Mato Grosso
Ciopaer homenageia personalidades que contribuem com missões aéreas da Segurança Pública
Como parte do aniversário de 18 anos, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) concedeu, na noite desta quarta-feira (27.11), “Medalha de Aviação Mérito Águia Uno” a 47 personalidades civis e militares que contribuíram com as missões da unidade especializada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
O evento aconteceu no hangar da unidade, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e contou com as presenças da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, dos secretários César Roveri e Laice Souza, de Segurança e Comunicação, respectivamente, da juíza do TJMT Célia Regina Vidotti, entre outras autoridades.
Este ano, a primeira dama Virgínia Mendes, que em 2023 foi homenageada com a medalha, recebeu a escultura da Águia, ave que simboliza a força operacional da unidade aérea de segurança pública.
Na abertura da solenidade, homenageados e demais participantes do evento assistiram um vídeo com depoimentos de integrantes do Ciopaer e cenas de atendimentos e operações aéreas de salvamento e resgate de vítimas.
“Sempre nos emocionamos assistindo ou ouvindo os depoimentos das nossas equipes. Sabemos o quanto todos estão comprometidos com esse trabalho”, disse o coordenador do Ciopaer, tenente-coronel Ernesto Lima Júnior.
Lima Júnior lembra que além de atuar em apoio às ações da segurança pública nas atividades de rotina, a unidade se soma às outras forças em operações especiais, como nas buscas aos criminosos que atacaram a cidade de Confresa (1.160 km de Cuiabá), em abril deste ano.
Somente em 2024, entre janeiro e outubro, o Ciopaer atuou em 586 operações policiais, 107 ocorrências de Bombeiros (transporte de equipes e materiais empregados no combate ao fogo), além do resgate de 24 pessoas que estavam isoladas ou correndo risco de morte em decorrência de acidentes e outros fatos.
Conforme Lima Júnior, a concessão da Medalha de Aviação é uma maneira de reconhecer a importância da contribuição profissional e do apoio e autoridades civis e militares nas atividades do Ciopaer.
“O Ciopaer agora é uma unidade maior de idade. Uma unidade com profissionais capacitados e a infraestrutura necessária que atender bem a comunidade. Atender com a eficiência cobrada pelo governador Mauro Mendes atuando integradas outras instituições públicas em várias frentes de trabalho”, destaca o secretário César Roveri.
Roveri observa que o Centro de Operações Aéreas serve à população mato-grossense em apoio às operações policiais e outras instituições públicas, como Corpo de Bombeiros e Secretaria Estadual de Saúde, essa última no transporte de vacinas, pacientes e órgãos para transplante.
A medalha é a maior honraria da aviação da Segurança Pública do Estado destinada a personalidades que contribuíram expressivamente para as atividades relacionadas ao Ciopaer. Desde que foi instituída, em 3 de agosto de 2016, por meio do decreto 656, mais de 250 homenagens foram prestadas. Nesta 8ª edição, foram condecorados aqueles que atuaram em parceria com o Ciopaer ao longo do ano de 2023.
Confira a lista dos homenageados:
1. Secretária De Estado de Comunicação Laice Souza
2. Cel PM Fernando Augustinho De Oliveira Galindo
3. Cel BM Josiel Borges Da Silva
4. Juíza Célia Regina Vidotti
5. Ten Cel PM Alessandro Gonçalves Guimarães Ferreira
6. Ten Cel PM Jean Carlo Holz
7. Ten Cel PM Andrei Cesar Menin
8. Ten Cel PM Fábio Alves Ribeiro
9. Ten Cel PM Romário Moreira Dos Santos
10. Ten Cel BM Fernando Duarte Santana
11. Ten Cel PM Patrícia Marina Da Silva Santos
12. Ten Cel BM Aline Regina Novacki
13. Secretária Adjunta De Ação Governamental Claudia Cristina Ferraz De Sousa
14. Delegado Giuliano Bertucini
15. Delegado Wagner Bassi Junior
16. Delegado Juliano Silva De Carvalho
17. Delegado Da Polícia Federal Otávio José Lima De Oliveira
18. Maj PM Alexsandro Marcondes Freitag
19. Maj PM Luis Claudio Loiola Nunes
20. Maj PM Igor Pires Fernandes
21. Cap PM Wilma Wellen Camilo Fernandes
22. Cap BM Lucas Moraes Callegário
23. Cap PM Vicente Braz De Araújo
24. Sub Ten PM Roberto Santa
25. Sgt PM Lorraine De Pinho Ortega
26. Sgt PM Hegberto Damião Da Silva Cruz
27. Sgt PM Jair Ramos E Silva
28. Sgt PM Gilvan Nunes De Faria
29. Sgt PM Klebson Gomes Haagsma
30. Sgt PM Eros Rogerio Barros Araújo
31. Inv PJC Daniel Pereira Duarte
32. Tais Augusta De Paula –
33. Junior Cuiabano
34. Cleitiane Laura Dias Ascari
35. Juliana Elizabeth Da Silva Viana
36. Michelle Oliveira Almeida Lourenço Barbosa
37. Tássia Pegoraro
38. Leandro Trindade
39. Adão Rodrigues Oliveira
40. Anita Ricarda Da Silva
41. José Airton Vasconcelos De Araújo
42. José Carlos Moura
43. Gilvano De Ávila
44. Tiago Tonello
45. Frank Sumiyoshi
46. Gislene Santos Oliveira De Abreu
47. Mariana Morais de Barros
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Governo de Mato Grosso lamenta falecimento do padre Danilo Rinaldi
O Governo de Mato Grosso lamenta o falecimento do padre Danilo Rinaldi, fundador e coordenador do Oratório Salesiano Filhos de Dom Bosco, em Rondonópolis. Com 82 anos, o padre Danilo Rinaldi estava internado em um hospital em Campo Grande por complicações causadas pela chikungunya e teve uma parada respiratória.
O governador Mauro Mendes e a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, lamentaram a morte do sacerdote, que completaria 65 anos de vida religiosa neste ano.
“Lamentamos profundamente o falecimento do padre Danilo Rinaldi, que atuou brilhantemente na área social em nosso Estado formando cidadãos de bem, dedicando sua vida à ajudar os mais necessitados, sendo um exemplo de dedicação ao próximo. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e toda a comunidade e nossos desejos para que encontrem paz e serenidade neste momento tão triste”, expressaram o governador Mauro Mendes e a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.
Nascido em Trento, na Itália, se mudou para o Brasil na década de 1970, onde morou em municípios do Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. No Estado, trabalhou em Várzea Grande, Barra do Garças, Alto Araguaia e Rondonópolis, onde chegou em fevereiro de 1988 e atuou apoiando crianças e jovens do município com ações que os deixassem longe das drogas e criminalidade.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Setasc promove a regularização de 30 associações de bairros em Rondonópolis
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) promoveu, entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro, uma ação do Programa SER Família Comunitário, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, para auxiliar na regularização de cerca de 30 associações de bairros do município de Rondonópolis (219 km de Cuiabá), para que possam acessar recursos e ampliar ações sociais em prol da população. A iniciativa foi realizada em parceria com a União das Associações de Moradores dos Bairros da Região Salmen (Unisal).
Além da regularização das associações, uma palestra foi ministrada nesta sexta-feira (7), pelo secretário adjunto de Assuntos Comunitários da Setasc, Edio Martins, abordando a importância das responsabilidades e atribuições do líder comunitário, bem como seu papel fundamental no desenvolvimento das comunidades.
Foto: Edio Marques | Setasc-MT
O secretário adjunto ressaltou a importância da ação para o fortalecimento das comunidades locais, visto que a regularização das associações é essencial para que elas possam reivindicar melhorias para seus bairros.
“Com a documentação em dia, essas entidades ganham legitimidade e acesso a recursos que podem ser investidos em infraestrutura, segurança, educação e outras necessidades da comunidade. Esse trabalho realizado pela Setasc, em parceria com a Unisal, é fundamental para garantir que as lideranças comunitárias possam atuar de forma mais efetiva”, afirmou.
Carlos da Silva, conhecido como Itiquira e atual presidente da Unisal, destacou a relevância da iniciativa e agradeceu o apoio do Governo de Mato Grosso pelo trabalho executado pela Setasc.
Foto: Darlene Marques | Setasc-MT
“Como presidente da Unisal destaco a importância deste projeto idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes . Agradeço à primeira-dama, ao governador Mauro Mendes e à secretária Grasi Bugalho. Agradeço também ao secretário Édio Martins, por viabilizá-lo. Com a documentação regularizada, nossas associações podem captar recursos, investir nas comunidades e melhorar a qualidade de vida de todos. Meu agradecimento pelo apoio!”, disse.
Foto: Darlene Marques | Setasc-MT
A presidente do bairro Parque Universitário, Mazé Benício, também celebrou o impacto positivo da regularização documental.
“Se uma associação não tem sua documentação regularizada, não conseguimos desenvolver nossos projetos sociais nos bairros. Para buscar emendas impositivas, parcerias com empresas e comércios, é essencial essa legalização. Por isso, nosso agradecimento à equipe que nos recebeu tão bem e realizou um trabalho excepcional”, concluiu.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região6 dias ago
Juiz nega adicional de penosidade a funcionárias de hospital regional de Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias ago
Três pessoas são presas e 23 veículos removidos nesta sexta (31), durante a Operação Lei Seca em Cáceres
-
Cáceres e Região3 dias ago
Munícipio de Cáceres completa 06 anos de inclusão na lista de cidades gêmeas
-
Destaque5 dias ago
Homem que vivia ‘casado’ com adolescente de 12 anos é preso por estupro de vulnerável
-
Cáceres e Região3 dias ago
Bebê indígena morta com suspeita de violência sexual; vereador de Cáceres irá acionar Funai
-
Destaque6 dias ago
Câncer de Pênis – Quase 600 brasileiros têm o pênis amputado a cada ano no Brasil; entenda
-
Agronegócio5 dias ago
Com a alta nos preços, surge o café fake
-
Cáceres e Região6 dias ago
Prefeitura de Cáceres convoca aprovados no seletivo da Educação