Mato Grosso

Confira as principais informações sobre o show do Guns N’ Roses na Arena Pantanal

Published

on

A Arena Pantanal, em Cuiabá, está pronta para receber o show da banda Guns N’ Roses, que ocorre nesta sexta-feira (31.10), às 21h. A previsão é que o evento internacional reúna mais de 40 mil pessoas e movimente cerca de R$ 400 milhões na economia local.

As ações estratégicas para garantir um ambiente seguro ao público foram definidas em reuniões da Câmara Temática de Grandes Eventos. Coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), o grupo conta com a participação da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que faz a gestão do estádio, e de outras instituições estaduais e municipais, além de representantes da organização do evento.

Confira as principais informações sobre o evento na Arena Pantanal:


Acesso ao estádio

Os portões da Arena Pantanal serão abertos às 17h (horário MT). Já as interdições ao redor do estádio ocorrem a partir das 12h, nas avenidas Agrícola Paes de Barros (entre a rua Traçaia e a avenida São Sebastião) e a Ranulpho Paes de Barros (entre as avenidas 8 de abril e Agrícola Paes de Barros).

A rua Traçaia, ao lado do Ginásio Aecim Tocantins, estará aberta para passagem de veículos e desembarque de passageiros, não sendo possível estacionar na via.

O estacionamento aos fundos do setor norte do estádio começa a operar a partir das 14h, com acesso pela rua Oir Castilho e melhores opções de rota pela Avenida Senador Metello e ruas Piracicaba e Botucatu. O espaço dispõe de 1500 vagas.

A partir da meia-noite está prevista a retirada gradual dos bloqueios e será liberada uma área para serviço de transporte de passageiros na avenida Agrícola Paes de Barros, nas proximidades do ginásio.

Leia mais:   Mato Grosso tem a maior obra de ferrovia em andamento no país

Itens proibidos

Para garantir a segurança e o conforto de todos, não será permitida a entrada portando armas de qualquer espécie, cadeiras, guarda-chuvas, bandeiras, faixas, fogos de artifício, alimentos e bebidas, cigarros de papel ou eletrônico, produtos potencialmente inflamáveis e objetos que podem causar ferimentos, entre outros.

As mochilas e bolsas também não podem ser maiores que 20 cm x 30 cm. A lista completa de itens não permitidos está disponível aqui.

Crianças e Pessoas com Deficiência

O evento é proibido para menores de 12 anos e os jovens com idade entre 12 e 17 anos só poderão entrar acompanhados de pais ou responsáveis legais, mediante comprovação de parentesco.

Os ingressos destinados a pessoas com deficiência (PCD) já estão esgotados. As vagas foram disponibilizadas gratuitamente no site oficial do evento, de acordo com a capacidade física, estrutural e de segurança das áreas acessíveis.

Segurança pública

A operação de segurança começou na segunda-feira (27) e segue até o dia 1º de novembro com cerca de 900 policiais militares mobilizados.

O policiamento será dividido por áreas de atuação, abrangendo o entorno da Arena Pantanal, as vias de acesso, os estacionamentos, as entradas e os setores internos do estádio, garantindo a segurança antes, durante e após o evento.

De acordo com o planejamento, a segurança ostensiva e preventiva contará com efetivos do 10º Batalhão da PM, do 1º, 2º e 11º Comandos Regionais, do Quartel do Comando-Geral, Força Tática, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rotam, Cavalaria, Companhia Raio, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Batalhão de Trânsito e Patrulha Maria da Penha.

Leia mais:   Polícia Civil cumpre buscas contra grupo envolvido em distribuição de drogas e armas em Várzea Grande

Emergências Médicas

Um posto de comando será instalado no estádio para as ocorrências médicas emergenciais. Para coordenar e gerenciar as situações críticas, o local conta com representantes do Corpo de Bombeiros, Samu, Vigilância Sanitária estadual, e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

A Câmara Temática de Grandes Eventos

O grupo tem como objetivo planejar e executar ações estratégicas de segurança em eventos com grande concentração de público.

Para o show do Guns N’ Roses, foram realizadas reuniões preparatórias, que contaram com representantes da Secel, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público, Juizado Especial, Vigilância Sanitária, Procon Municipal e Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Mobilidade, Segurança e Defesa Civil, além dos organizadores do evento.

Todas as instituições envolvidas também estarão presentes no dia do show.

Sobre o show

Marcado para começar pontualmente às 21h, o show do Guns N’ Roses realizado nesta sexta-feira (31) é o penúltimo da turnê da banda pela América Latina em 2025.

Liderada por Axl Rose, a banda de rock, formada em 1985, se apresentou no Brasil em apenas cinco cidades: Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Cuiabá (MT) e Brasília (DF). A turnê brasileira ocorre entre 21 de outubro e 2 de novembro.

A abertura dos espetáculos fica a cargo dos Raimundos, banda de Brasília que une o forró ao punk rock, com letras irreverentes.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Governo de MT lança novos módulos do Simcar para acelerar regularização ambiental de pequenos produtores

Published

on

O Governo de Mato Grosso lançou, nesta segunda-feira (17.11), os módulos Assentamento e Compensação do Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), para avançar na regularização ambiental de pequenos produtores rurais do Estado.

O objetivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) é que o módulo Assentamento, que vai permitir uma tramitação mais célere da regularização ambiental de pequenos produtores em assentamentos rurais, beneficie mais de 60 mil famílias. Já no módulo Simcar Compensação, outras 600 propriedades rurais também devem ser contempladas, além das pessoas que possuem imóveis em unidades de conservação.

Os dois novos sistemas, construídos de forma coletiva e inédita no país, representam avanços no processo de regularização ambiental. Durante a solenidade de lançamento, foram assinados os decretos que regulamentam os procedimentos, regras de negócio e as diretrizes técnicas para o funcionamento dos dois sistemas.

 

“A regularização ambiental é fundamental porque vai permitir ao produtor acesso, principalmente, a financiamento. Hoje, todas as instituições financeiras exigem que a propriedade esteja regular ambientalmente para conceder algum tipo de crédito. Ao permitir que a regularização se materialize, nós estamos fomentando o crescimento dos produtores, desde o pequeno assentamento até as grandes propriedades”, afirmou o governador Mauro Mendes.

O vice-governador Otaviano Pivetta apontou que os módulos vão trazer mais segurança jurídica e oportunidades para os produtores. “Emancipar o cidadão é dever do estado e o que estamos fazendo aqui hoje é dando um passo importante no sentido de emancipar os pequenos agricultores”, acrescentou.

Leia mais:   MT Hemocentro promove capacitação sobre analgesia em pacientes com Doença Falciforme

A secretária de Estado de Meio Ambiente ressaltou o pioneirismo do Estado em relação à regularização ambiental. “Mato Grosso mais uma vez sai à frente e lança um módulo eficiente de CAR assentamento e também apresenta o primeiro módulo de compensação que inclui áreas privadas e áreas unidades de conservação”, observou.

O projeto piloto do Simcar foi realizado no Assentamento Pai Heroi, em Tabaporã, com a emissão de 30 Cadastros Ambiental Rurais (CARs). Durante o lançamento dos módulos, os proprietários desses imóveis receberam a validação do CAR.

“Para nós, é um orgulho muito grande ter recebido esse documento, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso. É a realização de um sonho que trará muito benefício para a gente”, disse O presidente da associação do assentamento, Denicio Cavalari.

Integrante dos grupos de trabalho para elaboração das políticas que fundamentaram o desenvolvimento dos dois sistemas, a promotora de Justiça Ana Luíza Ávila Peterlini enfatizou que a construção ocorreu de forma democrática.

“É uma satisfação muito grande para mim, como representante do Ministério Público, ter integrado estes dois grupos de trabalho que foram formados, um para o Simcar Assentamento e outro para o Simcar compensação. Foram dois anos discutindo quase que semanalmente os imbróglios jurídicos a respeito da temática. Quero parabenizar o governo e dizer que essa construção foi feita de forma democrática com várias instituições e entidades do setor público, privado e terceiro setor. Foi uma política construída a várias mãos”, observou.

Como vai funcionar

O Simcar Assentamento possibilitará ao Incra e ao Intermat efetuar diretamente o cadastro ambiental rural do projeto de assentamento no sistema utilizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para análise e aprovação do perímetro.

Leia mais:   Estão abertas as inscrições para o curso de Gestão por Processos e modelagem no Bizagi Modeler

Após essa análise, o órgão fundiário deverá promover a inclusão da malha de lotes com a individualização de cada beneficiário para que a Sema efetue de forma automatizada o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de cada lote.

Com a aprovação do CAR por lote, o imóvel rural que tiver passivo ambiental, seja de área de reserva legal ou de área de preservação permanente, deverá assinar o termo de compromisso com o órgão ambiental para recuperação de área degradada em déficit.

Já o Simcar Compensação vai permitir ao produtor rural, que tenha em seu imóvel déficit de reserva legal anterior a 2008, a compensação ambiental em outro imóvel. O produtor poderá adquirir uma área em unidades de conservação localizadas em Mato Grosso pendentes de regularização fundiária e efetuar a doação ao Estado ou adquirir uma área de terceiro para fins de compensação mediante a servidão ambiental.

Dispositivo

Também participaram da solenidade de lançamento dos sistemas, os deputados estaduais Eduardo Botelho, Carlos Avallone e Valmir Moretto; o juiz Émerson Cajango, da Vara Especializada do Meio Ambiente; o presidente do Intermat, Francisco Serafim de Barros; o secretário municipal de Meio Ambiente de Tabaporã, Alexandre Leite; entre outras autoridades. Pequenos produtores rurais também compareceram em peso no Palácio Paiaguás.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

“A gente esperava há anos e agora está em nossas mãos”, destaca produtor do Assentamento Pai Herói em Tabaporã

Published

on

O produtor rural de Tabaporã, Sérgio Aparecido dos Santos, foi um dos primeiros beneficiados pelo lançamento dos sistemas Simcar Assentamento e Simcar Compensação. Ele destacou que o momento era aguardado há anos pelos pequenos produtores do Assentamento Pai Herói, projeto-piloto do Governo de Mato Grosso no novo sistema.

“Para mim, representa a realização de um sonho. É algo que a gente esperava há anos e nunca conseguia. Hoje, graças a Deus, está em nossas mãos. Receber o CAR ajuda muito o pequeno produtor e eu sou um deles. Agradeço ao governador Mauro Mendes e ao vice-governador Otaviano Pivetta, que têm lutado muito por nós. Estão fazendo um bom trabalho em Mato Grosso”, afirmou Sérgio.

Outro beneficiado, Denicio Cavalari da Silva, reforçou a importância do documento. “É uma honra muito grande receber este CAR. Todo produtor sonha com ele, porque traz diversos benefícios, entre eles permitir o acesso a programas do governo. Só conseguimos com o apoio do Estado e porque nossa área está legalizada. Espero que outros assentamentos também consigam”, completou.

Leia mais:   Polícia Civil cumpre buscas contra grupo envolvido em distribuição de drogas e armas em Várzea Grande

O vice-governador Otaviano Pivetta também comentou o impacto dos novos sistemas. “Com o Simcar Assentamento e o Simcar Compensação, damos um passo importante para que os produtores rurais regularizem suas áreas e acessem os benefícios que merecem. Este projeto é resultado da parceria com municípios e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), garantindo segurança jurídica e oportunidades para todos”, disse o vice-governador.

Sobre os novos sistemas
O Simcar Assentamento acelera a regularização ambiental de assentamentos rurais, destravando processos e garantindo segurança jurídica aos produtores. Já o Simcar Compensação atende imóveis com déficit de reserva legal anterior a 2008, permitindo regularizar áreas por meio de duas alternativas: aquisição de área em unidades de conservação pendentes de regularização fundiária e doação ao Estado; ou aquisição de área de terceiros para servidão ambiental.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana