Mato Grosso

Com crédito da Desenvolve MT personal trainer de Vila Rica investe em centro de treinamento inclusivo

Published

on

A educadora física Gizelde Azevedo ampliou o próprio centro de treinamento em Vila Rica (a 1.161 km de Cuiabá), voltado para pessoas idosas, com deficiência, em tratamento oncológico, entre outros grupos que buscam qualidade de vida e inclusão.

Com a linha de crédito Linha Mulher Empreendedora da Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, Gizelde conseguiu financiar os equipamentos necessários para equipar e ampliar o atendimento no centro de treinamento. Assim, ela não apenas deu vida a um antigo sonho, mas também promoveu acessibilidade, inclusão social, autonomia e protagonismo para quem mais precisa.

Formada há mais de uma década em Educação Física e com pós-graduação em Educação Inclusiva pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Gizelde sempre teve interesse em trabalhar com públicos que demandam atenção especializada. “Eu sempre estive envolvida em associações e observei que, principalmente aqui na minha região, não tinha academias que ofereçam um treino de resistência com profissional qualificado para esse público”, conta.


Há três anos ela vêm construindo o próprio centro de atendimento para atender PCDs ou pessoas com alguma doença que, normalmente, não são atendidas em academias convencionais. Gizelde conta que, por estar no interior e longe da capital, o acesso à tratamentos e serviços qualificados para esse público são mais escassos, assim, ela uniu o sonho de prestar serviço para a comunidade com a urgência desse mercado na região de Vila Rica.

Leia mais:   Estudante de MT é convocado para os Jogos Sul-Americanos Escolares no Paraguai

Gizelde atende desde pessoas com lesão medular, gestantes, até pessoas em tratamento oncológico. Ela explica que os treinos são cuidadosamente adaptados conforme o estágio da doença, o tipo de tratamento e as condições físicas de cada aluna. Antes de iniciar as atividades, é feita uma avaliação médica detalhada, com acompanhamento de oncologistas ou fisioterapeutas. “Eu priorizo a segurança acima de tudo. Começamos com exercícios de baixo impacto e com o peso corporal, fortalecendo e trabalhando a mobilidade e estabilidade. Cada pessoa reage de uma forma, então é essencial respeitar o limite de cada uma”, explica.

A personal relata que quando começou, tinha um espaço pequeno, poucos equipamentos e uma cartela de clientes reduzida. Mas em 2022, Gizelde conheceu a Desenvolve MT e, já com um espaço mais amplo, realizou o financiamento de diversos equipamentos como cadeira flexora, smith, anilhas, entre outros.

Com a maior diversidade de equipamentos, os horários agendados foram ficando mais lotados e surgiu uma fila de espera. “Foi aí que eu evoluí, com o financiamento. Quando consegui adquirir mais equipamentos, pude atender mais alunos. Essa foi a grande virada de chave da minha vida com a Desenvolve MT, que acreditou em mim e me ajudou a conquistar meu espaço aqui na cidade.”, afirma.

Entre as histórias que mais marcaram Gizelde está a de uma aluna em tratamento contra o câncer de mama, que encontrou no treino de resistência um aliado fundamental no processo de recuperação. A personal explica que cada etapa é planejada conforme o quadro clínico e o acompanhamento médico, com exercícios adaptados e foco na segurança e no fortalecimento físico e emocional.

Leia mais:   Profissionais já começam a inscrever produções para o 1º Prêmio de Jornalismo do Governo de MT


Para a aluna Priscilla Alves de Matos, o treinamento foi essencial durante o tratamento. “O tratamento é bem invasivo, então além de ajudar no emocional, eu percebi que houve melhoras para dormir, dores no corpo além da reação à quimioterapia. É muito importante o paciente fazer exercício físico”

Neste Outubro Rosa, ela reforça que o exercício vai além do corpo: “O treino de resistência é um remédio poderoso. As evidências mostram que mulheres em tratamento têm uma resposta incrível e muito menor chance de metástase, além disso, o treino ajuda não só a saúde física, mas mental e emocional das alunas”

Mais do que um espaço de treino, o centro de Gizelde se tornou um ponto de acolhimento e transformação em Vila Rica. O reconhecimento veio não só dos alunos, mas também de médicos e profissionais da saúde, que hoje indicam pacientes para o trabalho especializado da personal. “Ver um aluno voltar a andar, recuperar a autoestima ou simplesmente conseguir tomar banho sozinho depois de uma lesão, pra mim, não tem preço”, resume.

*Com supervisão de Livia Rabani

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Após chuva e ventania, provas retornam nesta sexta

Published

on

O Governo de Mato Grosso informa que, devido à chuva e aos ventos fortes registrados na noite desta quinta-feira (13), parte da cobertura de uma das arquibancadas do Autódromo Internacional do Estado de Mato Grosso foi arrancada. Não houve feridos graves, e todas as pessoas envolvidas receberam atendimento imediato pelas equipes médicas presentes no local.

As atividades do evento, incluindo treinos classificatórios e corridas, serão retomadas normalmente nesta sexta-feira.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:   Corpo de Bombeiros promove treinamento de resgate a vítimas de acidentes motociclísticos
Continue Reading

Mato Grosso

Executor e mandantes de duplo homicídio no Shopping Popular são condenados a mais de 70 anos de prisão

Published

on

Três envolvidos em um duplo homicídio, ocorrido em novembro de 2023 no Shopping Popular de Cuiabá, foram condenados por homicídio triplamente qualificado em sessão do Tribunal do Júri, realizada nesta quinta-feira (13.11). As penas impostas variam entre 23 e 25 anos de reclusão. Somadas, as penas ultrapassam 70 anos de prisão.

A condenação teve como base as investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que identificou mãe e filho como mandantes, assim como o executor do crime.

Vanderlei Barreiro da Silva, apontado como um dos mandantes, e Sílvio Júnior Peixoto, identificado como o autor da execução das vítimas, foram sentenciados a 23 anos e quatro meses de prisão. Já Jocilene Barreiro da Silva, também identificada como mandante, foi condenada a 25 anos de reclusão.

Eles foram condenados pelo crime de homicídio triplamente qualificado mediante promessa de recompensa, por meio cruel ou que possa resultar em perigo comum e por traição ou outro recurso que dificultou a defesa da vítima.

Leia mais:   Seduc divulga nomes dos estudantes e professores vencedores da VI Mostra Steam MT 2025

Os crimes, que vitimaram Gersino Rosa dos Santos e Cleyton de Oliveira de Souza Paulino, de 43 e 27 anos, ocorreram no dia 23 de novembro de 2023, dentro do Shopping Popular de Cuiabá.

As investigações da DHPP apontaram que mãe e filho contrataram Sílvio Júnior Peixoto para matar o comerciante Gersino. A outra vítima, Cleyton, não era alvo, porém foi atingida no momento da execução pelo mesmo disparo.

Motivação

Dias antes do duplo homicídio, um filho da mandante, Girlei Silva da Silva, de 31 anos, conhecido pelo apelido de “Maranhão”, foi morto no bairro Santa Laura, em Cuiabá. A família da vítima atribuiu a Gersino Rosa a encomenda da morte de Maranhão. Eles decidiram, então, matar o comerciante como vingança.

Prisões

O executor do duplo homicídio teve o mandado de prisão cumprido em março de 2024, após ser localizado na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Mãe e filho foram presos em abril de 2024, na cidade de Campo Grande (MS). No endereço dos alvos, os policiais civis apreenderam três armas de fogo, sendo dois revólveres de calibre 38 e uma pistola 9 mm, que é, provavelmente, a arma usada nos homicídios do shopping. Uma quarta arma, letal, em formato de caneta, também foi apreendida com os investigados.

Leia mais:   Estudante de MT é convocado para os Jogos Sul-Americanos Escolares no Paraguai

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana