Política

Com 19 equipes e novidades no regulamento, LNF chega à 21ª edição

Published

on

Minas e Assoeva abrem competição, que terá a volta dos pênaltis no mata-mata e o craque Falcão tentando o 10º título, depois de ter ficado fora da final do ano passado

Maior campeonato de futsal do país, a LNF (Liga Nacional de Futsal) inicia a sua 21ª edição nesta quinta-feira, quando Minas e Assoeva fazem o jogo único do dia às 20h, na Arena Minas, em Belo Horizonte. A partida abre a rodada, que terá ainda seis jogos na sexta, um no sábado e outro na segunda, com destaque para o clássico Jaraguá x Carlos Barbosa, com transmissão ao vivo do SporTV a partir das 21h30 desta sexta.

Final liga naciona de futsal: carlos barbosa (Foto: RICARDO ARTIFON)Carlos Barbosa é o atual campeão da LNF (Foto: Ricardo Artifon)

Por conta da desistência do São Paulo, que alegou problemas financeiros para disputar a edição deste ano, a LNF 2016 terá a participação de 19 equipes, incluindo o novato Marreco Futsal, de Francisco Beltrão-PR, que estreia em casa contra o Cascavel nesta sexta. Este ano o campeonato terá cinco fases, com os times jogando todos contra todos em turno único na etapa inicial. Os 16 melhores avançam ao mata-mata, sem a disputa da tradicional fase de grupos.

A grande mudança da temporada fica por conta do método de desempate nas fases eliminatórias, feito através das penalidades máximas, abolidas desde 2011. Até o ano passado, valia o índice técnico geral (ITG), que, desta vez, servirá apenas para traçar os confrontos nas quartas, semifinais e finais – o líder enfrenta o time de pior campanha e assim sucessivamente.

Dentre os 19 participantes da LNF 2016, apenas Carlos Barbosa, Jaraguá, Orlândia e Sorocaba já foram campeões. Antes patrocinado por uma marca de bebidas, o time sorocabano terá uniforme novo para a temporada, uma vez que mudou de parceiro. Outro time que vem repaginado para 2016 é o Joinville, que abandonou o seu tradicional azul, vermelho e branco e passará a usar a camisa do Joinville Esporte Clube, uma vez que as duas equipes firmaram parceria no fim do ano passado.

Leia mais:   Lei reforça transparência em vistorias de obras públicas para prevenir desastres
Simi, pivô do Sorocaba (Foto: Emilio Botta)Falcão terá a companhia de Simi no Sorocaba: camisa 12 tenta o 10º título pessoal da LNF (Foto: Emilio Botta)

O Corinthians será o único “clube de camisa” da LNF 2016. Ainda em busca do primeiro titulo, o Timão tentar superar um incômodo tabu, uma vez que foi eliminado nas semifinais das últimas seis edições do campeonato. Assim como em 2012, 2013 e 2014, o algoz de 2015 foi o Orlândia, que ficou com o vice-campeonato ao perder para o Carlos Barbosa na final.

O outro semifinalista do ano passado foi o Sorocaba, do craque Falcão. Recordista de títulos da LNF com nove canecos (1999, 2005, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014), o camisa 12 ficou de fora da semifinal pela primeira vez desde 2004. Para este ano, o Sorocaba vem com novidades. Saíram o ala Xuxa e o pivô Betão. Chegaram os pivôs Diego, ex-Jaraguá, e Simi, ex- Corinthians.

O Timão também passou por uma grande reformulação. Com um investimento menor em relação aos anos anteriores, o Alvinegro aposta na boa fase do goleiro Guitta, da seleção brasileira, e na experiência dos veteranos Índio e Vander Carioca, contratados para esta temporada. Da equipe do ano passado, saíram jogadores de nome, como o fixo Neto, e o ala Valdin, que jogará a LNF 2016 pela Assoeva.

Corinthians Orlândia Liga Paulista de futsal (Foto: Divulgação/Corinthians)Corinthians será o único “clube de camisa” na Liga Nacional de Futsal deste ano (Foto: Divulgação/Corinthians)

Outros jogadores de seleção brasileira que estarão em ação na LNF deste ano são: Gadeia, Gian, Cabreúva e Jackson (Orlândia), Dudu, Leco e Xuxa (Joinville), Dimas (Concórdia), Franklin (Jaraguá), Thiaguinho (Assoeva), Ciço (MInas), Zico, Murilo e Pito (Carlos Barbosa). Este último está de saída para o futsal espanhol após brilhar com a camisa da equipe laranja no ano passado.

Com cinco títulos, o Carlos Barbosa é o maior campeão da LNF, seguido pelo Jaraguá, com quatro, e o Ulbra, com três. Atlético-MG e Orlândia somam dois troféus cada. Internacional, Vasco, Santos e Sorocaba foram campeões uma vez. Confira o histórico da Liga Nacional de Futsal:

Leia mais:   Chico Guarnieri destaca compromisso com a população barrense

1996 – Campeão: Internacional; vice: Vasco-RS
1997 – Campeão: Atlético-MG; vice: Ulbra
1998 – Campeão: Ulbra; vice: Carlos Barbosa
1999 – Campeão: Atlético-MG; vice: Rio Miécimo
2000 – Campeão: Vasco; vice: Atlético-MG
2001 – Campeão: Carlos Barbosa; vice: Ulbra
2002 – Campeão: Ulbra; vice: Minas
2003 – Campeão: Ulbra; vice: Carlos Barbosa
2004 – Campeão: Carlos Barbosa; vice: Ulbra
2005 – Campeão: Jaraguá; vice: Atlântico Erechim
2006 – Campeão: Carlos Barbosa; vice: Jaraguá
2007 – Campeão: Jaraguá; vice: Joinville
2008 – Campeão: Jaraguá; vice: Ulbra
2009 – Campeão: Carlos Barbosa; vice: Jaraguá
2010 – Campeão: Jaraguá; vice: Marechal Rondon
2011 – Campeão: Santos; vice: Carlos Barbosa
2012 – Campeão: Orlândia; vice: Joinville
2013 – Campeão: Orlândia; vice: Concórdia
2014 – Campeão: Sorocaba; vice: Orlândia
2015 – Campeão: Carlos Barbosa; vice: Orlândia

jogos da primeira rodada da lnf 2016

14/04 (qui) – 20h – Belo Horizonte – Minas x Assoeva
15/04 (sex) – 21h30 – Jaraguá do Sul (SC) – Jaraguá x Carlos Barbosa (com SporTV)
15/04 (sex) – 20h15 – São José dos Campos (SP) – São José x Floripa
15/04 (sex) – 20h15 – Francisco Beltrão (PR) – Marreco x Cascavel
15/04 (sex) – 20h15 – Concórdia (SC) – Concórdia x Umuarama
15/04 (sex) – 20h15 – Joinville (SC) – Joinville x Guarapuava
15/04 (sex) – 20h15 – Tubarão (SC) – Tubarão x Corinthians
16/04 (sáb) – 20h – Erechim (RS) – Atlântico Erechim x Alaf
18/04 (seg) – 19h15 – Marechal C. Rondon (PR) – Marechal Rondon x Sorocaba (com SporTV)

Comentários Facebook

Política

Deputado Thiago indica e celebra avanço para a construção de viaduto

Published

on

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) comemorou nesta quinta-feira (16) a aprovação técnica da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para o projeto de construção de um viaduto na região conhecida como Trevão, em Rondonópolis, proposto pela concessionária Nova Rota do Oeste.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das BRs-163/364 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Thiago Silva destacou os esforços realizados desde novembro de 2023, quando formalizou, por meio de indicação e ofícios, a solicitação da obra ao diretor da Nova Rota do Oeste, Roberto Madureira. Ele também ressaltou o trabalho conjunto com o então senador Mauro Carvalho no ano passado, que resultou na entrega de um projeto executivo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), buscando garantir recursos federais para a execução do viaduto.

Silva também esteve junto da “Comissão Pró-Travessia” em reuniões com a presença de líderes comunitários para tratar da demanda de um viaduto para o atendimento e mais segurança da população local.

“Rondonópolis enfrenta um dos maiores gargalos logísticos da região no Trevão, e temos trabalhado incansavelmente, em parceria com o governo do estado, a Nova Rota do Oeste e a bancada federal, para viabilizar esta obra essencial. O viaduto não apenas vai melhorar o fluxo de trânsito, mas também trará mais segurança para todos os condutores, incluindo motoristas de caminhão, automóveis, motocicletas e ciclistas”, destacou o parlamentar.

Leia mais:   Lei reforça transparência em vistorias de obras públicas para prevenir desastres

Thiago Silva elogiou o comprometimento da Nova Rota do Oeste e de outras lideranças envolvidas no avanço do projeto. “Parabenizo o diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos (PP), o governador Mauro Mendes (UB) e todos os parceiros por este importante passo em direção à concretização de uma obra tão aguardada pela população de Rondonópolis e região há décadas”, afirmou.

O deputado também ressaltou o futuro impacto do viaduto na logística e no transporte da produção agrícola da região. “O Trevão é um ponto crítico que afeta diretamente empresas, trabalhadores e a população em geral. A construção deste viaduto vai garantir maior fluidez no trânsito, melhorar a travessia urbana e fortalecer a logística de escoamento da nossa produção agrícola. Essa é uma conquista que defendemos com firmeza na Assembleia Legislativa e que será um marco para o desenvolvimento da nossa região”, concluiu Silva.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Franco Valério propõe construção de poços artesianos para garantir a lavoura e ajudar no combate as queimadas

Published

on

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

 

Construção de centenas de poços artesianos, em comunidades rurais, para garantir o fornecimento de água nas lavouras, bem como socorrer as propriedades em eventuais queimadas, no período de estiagem, como vem ocorrendo nos últimos tempos. E, ainda a criação de uma lei para reflorestar áreas devastadas e improdutivas, bem como proibir o desmatamento em qualquer lugar do Estado.

 

Essas foram algumas propostas apresentadas pelo vereador Franco Valério (PSB), durante reunião para elaboração de Planejamento Estratégico para o Fortalecimento de Ações de Prevenção e Respostas a Desastres Climáticos. Iniciativa da prefeitura municipal, o evento, foi realizado na quinta-feira (16), com a participação de representante de vários segmentos do município.

 

 “Precisamos urgente de centenas de poços artesianos, porque os desastres climáticos estão acontecendo com mais frequência nos últimos tempos e, geralmente, os pequenos agricultores e criadores, são os que mais sofrem, principalmente, com as queimadas, diante da falta de água, nas comunidades rurais” observou

 

Autor de várias ações em benefício do homem do campo, Franco Valério, sugere ainda apoio financeiro dos governos estadual e federal, assim como maior tecnologia para execução das propostas.

 

“Serão necessários recursos financeiros de grande monta para colocar tudo isso em prática. A nossa sugestão é que recorremos aos governos estadual e federal. Além disso, precisamos de maior tecnologia para combater os incêndios, principalmente, na sensível área do pantanal, bem como a instalação de reservatórios de água em áreas distantes para facilitar o combate aos incêndios”.

 

Em relação as enchentes, o vereador destacou que “precisamos de uma engenharia eficiente que possa diagnosticar os locais onde deverá ser escoada a água em maior velocidade. Dessa forma teremos condições de prevenir e conter os danos”. E assegurou que o desmatamento continua sendo a maior causa desses fenômenos que ocorrem no Cerrado, Pantanal e na Amazôni
Comentários Facebook
Leia mais:   Chico Guarnieri destaca compromisso com a população barrense
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana