conecte-se conosco


Cáceres e Região

Começa a magnífica florada de ipês em Cáceres

Publicado

Começa a florada dos ipês (Tabebuia impetiginosa) em Cáceres. Muitas dessas espécies deram o ar de sua exuberância fantástica oferecendo um espetáculo dos mais belos e que contribuem sobremaneira para melhorar o aspecto citadino.

No córrego Sangradouro, por exemplo, próximo ao INSS, vários ipês desabrocharam a sua exuberante florada. O que preocupa, é que alguns estão com os dias contados. Principalmente se alguma decisão urgente deixar de ser tomada para salvar as espécies ali plantadas a quase vinte anos.

Às margens do córrego que desagua na Baia do Malheiro, as árvores símbolo do Pantanal Mato-grossense estão prestes a sucumbirem. O assoreamento é visível no local, principalmente a cada limpeza que a prefeitura executa naquela parte do córrego para dar vazão as águas no período chuvoso.

Plantadas as margens, os ipês correm perigo eminente, lamentável. Inclusive, a reportagem é testemunha de uma dessas espécies que tombaram com o avanço da erosão, ela que estava plantada bem próximo a ponte ali existente.

Os ipês da cor rosa aparecem também na Praça vereador Makoto Hayashida. No local pelo menos estão iniciando a florada sete delas, conforme revela maravilhosa a professora aposentada Ana Luiza moradora do local. “Benção da Natureza. Muito lindo mesmo!”, comenta.

Leia mais:   Sema de Barra do Garças apreende mais de 50 redes de pesca no Rio Araguaia

Ao longo do trajeto pode-se avistar outras espécies que estão prestes a florir, a exemplo de duas que estão bem em frente à Escola União e Força. Ambas são da cor roxa.

Observa-se também a grande quantidade de ipês, a maioria jovens ainda, mas que já começam a encantar visitantes e turistas. São aqueles que no passado foram plantados pela então secretária de Turismo, Yeda Marli de Oliveira Assis.

Interessante observar-se que no local, desde em frente à residência do coronel comandante do 2º. Befron até na rampa de descida de barcos, há pelo menos 45 mudas que passaram a receber cuidados da primeira dama Maria Queiroz e de seus jardineiros.

As mudinhas que surgiram no local graças a disseminação de sementes das espécies adultas, foram todas preservadas e marcadas com estacas de fixação/protetoras. O local certamente se tornará num cartão postal dos mais admirados que Cáceres oferecerá num futuro bem próximo.

Os ipês sempre serão admirados. Sua florada impressiona e se constitui no mais encantador visual para o turismo de contemplação.

Leia mais:   De sexta a segunda MT registrou apenas 3 mortes e 288 novos casos de coronavírus

Na Praça Barão e em outros locais da cidade nos próximos dias essa espécie desabrochará cachos de flores para enfeitar a histórica e bicentenária Cáceres.

Antonio Costa

Da Redação

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Anvisa confirma dois casos da variante ômicron no Brasil

Publicado

R7 Notícias

Dois brasileiros que desembarcaram no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, apresentaram teste positivo para a variante Ômicron do coronavírus, identificada na África do Sul. A informação foi confirmada pela Anvisa e por fontes do Ministério da Saúde ouvidos pelo R7.

O resultado do teste, realizado pelo laboratório Albert Einstein, ainda é preliminar. Os próprios passageiros, marido e esposa, procuraram o laboratório, localizado no aeroporto, para realizar o teste requerido para o retorno à África do Sul.

Segundo a Anvisa, a entrada do passageiro no Brasil ocorreu no último dia 23, isto é, antes da notificação mundial da nova variante, que foi relatada pela primeira vez à OMS (Organização Mundial de Saúde) no dia 24.

A entrada também foi anterior à edição da Portaria Interministerial CC-PR/MS/MJSP/MINFRA 660, de 27 de Novembro de 2021, que proibiu, em caráter temporário, voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pela África do Sul e que também suspendeu, em caráter temporário, a autorização de embarque para o Brasil de viajantes estrangeiros, procedentes ou com passagem, nos últimos 14 dias antes do embarque, pelo país africano.

Leia mais:   Prefeitura realiza fórum comunitário do Selo Unicef 'Cidadania de Adolescentes'

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Prefeitura zera demanda reprimida de exames de mamografia em Cáceres

Publicado

Por – Esdras Crepaldi

A  demanda reprimida de exames de  mamografia na rede pública municipal  de saúde foi zerada pela Prefeitura de Cáceres. A redução no tempo de espera foi possível em razão do aumento da oferta, onde a prefeitura, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde, adquiriu  342 mamografias  e ofertou mais 65 pelo Hospital Regional de Cáceres, totalizando 407 exames entre outubro e novembro de 2021.

A secretária de Saúde, Elis Fernanda de Melo Silva, comemorou esses números e disse que  agora   um paciente que precisa realizar esses exames é atendido dentro do próprio mês da solicitação. Elis disse que hoje existe apenas demanda mensal recente e que zerar a fila de espera demonstra o compromisso da prefeita Eliene Liberato Dias com uma saúde mais humanizada e de fácil acesso.

A secretária ainda informou que durante o Outubro Rosa, através de uma parceria com a Santa Casa de Cuiabá, foram realizados 90 exames de ultrassom de mama para pessoas de Cáceres.

Leia mais:   De sexta a segunda MT registrou apenas 3 mortes e 288 novos casos de coronavírus

“São avanços importantes e números significativos”, celebrou Elis que disparou, “E não é só isso, com  o retorno das cirurgias eletivas, através do contrato firmado  entre o estado de Mato Grosso e o Hospital São Luís, no momento, a demanda de cirurgião geral também encontra-se praticamente zerada na regulação, mais uma conquista para a saúde de Cáceres”, ressaltou a secretária Elis Fernanda.

A prefeita Eliene Liberato Dias se diz feliz com os resultados obtidos pela saúde municipal. Para ela várias decisões, como o retorno ao Consórcio Intermunicipal de Saúde, permitiram zerar a fila de espera de mamografias.

“Vamos seguir trabalhando com determinação e criatividade para superar todas as demandas reprimidas geradas no período da pandemia do coronavírus e seguir investindo cada vez mais nesta área. Estamos conquistando muitos avanços na Saúde, que é prioridade da nossa gestão desde o início deste mandato. Estamos muito felizes em poder zerar mais uma fila de atendimento na área da Saúde”, finalizou a prefeita Eliene.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana