Mato Grosso

Chuva forte mobiliza Corpo de Bombeiros em Campo Verde e Sinop

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi mobilizado para atender diversas ocorrências causadas por um temporal que atingiu os municípios de Campo Verde e de Sinop nesta quarta-feira (24.9). A chuva, acompanhada de ventos fortes, provocou a queda de árvores e acidentes de trânsito.

Em Campo Verde, a equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada por volta das 16h20 para atender a uma ocorrência na BR-070, na região do Rio das Mortes, zona rural do município.

No local, foram encontradas várias árvores caídas sobre a pista, obstruindo o tráfego de veículos. A área afetada se estendia desde a ponte até as proximidades de uma fazenda, comprometendo o fluxo normal da rodovia.

Os bombeiros estabeleceram um perímetro de segurança e, em seguida, iniciaram os trabalhos de desobstrução, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), motosserras e facões.

Após a completa remoção dos troncos e galhos, e confirmada a ausência de novos riscos aos usuários da via, a rodovia foi liberada e o tráfego, normalizado.

Já em Sinop, a equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) atendeu a seis ocorrências entre as 18h e a meia-noite, sendo três relacionadas à chuva e aos ventos fortes, duas quedas de árvore e um acidente de trânsito.

Leia mais:   Seduc abre 24 vagas para oficiais e praças atuarem em escolas cívico-militares

O acidente envolveu um motociclista e um veículo de passeio. Os bombeiros foram acionados por volta das 19h e, ao chegarem ao local, encontraram o motociclista caído ao solo.

Imediatamente, foram realizados os procedimentos necessários para controle de hemorragia e imobilização. Após a estabilização, a vítima foi encaminhada ao Hospital Regional de Sinop. Não há informações sobre as circunstâncias do acidente.

Orientações sobre cuidados durante as chuvas

Com a chegada das primeiras chuvas da temporada, aumentam os riscos de acidentes de trânsito, choques elétricos e quedas de árvores. Nesse cenário, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) ressalta a importância de adotar medidas preventivas para garantir a segurança da população.

Veja mais: Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados essenciais durante as chuvas da temporada

*Sob supervisão da SD Karine Miranda

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Palestras e resultados de pesquisa marcam participação da Sedec em simpósio de turismo

Published

on

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) esteve presente no I Simpósio de Políticas Públicas do Turismo, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Barra do Garças, entre os dias 26 e 27 de setembro, no Centro Cultural Valdon Varjão.

O analista e turismólogo da Sedec, Diego Augusto Orsini, ministrou duas palestras com os temas “Características Socioeconômicas do Turismo” e “Características do Ecoturismo”.

“Na palestra sobre as características socioeconômicas, a intenção é mostrar o turismo como uma atividade complexa e relevante para o desenvolvimento, ressaltando a necessidade de compromisso do poder público e da iniciativa privada. Já no tema do ecoturismo, o foco é destacar a relevância desse segmento, em especial para Barra do Garças, apresentando-o como mecanismo de conservação e geração de oportunidades para a economia local”, afirmou.

Além das apresentações com foco no desenvolvimento do setor turístico, Orsini fará a entrega oficial ao município do resultado do levantamento de perfil e satisfação dos participantes do IV Congresso Mato-grossense de Ufologia e Parapsicologia, realizado entre os dias 19 e 22 de junho, também em Barra do Garças.

Leia mais:   Secretário de Segurança destaca ações e programas estaduais contra a violência doméstica

De acordo com o analista, o estudo revelou que, mesmo sendo um evento de nicho específico, tem impacto significativo no turismo local.

“O congresso mostrou-se um catalisador para o turismo em Barra do Garças. A pesquisa apontou que parte dos participantes vieram de outros estados e a maioria demonstrou interesse em contratar roteiros de ufoturismo. Além de atrair visitantes e movimentar a economia, o evento gera informações estratégicas para aprimorar os serviços e a infraestrutura turística. É uma oportunidade para que o município fortaleça seu fluxo turístico e transforme congressistas em turistas recorrentes”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cultura

Com apoio do Governo de MT, premiação reconhece o protagonismo do povo negro em Mato Grosso

Published

on

A 4ª edição do Prêmio Jejé de Oyá será realizada, nesta segunda-feira (29.9), a partir das 18h30, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O evento, que é uma das mais importantes iniciativas de valorização da cultura, da memória e do protagonismo negro em Mato Grosso, premia pessoas negras com destaque em 10 áreas de atuação.

“É uma satisfação contribuir para a realização desse evento tão valoroso para a comunidade negra em Mato Grosso. É um merecido reconhecimento pela história de resistência e de construção de protagonismo que nós, do Governo de Mato Grosso, apoiamos e celebramos”, enaltece o secretário da Secel, David Moura.

Nesta edição, são dois premiados por categoria, que foram escolhidos por um júri técnico, que seguiu critérios, como, primeiramente, ser negro e ter destaque na área em que atua. Além dos premiados, a cerimônia também homenageia personalidades e manifestações culturais. Veja lista completa no final.

Com o tema “Território”, essa 4ª edição do prêmio busca conectar histórias e lutas entre os territórios de Mato Grosso e o continente africano, berço da humanidade e dos saberes ancestrais.

Leia mais:   Inscrições para programa de cursos de fortalecimento de bibliotecas em MT encerram na terça-feira (30)

E, pela primeira vez, a cerimônia de premiação acontece no Teatro da UFMT, em um gesto de reafirmar a universidade como espaço de pertencimento do povo negro. A escolha também faz referência à primeira universidade do mundo, fundada em Timbuktu, no Mali, no continente africano.

O fundador da Bemtivi Academia de Arte, organizadora do Prêmio Jejé de Oyá, Jeferson Bertoloti, destacou que o evento, além de homenagear, é um momento de reflexão sobre a importância do povo negro e dos espaços que ocupa.

“O prêmio não é só uma homenagem, é um grito de resistência. É o momento de lembrar que o povo negro sempre construiu, sempre criou, sempre lutou, mesmo quando tentaram apagar a nossa história. Ocupar os espaços de arte, de cultura e de poder é dizer que estamos aqui, que temos voz e que sempre existimos”, afirmou o produtor cultural.

Confira os premiados da 4ª edição:

Categoria Alimentação e Gastronomia
Deni Correa: chefe quilombola (Chapada dos Guimarães)
Edinaldo Pereira Neves: Múltiplos Sabores (Cuiabá)

Categoria destaque Afro Científico
Carolina Joana da Silva: professora Unemat/Seciteci (Cáceres)
Jozanes Assunção: professora UFMT (Cuiabá)

Leia mais:   Período de rematrícula automática para estudantes da Rede Estadual começa na segunda-feira (29)

Categoria Mídias Sociais
Micos Brown: youtuber (Cuiabá)
Márcio Barreto: vendedor (Cuiabá)

Categoria Estética da Identidade Negra
Shirley Black: megahista (Cuiabá)
Adriano Oliveira: barbeiro (Cuiabá)

Categoria Performance Artística
Spinha: DJ (Cuiabá)
Gê Lacerda: cantora (Cuiabá)

Categoria Impacto Social
José Aparecido: biólogo (Cáceres)
Gorila Rise: projeto social (Várzea Grande)

Categoria Comunicação e Jornalismo
Lorraine Costa: jornalista TV Centro América (Cuiabá)
Kleber Lima: jornalista HiperNoticias (Cuiabá)

Categoria Performance Física
Flávia Zelinda: técnica de Ginástica Artística (Sinop)
“Pelezinho”: jogador de futebol (Cuiabá)

Categoria Artes Visuais
Paulo Pires: escultor (Rondonópolis)
Diego Almeida: fotógrafo (Cuiabá)

Categoria Escrita Artística
Edilene Rodriguez: escritora e professora de teatro (Primavera do Leste)
Kilwangy Kya Kapitango A Samba: professor Unemat (Barra do Bugres)

Homenageados:

Ivo Gregório de Campos: presidente do Instituto Mato-grossense de Resgate da Cultura e Cidadania (Cuiabá)
Maria Inês da Silva Barbosa: professora universitária (Salvador)
Nubya Beatriz Gomes Reis: delegada de Polícia Civil (Várzea Grande)
Dança do Chorado: manifestação cultural (Vila Bela da Santíssima Trindade)
Dança do Congo: manifestação cultural (Vila Bela da Santíssima Trindade)

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana