Cáceres e Região

Começa a magnífica florada de ipês em Cáceres

Published

on

Começa a florada dos ipês (Tabebuia impetiginosa) em Cáceres. Muitas dessas espécies deram o ar de sua exuberância fantástica oferecendo um espetáculo dos mais belos e que contribuem sobremaneira para melhorar o aspecto citadino.

No córrego Sangradouro, por exemplo, próximo ao INSS, vários ipês desabrocharam a sua exuberante florada. O que preocupa, é que alguns estão com os dias contados. Principalmente se alguma decisão urgente deixar de ser tomada para salvar as espécies ali plantadas a quase vinte anos.

Às margens do córrego que desagua na Baia do Malheiro, as árvores símbolo do Pantanal Mato-grossense estão prestes a sucumbirem. O assoreamento é visível no local, principalmente a cada limpeza que a prefeitura executa naquela parte do córrego para dar vazão as águas no período chuvoso.

Plantadas as margens, os ipês correm perigo eminente, lamentável. Inclusive, a reportagem é testemunha de uma dessas espécies que tombaram com o avanço da erosão, ela que estava plantada bem próximo a ponte ali existente.

Os ipês da cor rosa aparecem também na Praça vereador Makoto Hayashida. No local pelo menos estão iniciando a florada sete delas, conforme revela maravilhosa a professora aposentada Ana Luiza moradora do local. “Benção da Natureza. Muito lindo mesmo!”, comenta.

Leia mais:   Unemat desenvolve aplicativo premiado para comunidade surda em parceria com o Corpo de Bombeiros

Ao longo do trajeto pode-se avistar outras espécies que estão prestes a florir, a exemplo de duas que estão bem em frente à Escola União e Força. Ambas são da cor roxa.

Observa-se também a grande quantidade de ipês, a maioria jovens ainda, mas que já começam a encantar visitantes e turistas. São aqueles que no passado foram plantados pela então secretária de Turismo, Yeda Marli de Oliveira Assis.

Interessante observar-se que no local, desde em frente à residência do coronel comandante do 2º. Befron até na rampa de descida de barcos, há pelo menos 45 mudas que passaram a receber cuidados da primeira dama Maria Queiroz e de seus jardineiros.

As mudinhas que surgiram no local graças a disseminação de sementes das espécies adultas, foram todas preservadas e marcadas com estacas de fixação/protetoras. O local certamente se tornará num cartão postal dos mais admirados que Cáceres oferecerá num futuro bem próximo.

Os ipês sempre serão admirados. Sua florada impressiona e se constitui no mais encantador visual para o turismo de contemplação.

Leia mais:   Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

Na Praça Barão e em outros locais da cidade nos próximos dias essa espécie desabrochará cachos de flores para enfeitar a histórica e bicentenária Cáceres.

Antonio Costa

Da Redação

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Forças armadas vão realizar “operação de guerra” para combater mosquito transmissor da dengue em Cáceres

Published

on

 

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

Soldados do Exército, Marinha e Corpo de Bombeiros, estarão se unindo, em uma força tarefa, com agentes de saúde, ligados a Vigilância Sanitária, para combater o elevado índice de infestação predial do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e febre amarela, em Cáceres.

A verdadeira operação de guerra foi proposta, na tarde desta sexta-feira (19/04) pelo comandante da Agência Fluvial (Marinha do Brasil) em Cáceres, capitão- tenente Magno Luís de Moura, em reunião no gabinete da prefeita, Eliene Liberato Dias, para traçar metas de combate ao mosquito da dengue.

“A situação é muito séria. Temos que montar uma estratégia de guerra. Podemos contribuir como agentes de segurança, mapeando a cidade e visitando as casas” propôs o oficial.

A participação de representantes das forças de segurança – Exército, Marinha e Bombeiros – e outras entidades na reunião, partiu da prefeita, após os últimos levantamentos apresentados pela Vigilância Sanitária constatarem o aumento considerável no índice de infestação predial do mosquito nos bairros.

Leia mais:   Iniciando por Cáceres projeto de instituto estima capacitar ao menos mil educadores no Estado sobre o autismo

Embora não existe nenhum óbito, enquanto o índice de infestação predial, aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 1%, em Cáceres, existem bairros com até 28% de infestação. “Aumentou consideravelmente o índice de infestação nos bairros, A cenário é de alto risco” alertou a prefeita.

Por sugestão do representante do Comando de Fronteira Jauru/ 66º BIMtz, capitão Heitor Cordeiro Milagres, técnicos em saúde, integrantes do Comitê de Emergência de Combate à Dengue (Criado através de decreto pela prefeita), estarão, na próxima semana, treinando soldados do Exército para a tarefa.

Marinheiros também estarão sendo capacitados para a missão, enquanto que soldados do Corpo de Bombeiros, estarão utilizando drones para localizar quintais de casas fechadas que dificultam o trabalho durante mutirão de limpeza.

“A tecnologia estará do nosso lado, com drones vamos detectar quintas das casas fechadas, se existem criadouros de mosquitos, como piscinas, sujeiras, entre outros” afirmou o representante da 2ª Companhia de Corpo de Bombeiros, tenente Amaurício da Cunha Souza.

Leia mais:   Em Cáceres, 13.290 títulos foram cancelados

Outras ações

Durante a reunião a prefeita Eliene Liberato anunciou a reabertura do Centro de Especialidade do Município (CEM), antiga UPA, para atender especificamente pacientes com sintomas de dengue. O trabalho terá início a partir da noite desta sexta-feira, com uma equipe médica especializada.

Para a próxima semana foi definida a realização de mutirões de limpeza nos bairros. A começar em locais onde há maior índice de infestação do mosquito, como o Vila Nova e Cidade Nova, onde o índice, conforme a Vigilância Sanitária é de 28% de infestação.

Outra proposta apresentada foi a realização de uma campanha, com a participação do comércio local, com a distribuições de prêmios para as casas que mantiveram os locais livres de criadouros do mosquito da dengue. Além de representantes da prefeitura, Câmara e força de segurança, participaram da reunião representantes de várias entidades.

 

 

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Em Cáceres, 13.290 títulos foram cancelados

Published

on

 

 

Jornal Cacerense

A menos de 20 dias para encerramento de alistamento, reabilitação e transferências.Num total de 75.714 eleitores inscritos pela Sexta  Zona Eleitoral pelo município de Cáceres- à 210quilômetros Oeste de Cuiabá -, apenas 62.244 estão aptos a votarem, 13.290 estão cancelados,  as informações são da Chefia  do Cartório Eleitoral Daniele Cavalcante Dias,  nesta quinta feira (18).

De acordo com Cavalcante Dias,  à procura se intensificou nas últimas semanas. Com a sede da Justiça Eleitoral,  no Centro Operacional de Cáceres,  atendendo num único período entre 07h30 até as 13h30. Ela,  observa que a partir do dia 29 num esforço dos servidores o horário de atendimento se estenderá desde as 08 horas encerrando as 18 horas,  sendo que no sabado dia 04 haverá atendimento entre as 09 horas até as 18 horas.

A coordenação  pede aos eleitores de Cáceres, que evitem deixar para os últimos dias, lembrando que Calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral para todo o território brasileiro,  se encerrará no dia 08 de maio próximo.

Leia mais:   Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

O juiz José Eduardo Mariano,  foi designado pela presidência do Tribunal Regional Eleitoral, para presidir as eleições em Cáceres.

No município possui 234 seções de votação  que estão distribuídas em 41 locais,  sendo 11 deste na área rural.
Daniele,  informou ainda que após o fechamento do cadastro, será feita uma avaliação quanto à eventual  necessidade de agregar ou não algumas seções.

A cidade de Cáceres, devido sua posição geográfica no Oeste de Mato Grosso, além de marco na ocupação das terras idealizadas pelo então governador Fernando Correia de Costa, na década de 1950, fez da cidade um mosaico nos limites com outros municípios como Poconé; Nossa Senhora do Livramento; Jangada; Porto Estrela; Barra do Bugres; Lambari do Oeste; Curvelandia ( antiga  Curva do Boi); Mirassol do Oeste; Glória do Oeste; Porto Esperidião,  e ainda possue extensa fronteira com a Bolívia.

DENÚNCIA 

É nesse ambiente que veículos de comunicação de Cáceres,  receberam denuncias últimas semanas de que estaria supostamente ocorrendo aliciamento eleitoral em massa no Distrito de Novo Horizonte do Oeste,  que pertence à Cáceres, onde parte do eleitorado daquele povoado estaria sendo  cooptados à transferir seus títulos para a vizinha cidade de Mirassol do Oeste.

Leia mais:   Seduc divulga segunda chamada de estudantes selecionados para intercâmbio na Inglaterra, Cáceres é contemplada

A denúncia foi informada ao Cartório Eleitoral de Cáceres , ” diz trecho da acusação que de cada 10 eleitores de Horizonte do Oeste,  em Cáceres,  com  domicílio,  06 votam em Mirassol.

 

Por João Arruda/Jornal Cacerense

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana