Cáceres e Região

Centro Universitário Estácio FAPAN promove em Cáceres Mutirão de Atendimento Jurídico

Published

on

Por Assessoria
         O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso de Direito do Centro Universitário Estácio FAPAN, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Cáceres, realizará um Mutirão de Atendimento Jurídico nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
        O evento ocorrerá nos dias 07, 17 e 25 de outubro de 2024, com a proposta de oferecer serviços de atendimento e orientação jurídica gratuitos para a população.

O mutirão será realizado em diferentes locais, começando no dia 07/10 no CRAS 1, no dia 17/10 no CRAS 2 e finalizando no dia 25/10 no CREAS. O objetivo é promover o acesso à justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade social, auxiliando-as com orientações jurídicas em questões como direito de família, direitos trabalhistas e questões civis.

       Gabrielly Cristine de Souza Moraleco, professora e coordenadora do NPJ da Estácio FAPAN, destaca a importância da ação.
       “Nosso objetivo com esse mutirão é aproximar o conhecimento jurídico da comunidade e garantir que as pessoas tenham acesso a seus direitos. Estamos comprometidos em proporcionar um atendimento qualificado, que possa ajudar a resolver os problemas jurídicos que impactam diretamente a vida das famílias”, comenta.

A iniciativa também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Jacqueline Gregol, coordenadora da secretaria, reforça o impacto do mutirão.

Leia mais:   Estudante denuncia em escola abusos que sofre do pai em Mirassol D'Oeste
      “Essa parceria é fundamental para que possamos oferecer à população um serviço de orientação jurídica gratuito e de qualidade. Muitas pessoas desconhecem seus direitos ou não têm condições de arcar com os custos de um advogado, e ações como essa garantem cidadania e justiça para todos, comenta.
      O atendimento será gratuito e aberto à população, proporcionando uma oportunidade importante para que a comunidade tenha acesso a orientações jurídicas de forma direta e acessível.
Comentários Facebook

Cáceres e Região

Eleitos em Cáceres serão diplomados nesta sexta-feira

Published

on

Assessoria

A diplomação dos candidatos eleitos nas Eleições 2024 para o município de Cáceres será realizada na próxima sexta-feira (13). segundo informações prestadas pela coordenadora do cartório eleitoral da 6ª eleitoral, Daniele Cavalcante Dias. A cerimônia terá inicio as 17h, no Plenário do Júri do Fórum de Cáceres.

A coordenação dos trabalhos será feita pela 6ª Zona Eleitoral, através do juiz, José Eduardo Mario, que foi o responsável pela condução das eleições do dia 06 de outubro deste ano. A realização da solenidade, terá o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

“A diplomação é a validação oficial dos resultados das urnas e a legitimação dos novos mandatos. Este momento solene marca o ápice das Eleições de 2024, uma vez que, a partir da diplomação, os candidatos eleitos recebem a autorização formal da Justiça Eleitoral para assumir os cargos que lhes foram confiados pela população. É uma ocasião que celebra a democracia, o compromisso com o bem-estar coletivo e a responsabilidade no serviço público”, ressaltou a juíz eleitoral da 6ª ZE.

Leia mais:   TRAGÉDIA - CICLISTA IDOSO VÍTIMA DE ACIDENTE COM CARRETA NÃO RESISTE E MORRE NO HOSPITAL EM CÁCERES

Na cerimônia, receberão seus diplomas a prefeita reeleita de Cáceres, Eliene Libertado Dias (PSB), o vice-prefeito eleito, vereador Luiz Landim (União Brasil),além dos 15 vereadores(as) que foram eleitos. Vale ressaltar que a posse dos eleitos está prevista para acontecer em janeiro na Câmara Municipal de Vereadores.

SERVIÇO:
Evento: Diplomação dos eleitos (as)
Local: Plenário do Fórum de Cáceres
Dia: Sexta-feira (13)
Horário: As 17h

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Forças policiais de MT apreenderam mais de 13 mil armas de fogo ilegais entre 2019 e 2024

Published

on

Fabiana Mendes | Sesp-MT

As forças de segurança pública de Mato Grosso retiraram 13.097 armas de fogo ilegais de circulação entre 2019 e novembro de 2024, conforme dados do Observatório da Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Apenas neste ano, foram apreendidas 2.170 armas, número que já supera em 4% o total registrado em 2023, quando 2.072 armas foram apreendidas.

As apreensões foram realizadas em ocorrências das Polícias Militar e Civil contra o tráfico de drogas, organizações criminosas e entre outras ações.

Do total apreendido, 5.239 eram carabinas, espingardas, rifles ou garruchas. Além disso, foram retirados de circulação 67 fuzis, 32 submetralhadoras, 2.527 pistolas e 5.135 revólveres. Outras 97 armas foram classificadas como não identificadas.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou que o aumento na apreensão de armas de fogo é reflexo dos investimentos realizados pelo Governo do Estado.

“Os investimentos foram essenciais e os dados refletem isso. São mais armas retiradas das mãos de criminosos graças ao trabalho dos nossos profissionais das Polícias Militar e Civil. O trabalho integrado, com cada instituição contribuindo dentro de sua expertise, é uma ferramenta essencial no combate à criminalidade”, disse.

Leia mais:   Desde a pandemia - PF desarticula esquema de fraude que desviou verba do SUS no Hospital Regional de Cáceres

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Fernando Carneiro Tinoco, destacou que a instituição tem intensificado operações em todo o estado, com foco na retirada de armas de fogo ilegais de circulação.

“A Polícia Militar tem realizado operações em todo o estado com o objetivo de garantir a ordem pública. A retirada de armas de fogo é uma das nossas principais estratégias, pois enfraquece as organizações criminosas e contribui para a redução de crimes como roubos e homicídios, que impactam diretamente a sensação de segurança da população”, afirmou o coronel.

       O delegado Cláudio Alvarez Sant’Ana, da Diretoria de Atividades Especiais da Polícia Civil, ressaltou que a instituição atua com um planejamento estratégico voltado ao enfraquecimento das organizações criminosas.

“Sem recursos financeiros, as organizações criminosas ficam limitadas na aquisição de armamentos. Por isso, o planejamento estratégico é essencial, principalmente com ações que impeçam o acesso a armas de fogo ilegais e retirem de circulação aquelas que já estão nas mãos de criminosos”, explicou o delegado.

Leia mais:   TRAGÉDIA - CICLISTA IDOSO VÍTIMA DE ACIDENTE COM CARRETA NÃO RESISTE E MORRE NO HOSPITAL EM CÁCERES
Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana