Mato Grosso

Circuito gratuito de espetáculo selecionado em edital da Secel leva palhaçaria a espaços culturais e comunitários de Cuiabá

Published

on

O Grupo Tibanaré realiza, a partir desta sexta-feira (31.10), um circuito gratuito do espetáculo Taichibanana, um solo de circo contemporâneo com palhaçaria e participação ativa da plateia. A temporada inclui seis apresentações distribuídas entre espaços culturais, universitários e comunitários de Cuiabá.

O projeto é contemplado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) no edital Viver Cultura – Expressões Artísticas, que conta com recursos da Lei Paulo Gustavo. As sessões são gratuitas ou com bilheteria social (2 litros de leite) e contam com bate-papo pós-espetáculo, além de ações de acessibilidade em Libras e audiodescrição.

O espetáculo traz o solo do ator e palhaço, Jefferson Jarcem, que aborda, com humor e lirismo, temas atuais, como alimentação enquanto cultura e status, padrões de corpo, consumismo e impacto ambiental. A interação entre artista e plateia transforma o público em parte ativa da cena, promovendo um jogo coletivo de humor e autorreflexão.

Em quadros cômicos e jogos participativos, o público se torna coautor da cena, vivenciando de perto hábitos urbanos, rituais de controle do corpo e contradições do consumo, sem perder o vínculo afetivo e o humor característicos do Grupo Tibanaré.

Leia mais:   Polícia Civil prende homem que pulou o muro e invadiu a casa da ex-companheira

Fruto de uma pesquisa continuada em palhaçaria no contexto do circo contemporâneo, Taichibanana estreou em 2018 e vem circulando por mostras e festivais, sempre valorizando a relação direta entre artista e plateia.

Confira a programação desta temporada:

31 de outubro, às 19h: Casarão das Artes (Pedra 90) – Ingressos no local
1º de novembro, às 19h: Centro de Cultura Popular (Parque Georgia) – Ingressos no local
13 de novembro, às 17h: UFMT – Bloco de psicologia (apresentação para alunos e professores) – Ingressos no local
14 de novembro, às 19h: UFMT – Bloco de psicologia – Ingressos no local
21 e 22 de novembro: Cine Teatro Cuiabá – ingressos disponíveis pela internet a partir do dia 3/11

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Após chuva e ventania, provas retornam nesta sexta

Published

on

O Governo de Mato Grosso informa que, devido à chuva e aos ventos fortes registrados na noite desta quinta-feira (13), parte da cobertura de uma das arquibancadas do Autódromo Internacional do Estado de Mato Grosso foi arrancada. Não houve feridos graves, e todas as pessoas envolvidas receberam atendimento imediato pelas equipes médicas presentes no local.

As atividades do evento, incluindo treinos classificatórios e corridas, serão retomadas normalmente nesta sexta-feira.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:   Lacen apresenta pesquisas estratégicas de vigilância laboratorial no maior congresso de Medicina Tropical da América Latina
Continue Reading

Mato Grosso

Executor e mandantes de duplo homicídio no Shopping Popular são condenados a mais de 70 anos de prisão

Published

on

Três envolvidos em um duplo homicídio, ocorrido em novembro de 2023 no Shopping Popular de Cuiabá, foram condenados por homicídio triplamente qualificado em sessão do Tribunal do Júri, realizada nesta quinta-feira (13.11). As penas impostas variam entre 23 e 25 anos de reclusão. Somadas, as penas ultrapassam 70 anos de prisão.

A condenação teve como base as investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que identificou mãe e filho como mandantes, assim como o executor do crime.

Vanderlei Barreiro da Silva, apontado como um dos mandantes, e Sílvio Júnior Peixoto, identificado como o autor da execução das vítimas, foram sentenciados a 23 anos e quatro meses de prisão. Já Jocilene Barreiro da Silva, também identificada como mandante, foi condenada a 25 anos de reclusão.

Eles foram condenados pelo crime de homicídio triplamente qualificado mediante promessa de recompensa, por meio cruel ou que possa resultar em perigo comum e por traição ou outro recurso que dificultou a defesa da vítima.

Leia mais:   Corpo de Bombeiros realiza palestra educativa na APAE sobre prevenção e segurança

Os crimes, que vitimaram Gersino Rosa dos Santos e Cleyton de Oliveira de Souza Paulino, de 43 e 27 anos, ocorreram no dia 23 de novembro de 2023, dentro do Shopping Popular de Cuiabá.

As investigações da DHPP apontaram que mãe e filho contrataram Sílvio Júnior Peixoto para matar o comerciante Gersino. A outra vítima, Cleyton, não era alvo, porém foi atingida no momento da execução pelo mesmo disparo.

Motivação

Dias antes do duplo homicídio, um filho da mandante, Girlei Silva da Silva, de 31 anos, conhecido pelo apelido de “Maranhão”, foi morto no bairro Santa Laura, em Cuiabá. A família da vítima atribuiu a Gersino Rosa a encomenda da morte de Maranhão. Eles decidiram, então, matar o comerciante como vingança.

Prisões

O executor do duplo homicídio teve o mandado de prisão cumprido em março de 2024, após ser localizado na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Mãe e filho foram presos em abril de 2024, na cidade de Campo Grande (MS). No endereço dos alvos, os policiais civis apreenderam três armas de fogo, sendo dois revólveres de calibre 38 e uma pistola 9 mm, que é, provavelmente, a arma usada nos homicídios do shopping. Uma quarta arma, letal, em formato de caneta, também foi apreendida com os investigados.

Leia mais:   Parceria formalizada na COP 30 garante implantação de projeto piloto em MT para monitoramento de crédito de carbono

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana