Se a Ponte Preta chega em baixa para o duelo desta quinta-feira devido ao jejum de três partidas, a pressão do lado do Santa Cruz é muito maior. De principal sensação no início do Brasileirão a integrante da zona de rebaixamento, o Tricolor pernambucano acumula seis derrotas nos últimos sete jogos – as três últimas de maneira consecutiva.
O momento ruim do adversário, porém, não ilude o técnico da Macaca, Eduardo Baptista. É no começo positivo do Santa que o comandante alvinegro se baseia para esperar um confronto complicado no Arruda. Apesar da má fase coletiva, Eduardo alerta para os destaques individuais do Santa, principalmente no setor ofensivo. O atacante Grafite ainda é o artilheiro da elite, com oito gols. A bola rola a partir das 19h30 (de Brasília).

– O time do Santa Cruz já chegou a liderar a competição, tem muita qualidade. Como muitos outros times da Série A, passa por um momento ruim, o que é normal. Mas temos que nos lembrar do Santa Cruz forte, da liderança, daquele ataque muito forte e veloz com Keno e um goleador, como é o Grafite. Temos de saber neutralizar e, com a bola, aproveitar os espaços. Não podemos nos preocupar com o momento deles, pois trata-se de uma grande equipe.
O atacante Felipe Azevedo, por outro lado, acredita que, se a Macaca souber aguentar a pressão inicial do Santa Cruz, a situação na tabela pode influenciar negativamente para o adversário, principalmente em relação ao comportamento da torcida, e acabar favorecendo a Ponte.
– A torcida é exigente. O Santa começou bem o campeonato, criou uma grande expectativa, mas não conseguiu dar sequência. Eles vão vir para cima, mas se a pressão não se reverter em gols, pode acabar atrapalhando, sim, e cabe a nós tentar usar isso a nosso favor – disse Azevedo, artilheiro do time na competição, com quatro gols, mas que desperdiçou um pênalti no segundo tempo do empate por 1 a 1 com o Vitória, domingo passado, em Salvador.
E MAIS:
> Wellington Paulista sente desconforto muscular e desfalca Ponte novamente
Com 14 pontos, a Ponte ficou mais próxima da zona de rebaixamento do que do G-4 após as derrotas para Atlético-MG e Cruzeiro e o empate com o Vitória. Trata-se de mais um confronto direto. O Santa aparece na degola, com 11 pontos.
>> Veja informações do próximo jogo da Ponte
Adversário: Santa Cruz
Data e local: quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), em Recife
Provável escalação: João Carlos, Jeferson, Fábio Ferreira, Kadu e Reinaldo; João Vitor, Renê Júnior e Matheus Jesus; Pottker, Clayson (Roger) e Pottker
Desfalques: Wellington Paulista (incômodo muscular) e Elton (lesão)
Pendurados: Cristian, Fábio Ferreira, Kadu, João Carlos, João Vitor, Matheus Jesus, Pottker, Reinaldo e Thiago Galhardo
Transmissão: Premiere (com Rodrigo Raposo e Ricardo Rocha)
Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento apita, auxiliado por Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Pedro Jorge Santos de Araújo, todos de Alagoas.
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 19h