Cáceres e Região

COM RECOMENDAÇÕES: Câmara de Cáceres aprova contas de Governo da prefeita Eliene Liberato

Published

on

Assessoria

      A Câmara de Cáceres debateu e aprovou, em sessão ordinária desta segunda-feira (09/12), às contas de Governo da prefeita Eliene Liberato referente ao exercício de 2023.  As contas foram aprovadas pela maioria dos vereadores. Para aprovação, foi necessária a convocação de duas sessões extraordinárias – com discussão de pauta única – logo após a realização da sessão ordinária. Assim, a medida foi aprovada em dois turnos.

      O debate foi em cima do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 100/24, que conta com seguinte ementa:  “Dispõe sobre a aprovação das Contas Anuais de governo do exercício de 2023 sob responsabilidade da Senhora Antônia Eliene Liberato Dias, Chefe do Poder Executivo do Município de Cáceres, e dá outras providências”.

As contas  foram aprovadas em conformidade com o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). No contexto da aprovação, a corte de contas fez algumas recomendações ao Executivo, que foram ratificadas pelo parlamento.  Entre os apontamentos, a câmara determina ao Executivo que inclua, nos currículos escolares, conteúdos específicos sobre a prevenção da violência contra a mulher.

Leia mais:   PAGAMENTO EM JANEIRO - Projeto de lei do Governo de MT que prevê revisão salarial conforme inflação será votado nesta quarta-feira (21)

Também constam nas recomendações medidas para não ultrapassar o limite de gastos com pessoal; adoção de medidas para atender em 100% os requisitos de Transparência Pública; e cuidados para não superestimar a previsão de receita durante elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

SESSÃO ORDINÁRIA

Antes das extraordinárias – que analisaram as contas da prefeitura – o parlamento cacerense também realizou sessão ordinária em que foram aprovados mais três projetos de leis (PLs); uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica (ELO); e um Projeto de Lei Complementar.

Confira abaixo o resumo das medidas:

– PL 42/2024 – “Dispõe sobre a criação da Semana Municipal da Agricultura Familiar no município de Cáceres Mato Grosso e dá outras providências.”;

– PL 47/24 – Projeto de Lei que altera a Lei Ordinária n.º 3.141, de 17 de março de 2023, que “Dispõe sobre a apresentação de artistas locais na abertura de shows musicais nacionais e internacionais realizados no município de Cáceres e dá outras providências”, para incluir o § 5º ao artigo 1º da referida legislação;

Leia mais:   Governo federal vai leiloar 7 aeroportos de MT: Um deles é o de Cáceres

– PL 49/24 – “Declara de Utilidade Pública Municipal a ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE CÁCERES – ASCARC”, e dá outras providências.”

– ELO 01/2024 – “Altera o § 2º, do artigo 70, da Lei Orgânica Municipal e dá outras providências” “Art. 70. (…) § 2º O subsídio do Vice-Prefeito não poderá exceder a setenta por cento do valor do subsídio fixado para o Prefeito Municipal;

– PLC 018/24 – Projeto de Lei Complementar nº 018, de 12 de novembro de 2024, que “Altera os lotacionogramas constantes nas Leis Complementares nº 110/2017 e 168/2021 e dá outras providências”.

Ao todo, cerca de 30 proposituras foram debatidas e aprovadas durante a sessão. Para conferi-las na íntegra, acesse o link: https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/485/


Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa – CMC 

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Polícia Civil prende integrantes de facções criminosas flagrados com armas e munições em Barra do Bugres

Published

on

Assessoria | Polícia Civil-MT

Quatro integrantes de facções criminosas flagrados em posse de armas e munições foram presos em flagrante pela Polícia Civil, na noite de terça-feira (21.1), durante a Operação Desarme, deflagrada pela Delegacia de Barra do Bugres e Delegacia Regional de Tangará da Serra.

Os suspeitos- três homens e uma mulher-, foram autuados em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. A operação, coordenada pelos delegados Igor Sasaki, de Tangará da Serra, e Fernando Albuquerque, de Barra do Bugres, resultou ainda na apreensão de quatro armas de fogo e dezenas de munições.

Durante investigações sobre homicídios em Barra do Bugres e região, os policiais realizavam monitoramento de suspeitos, quando notaram que um dos investigados estava com uma  arma de fogo na cintura no momento em que entrava em uma residência.

Diante das evidências, os policiais realizaram a abordagem do suspeito e da mulher que estavam na casa, sendo apreendidas com eles duas armas de fogo (dois revólveres calibre 38). Questionados, eles confessaram estar associados a um terceiro suspeito que foi preso em seguida em uma quitinete nas proximidades, em posse de diversas munições calibre 32.

      Em continuidade aos trabalhos, os policiais receberam informações sobre dois homens que estavam em posse de uma pistola e um revólver em uma casa no bairro Maracanã, em Barra do Bugres. 

Com base nas informações, os policiais foram até o local, porém ao perceber a aproximação da equipe, um dos suspeitos sacou o revólver dando início a uma troca de tiros. O suspeito conseguiu fugir, porém, durante a fuga deixou cair a arma.

Leia mais:   Deputados aprovam por unanimidade RGA de 4,83% dos salários dos servidores

Nos fundos da residência, os policiais encontraram o quarto suspeito, que foi flagrado em posse de uma pistola. Na casa também foram encontradas munições calibre 38 e 380.

As armas e munições foram apreendidas e os quatro suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Barra do Bugres, onde após serem interrogados foram autuados em flagrante, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Mato Grosso recebe 83,7 mil testes rápidos para diagnóstico da dengue

Published

on

Assessoria

O Ministério da Saúde vai distribuir 83,7 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue em Mato Grosso, como parte de um total de 6,5 milhões que serão enviados para todo o país. É a primeira vez que a pasta envia esse tipo de teste para detectar a dengue. A iniciativa vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais.

O investimento soma mais de R$ 17,3 milhões. A distribuição vai começar na próxima semana e os gestores estaduais serão orientados por meio de uma nota técnica com critérios de uso.

Do total, serão distribuídos 4,5 milhões de testes na primeira remessa. Os dois milhões de testes restantes serão utilizados como estoque estratégico para atender as localidades que possam apresentar acréscimo no número de casos e necessitem de uma resposta rápida no diagnóstico. O processo de aquisição dos testes rápidos foi iniciado em 2024.

O Sistema Único de Saúde (SUS) já possui outros dois tipos de testes para identificação da dengue: o biologia molecular e o sorológico, ambos disponíveis nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen).

Leia mais:   PAGAMENTO EM JANEIRO - Projeto de lei do Governo de MT que prevê revisão salarial conforme inflação será votado nesta quarta-feira (21)

Com o anúncio do Ministério da Saúde, a população passa a contar com uma terceira opção, que é o teste rápido, capaz de detectar a presença do vírus da dengue, mas sem identificar o sorotipo. Esses testes estarão disponíveis na rede pública, como Unidades Básicas de Saúde, conforme a distribuição da gestão local.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, explica que o teste é uma ferramenta para ampliar a assistência na rede de atendimento local. “Não podemos esquecer a importância da manutenção da coleta das amostras para a vigilância epidemiológica, uma vez que o teste rápido não diferencia os sorotipos da dengue e nem outras arboviroses, como zika e chikungunya”, acrescenta.

Avanço no diagnóstico laboratorial

Outro avanço significativo foi a ampliação do diagnóstico da dengue na rede de laboratórios, com aumento de 76,4% nos diagnósticos de 2024 em comparação com 2023. Em 2023, foram realizados 778.422 diagnósticos de dengue, enquanto em 2024 esse número subiu para 1.373.536.

A secretária Ethel Maciel reforça que o uso dos testes rápidos será complementar às estratégias já existentes para controle do vetor, além da vacinação, e destaca a necessidade de os municípios seguirem os protocolos de coleta e envio de amostras para análise laboratorial, “fundamental para saber onde há maior circulação de cada sorotipo do vírus”.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana