
É dia de emoção. Afinal, um dos maiores jogadores da história do Inter se reencontra com a torcida. Cinco anos após a derrota por 3 a 0 para o São Paulo, que causou sua demissão no dia seguinte, em 2011, Paulo Roberto Falcão reestreia como treinador do clube gaúcho. E, de quebra, com uma missão inglória: acabar com a incômoda sequência de seis partidas sem vitória ? com cinco derrotas e um empate ? diante do líder Palmeiras, a partir das 16h no Beira-Rio.
Em 2011, naquele 17 de julho, o Colorado chegava ao terceiro revés consecutivo ? já tinha levado 2 a 0 do Vasco e 1 a 0 para o Corinthians. Falcão convivia em meio a relacionamento delicado com o então presidente Giovanni Luigi e acabou tendo sua saída decretada no dia seguinte, junto do vice de futebol Roberto Siegmann (reveja o vídeo abaixo).
Agora, o Rei de Roma surge para apagar o incêndio da fase ruim que alijou o time da liderança para iniciar a 15ª rodada do Brasileirão a nove pontos justamente do Verdão, que está no topo da tabela. A sequência custou o emprego de Argel e a ira dos colorados.
Durante a semana, protestos marcaram o dia a dia do grupo, desde o desembarque da delegação na última segunda-feira após a derrota por 1 a 0 para o Santa Cruz até a tarde de quarta, o primeiro treinamento com Falcão. O presidente Vitorio Piffero, o vice de futebol Carlos Pellegrini e jogadores como Anderson, Vitinho, Valdívia, Jacsson, Ariel e Muriel estiveram na alça de mira.
A contratação do treinador serve também para amenizar o ambiente. Com o ídolo à beira do gramado, a expectativa é de apoio e veneração a Falcão. Tanto que a direção criou uma promoção na qual cinco mil torcedores que comparecerem ao Beira-Rio com a camisa 5 entrarão de graça.
A tarefa, no entanto, é complicada. O time não balançou as redes nas últimas três partidas. Desde o gol marcado por Ernando aos 28 minutos da segunda etapa na derrota por 3 a 2 para o Botafogo, são 311 minutos de hiato.
Para tentar corrigir os problemas, Falcão aproveitou as atividades para começar a implantar sua filosofia de futebol. Usou os trabalhos para conversas e acertos de posicionamento. O time atuará no esquema 4-4-2 em duas linhas, com uma compactação e pouco espaço para os adversários criarem. A defesa se posiciona quase no meio-campo.
Em nomes, são quatro as mudanças promovidas. Muriel, de saída para o Bahia, dá lugar a Marcelo Lomba. Raphinha entra na vaga de Artur, que se recupera de um problema no joelho esquerdo. Fernando Bob será o parceiro de Rodrigo Dourado, com Fabinho como alternativa. Ariel, após a estreia no final de semana passado, deixa o time para a entrada de Andrigo, que dividirá as tarefas de armação com Gustavo Ferrareis.

A partida ainda marcará as despedidas de William e Rodrigo Dourado. A dupla se apresenta após confronto a Rogério Micale, que comandará a Seleção na disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Dará certo? A resposta será dada a partir das 16h. O certo é que o clima estará mais amistoso, pela presença do Rei novamente junto aos súditos no Beira-Rio.
>> INTER X PALMEIRAS – 15ª RODADA
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).
Data e horário: domingo (17/7), às 16h.
Time provável do Inter: Marcelo Lomba; William, Paulão, Ernando e Raphinha; Fernando Bob, Rodrigo Dourado, Andrigo e Gustavo Ferrareis; Eduardo Sasha e Vitinho.
Pendurados: William, Ernando, Rodrigo Dourado, Gustavo Ferrareis, Andrigo, Alex,
Alan Costa e Fernando Bob
Desfalques: Danilo Fernandes, Artur, Seijas, Mike e Aylon
Transmissão: Premiere e PFCI.
Arbitragem: Andre Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida, auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC/FIFA) e Bruno Raphael Pires (GO/FIFA).
Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs