, Vera Maquêa, lembra que a Unemat e a Universidade Autônoma Gabriel René Moreno já possuem um acordo de cooperação, e que novas parcerias podem ser desenhadas e implementadas. “O diálogo ocorrido nessa manhã foi muito positivo, tanto para que as relações já existentes sejam fortalecidas, como também para que novas parcerias sejam firmadas em várias áreas”, garante a reitora. “Um dos mais promissores compromissos é o intercâmbio de estudantes e pesquisadores, com vistas ao desenvolvimento de soluções a desafios comuns entre nossas regiões”, explica Vera.

Leia mais:   Exportações para o mercado asiático movimentam operações na ZPE de Cáceres
Universidades discutiram sobre acordos visando fortalecer a integração transfronteiriça, sobretudo voltados para as populações
chiquitanas de ambos países (Foto: Nataniel Zanferrari)

Julian Ibarra Huallpa, decano da Faculdade Integral Chiquitana (Faichi) da UAGRM, localizada em San Ignacio de Velasco, declarou a reunião como muito produtiva. “Traremos nossos professores para discussões específicas para que possamos avançar os temas de pesquisa e de intercâmbio de estudantes e docentes e, claro, também ajudarmos no desenvolvimento de toda a região chiquitana”, disse o decano.

Já o cônsul da Bolívia em Cáceres, David Perez Rapu, considera as parcerias de extrema importância. “É um trabalho muito importante de integração econômica, social, cultural, ambiental e científica, porque estamos trabalhando em uma zona transfronteiriça, portanto a presença é fundamental como instituições que levam adiante o conhecimento”, declarou o cônsul.

Estiveram presentes representantes dos cursos de Agronomia, Ciências Contábeis, Direito e Zootecnia da Unemat, além de
representantes municipais das províncias de Ángel Sandoval e San Ignacio de Velasco (Foto: Nataniel Zanferrari)

O assessor de Gestão do Escritório de Relações Internacionais da Unemat, Anderson Marques do Amaral, afirma que este foi um importante momento onde os representantes do povo boliviano dos municípios de fronteira foram ouvidos quanto às demandas de ações de ensino, pesquisa e extensão. “No município de Cáceres, temos 700 quilômetros de fronteira seca que apresenta diversos problemas, mas também inúmeras possibilidades. Esta primeira reunião nos aproxima no sentido de ouvir e entender as possibilidades de atender as demandas”, assegura o assessor. “É uma oportunidade de promover ações de cooperação e fortalecer os laços de integração acadêmica e cultural entre a Faculdade Integral Chiquitana (Faichi) da UAGRM e a Unemat”, enfatiza Anderson.

Leia mais:   Mato Grosso tem 71% das mortes por chikungunya do país e Lúdio reúne especialistas pra debater soluções em audiência pública

Estiveram presentes na reunião vereadores, representantes e lideranças chiquitanas de prefeituras dos municípios de San Ignacio de Velasco, San Miguel e San Rafael, da província de José Miguel Velasco, e do município de San Matías, da província de Ángel Sandoval, incluindo os presidentes das câmaras de vereadores de San Ignacio de Velasco, Cristian Méndez Roca, e de San Matías, Freddy Román Peña, e o subgovernador de San Ignacio de Velasco, Celin Jiménez Roca, além de Vanda Vilasboas, liderança chiquitana de Vila Bela da Santíssima Trindade.

A Universidade foi representada pela reitora Vera Maquêa e pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Everton Nascimento, além de gestores e pesquisadores das Pró-Reitorias de Ensino de Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação e de Assuntos Estudantis, da Diretoria de Ensino a Distância e dos cursos de Agronomia, Ciências Contábeis e Direito do câmpus de Cáceres e de Zootecnia do câmpus de Pontes e Lacerda.

Comentários Facebook
Continue Reading

Destaque

Seciteci abre inscrições de curso preparatório gratuito para concurso da Seduc

Published

on

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) abriu as inscrições de curso preparatório gratuito para os candidatos que irão fazer o concurso da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ao todo, são 500 vagas disponíveis.

As inscrições finalizam na terça-feira (29.4). O curso será realizado inteiramente na modalidade da Educação a Distância (EaD). As aulas serão ministradas por professores especialistas em resolução de questões, aprofundamento teórico e estratégias eficazes de prova.

O plano de ensino inclui a resolução comentada de mais de 100 questões, simulados temáticos, técnicas de fixação (mapas mentais, resumos, quizzes), estudo de casos e uma oficina de redação focada na parte discursiva.

O secretário Allan Kardec afirma que o curso preparatório é uma forma de oportunizar que mais pessoas se qualifiquem para as provas. “Muita gente quer se preparar, mas muitas vezes não têm condições de pagar por isso. Nós queremos que essas pessoas também cheguem preparadas para o concurso”, apontou.

Interessados podem se inscrever pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Seciteci, onde o curso estará disponível. Para se inscrever, clique aqui.

Leia mais:   Seciteci abre inscrições de curso preparatório gratuito para concurso da Seduc

Após a inscrição, a matrícula será realizada por ordem de inscrição até o limite das vagas do curso. Depois de atingir o limite, será criada uma lista de espera com os candidatos considerados classificados. O curso se inicia no dia 5 de maio e o encerramento está previsto para 9 de junho.

Para mais informações do curso, confira o edital clicando aqui.

Concurso Seduc 2025

O curso preparatório desenvolvido pela Seciteci irá abranger conhecimentos didáticos e pedagógicos generalistas do edital nº 001/2025-SEPLAG/SEDUC/MT. O Governo de Mato Grosso prevê a contratação de 1.500 professores da educação básica do Estado.

A jornada de trabalho será de 20h ou 40h semanais, conforme o cargo e a habilitação exigidos e previsões de normativos em vigência, com salários que variam de R$ 3.671,84 a R$ 17.078,40.

*Sob supervisão de Téo Meneses

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana