Mato Grosso
Com apoio da Setasc, 50 adolescentes ganham baile de debutante em Nossa Senhora do Livramento
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) se fez presente na 2ª edição do projeto “15 Anos Solidário”, em apoio a realização da Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento (a 39 km de Cuiabá), que tem como madrinha a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. Ao todo, 50 debutantes participaram do baile realizado na noite deste sábado (23.11), no Centro de Eventos Antônia de Campos Maciel.
O projeto “15 Anos Solidário”, com o lema “Realizando os sonhos e construindo a Cidadania”, foi direcionado para meninas que completam 15 anos em 2024 e de famílias que estejam inscritas no Cadastro Único. No ano passado, foram 37 anos adolescentes participantes do projeto.
Entre os critérios utilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Livramento para que as meninas participassem do projeto estão a de estar matriculada na escola e possuir carteira vacinal completa.
O Baile de Debutantes é a parte final do projeto “15 Anos Solidário”, que contou com oficinas com temas relacionados à superação de paradigmas e empoderamento da mulher, valorização da autoestima, além de rodas de conversa sobre comunicação não violenta, inteligência emocional, saúde mental, alimentação saudável, saúde da mulher e superexposição em redes sociais e suas consequências.
O secretário adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis), Emerson Toledo, ressaltou o impacto transformador do projeto social voltado às jovens participantes. Representando o Governo do Estado de Mato Grosso, ele reconheceu o esforço conjunto para promover mudanças significativas na vida das meninas e na comunidade.
“Essa não é apenas uma festa, mas uma celebração de conquistas. Estamos aqui para marcar o início de muitas vitórias dessas 50 meninas que, a partir de hoje, têm um novo norte. Este projeto vai além de um evento; ele constrói consciência, transforma vidas e reforça a importância da cidadania graças a essa iniciativa que une os esforços do município e do Estado”, afirmou Emerson Toledo.
O secretário adjunto também parabenizou toda a equipe envolvida e destacou o apoio da primeira-dama Virginia Mendes e do governador Mauro Mendes. “Este momento só é possível porque temos uma gestão comprometida com as pessoas, que planeja e realiza ações concretas para transformar vidas. É gratificante ver o impacto desse projeto social. Esperamos que ele continue crescendo e alcançando ainda mais comunidades”, enfatizou.
O vice-prefeito de Nossa Senhora do Livramento e prefeito eleito, Dr. Thiago Gonçalo de Almeida, reforçou seu compromisso com a continuidade da iniciativa durante a celebração das debutantes.
“Esse projeto nasceu de forma humilde, numa noite de plantão, quando pensei em como poderia ajudar as jovens de Livramento. No dia seguinte, compartilhei a ideia com a secretária de Assistência Social e, com o apoio de muitas mãos, esse sonho tomou forma. Sozinho, ninguém chega a lugar algum. Por isso, sou imensamente grato a todos que contribuíram, especialmente ao Governo do Estado e à primeira-dama Virginia Mendes, que sempre acreditaram no potencial dessa iniciativa”, destacou.
A secretária municipal de Assistência Social, Gonçalina Eva de Almeida, pediu que o projeto continue para beneficiar mais meninas no futuro e agradeceu às famílias pela confiança no trabalho realizado. “Se não fosse com a ajuda do município e de todos os envolvidos, este momento não seria possível”, apontou.
Para Yasmin Miranda de Souza, debutante da noite, a realização do evento foi motivo de muita emoção. “Agradeço muito a todos e todas que me ajudaram, porque eu sempre quis ter uma festa de 15 anos. Sei que muitas meninas não têm esse tipo de oportunidade, então estar aqui hoje é algo muito especial. Gostei de todos os cursos, de aprender como me cuidar e valorizar a mulher”, destacou.
Já para Elenilse Paes da Rosa Souza, mãe da debutante Yasmin, comentou que a família sempre sonhou com esta celebração, mas não teria condições de arcar com as despesas.
“Nós até pensamos em fazer algo pequeno, só entre a família, mas esse evento superou todas as expectativas. Está tudo maravilhoso! Eu achei superimportante, porque as debutantes merecem, especialmente as meninas mais simples, terem a oportunidade de participar de um evento tão especial como esse. Espero que iniciativas assim aconteçam em outras cidades também”, destacou.
Também estiveram presentes a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento, Leila Lucia Martins de Mello; o vice-prefeito eleito Danilo Monteiro; além de outros secretários municipais, vereadores e servidores da Setasc.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Sema intensifica fiscalização nas regiões do Manso e Porto Cercado
A Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio das 1ª e 3ª Companhias Independentes e 9º e 10º Batalhões da Polícia Militar, intensificou o patrulhamento fluvial nas regiões de Nobres, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães e Poconé.
A ação, que começou na quarta-feira (11.3) e se estendeu até esta terça-feira (18.3), resultou na apreensão de 130 munições, um kit de carregamento de cartuchos, três armas de fogo, duas redes de emalhar, utilizadas para pesca predatória, e uma espingarda de pressão, na região de ilhas no Lago do Manso. Uma pessoa também foi conduzida à delegacia de polícia para prestar esclarecimentos.
Além das apreensões, as equipes de fiscalização também realizaram várias abordagens para orientação aos moradores sobre a legislação vigente no Estado de Mato Grosso, com foco na Lei da Pesca.
Já na região do Porto Cercado, no município de Poconé, a fiscalização foi realizada às margens do Rio Cuiabá no início da última semana e resultou na apreensão de 18,25 kg de pescado irregular. A ação buscou coibir a pesca predatória e fiscalizar a documentação de pescadores.
Durante a inspeção em um rancho, a equipe encontrou exemplares de Pacu abaixo do tamanho permitido por lei, armazenados por um morador local, que não possuía registro de pescador amador ou profissional. O pescado foi apreendido e lavrado o auto de infração, gerando multa de R$ 13.650,00. O pescado apreendido foi doado a APAE de Poconé.
Denúncia
A pesca ilegal e outros crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou whatsapp), pelo e-mail [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão ou Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.
Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Projeto oferece cursos gratuitos de cerâmica artesanal, violão e violino
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto “Saberes, diálogos entre cultura, educação e política”, que oferece cursos gratuitos de cerâmica artesanal, violão e violino em Cuiabá. A ação realizada pelo Instituto Brasil conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).
De acordo com os organizadores, o projeto busca ampliar a visibilidade de profissionais capacitados e promover mudanças em cenários marcados por desigualdades.
“A iniciativa se justifica por seu potencial cultural, econômico e político, oferecendo soluções práticas para desafios regionais”, afirmam.
Estão sendo disponibilizadas 10 vagas para as oficinas de violino e 10 para de violão para crianças. Além delas, o projeto oferece 10 vagas para oficina de cerâmica para idosos e 10 vagas para oficina de cerâmica para crianças e adolescentes com idade de 8 até 15 anos.
As inscrições são gratuitas e os interessados devem se inscrever aqui. A seleção prioriza crianças de famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa, cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), em situação de risco ou atendidas por serviços de assistência social, como CRAS e CREAS, entre outros critérios.
Já na oficina de cerâmica para idosos terão prioridade aqueles com renda mensal de até um salário-mínimo por pessoa, beneficiários de programas sociais como Bolsa Família ou BPC, e aqueles que vivem sozinhos e outros.
Algumas oficinas já tiveram suas aulas iniciadas, como a de violão, violino e cerâmica artesanal para idosos, no entanto, interessados podem se inscrever mesmo assim.
Além das formações, o projeto inclui o podcast “Saberes: diálogos entre cultura, educação e política”, que será lançado quinzenalmente, com episódios de 30 a 40 minutos. O programa terá entrevistas com especialistas e abordará temas como cultura, educação e política, com ênfase no papel da mulher na sociedade. A produção contará com equipes especializadas em som, iluminação e cinematografia, além de profissionais de comunicação responsáveis pela divulgação nas redes sociais.
A partir do dia 24 de março, novas turmas serão abertas nos seguintes locais: Bairro Poção (cerâmica para idosos), Bairro Bela Vista (violão) e Bairro Duque de Caxias (violão). Oficinas de costura também serão oferecidas em breve.
A ação conta ainda com apoio via emenda parlamentar.
Para mais informações: @instutobrasilmt
Cronograma das Oficinas:
– Cerâmica Artesanal (crianças e adolescentes): de 19 de março a 24 de abril de 2025.
Local: Associação Flor Ribeirinha – São Gonçalo Beira Rio
– Musicalização (violão e violino): de 18 de março a 10 de abril de 2025.
Local: Pastoral da Criança – Bairro Novo Paraíso I e II.
– Cerâmica Artesanal (idosos): de 17 de março a 15 de abril de 2025.
Local: Associação Mato-Grossense Pró-Idosos – Bairro Poção
*Sob supervisão de Cida Rodrigues
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região5 dias ago
Agropecuária Grendene em Cáceres está sendo vendida ao empresário Júnior da Friboi
-
Cáceres e Região7 dias ago
Mulher chegada de área de garimpo em Angola na África é internada com malária no Hospital São Luiz em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias ago
Sema abre concurso com salário de até R$ 9,9 mil e 122 vagas em dez cidades: Cáceres é uma delas
-
Cáceres e Região6 dias ago
Lambança: Prefeita Eliene veta seu próprio projeto de lei do RGA e gera polêmica em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Adolescente grávida é achada morta no quintal de casal que tentou registrar bebê em Cuiabá
-
Cáceres e Região5 dias ago
Polícia Civil prende seis faccionados envolvidos em homicídio em São José dos Quatro Marcos
-
Cáceres e Região5 dias ago
URGENTE: Caminhão tomba na Serra do Mangaval, na BR-070, próximo a Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Cáceres: Justiça Militar absolve policiais acusados de tortura em abordagem policial