Mato Grosso

Central Estadual de Transplantes faz captações de fígado, rins e córneas em Nova Mutum e Várzea Grande

Published

on

A Central Estadual de Transplantes, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), realizou duas captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso nesta quinta e sexta-feira (30 e 31.10). Os procedimentos foram realizados, respectivamente, em Nova Mutum e em Várzea Grande.

“A solidariedade de uma família enlutada deve ser exaltada, pois graças a estas boas ações será possível salvar várias pessoas que aguardavam por um transplante”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Na quinta-feira, a 11ª cirurgia de captação de órgãos deste ano em Mato Grosso começou às 11h51 e acabou às 13h54, no Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum. Foram captados dois rins e duas córneas, que vão contemplar quatro pacientes que aguardam por transplante.

A equipe captadora desta ação é do Hospital São Mateus e do Banco de Olhos de Cuiabá, e contou com suporte do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), do Sistema Nacional de Transplantes e da SES.

Nesta sexta-feira, a 12ª captação de múltiplos órgãos deste ano foi realizada no Hospital Pronto-socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG), das 10h21 às 12h35, com a captação de um fígado e duas córneas, que vão contemplar três pacientes.

Leia mais:   Polícia Civil prende homem flagrado com plantação de maconha na zona rural de Alto Araguaia

A equipe de captação é de Brasília e do Banco de Olhos de Cuiabá, com suporte logístico da Força Aérea Brasileira (FAB), do SNT e da SES.

A secretária-adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, destaca que todo o trabalho e investimento feito na capacitação de profissionais das unidades captadoras tem sido fundamental para a conscientização sobre o transplante de órgãos.

“A Central já captou 18 rins, oito fígados e um coração nas 12 captações de múltiplos órgãos de Mato Grosso neste ano. Sem falar que de janeiro a setembro foram captadas 242 córneas, o que permitiu que a Secretaria atendesse todos os pacientes que aguardavam por um transplante de córnea no Estado”, explicou Fabiana.

Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, a paciente que possibilitou a captação de fígado em Várzea Grande nesta sexta-feira é a primeira doadora de órgãos de Mato Grosso que estava em um programa de hemodiálise.

“Essa doadora tinha problema no rim, mas o fígado estava em perfeitas condições, o que permitiu a captação para salvar a vida de alguém que precisa”, contou Anita.

Leia mais:   PM prende prefeito maranhense e mais três envolvidos em extração e transporte ilegal de minério e ouro

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Após chuva e ventania, provas retornam nesta sexta

Published

on

O Governo de Mato Grosso informa que, devido à chuva e aos ventos fortes registrados na noite desta quinta-feira (13), parte da cobertura de uma das arquibancadas do Autódromo Internacional do Estado de Mato Grosso foi arrancada. Não houve feridos graves, e todas as pessoas envolvidas receberam atendimento imediato pelas equipes médicas presentes no local.

As atividades do evento, incluindo treinos classificatórios e corridas, serão retomadas normalmente nesta sexta-feira.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:   Seduc divulga nomes dos estudantes e professores vencedores da VI Mostra Steam MT 2025
Continue Reading

Mato Grosso

Executor e mandantes de duplo homicídio no Shopping Popular são condenados a mais de 70 anos de prisão

Published

on

Três envolvidos em um duplo homicídio, ocorrido em novembro de 2023 no Shopping Popular de Cuiabá, foram condenados por homicídio triplamente qualificado em sessão do Tribunal do Júri, realizada nesta quinta-feira (13.11). As penas impostas variam entre 23 e 25 anos de reclusão. Somadas, as penas ultrapassam 70 anos de prisão.

A condenação teve como base as investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que identificou mãe e filho como mandantes, assim como o executor do crime.

Vanderlei Barreiro da Silva, apontado como um dos mandantes, e Sílvio Júnior Peixoto, identificado como o autor da execução das vítimas, foram sentenciados a 23 anos e quatro meses de prisão. Já Jocilene Barreiro da Silva, também identificada como mandante, foi condenada a 25 anos de reclusão.

Eles foram condenados pelo crime de homicídio triplamente qualificado mediante promessa de recompensa, por meio cruel ou que possa resultar em perigo comum e por traição ou outro recurso que dificultou a defesa da vítima.

Leia mais:   Polícia Civil prende homem flagrado com plantação de maconha na zona rural de Alto Araguaia

Os crimes, que vitimaram Gersino Rosa dos Santos e Cleyton de Oliveira de Souza Paulino, de 43 e 27 anos, ocorreram no dia 23 de novembro de 2023, dentro do Shopping Popular de Cuiabá.

As investigações da DHPP apontaram que mãe e filho contrataram Sílvio Júnior Peixoto para matar o comerciante Gersino. A outra vítima, Cleyton, não era alvo, porém foi atingida no momento da execução pelo mesmo disparo.

Motivação

Dias antes do duplo homicídio, um filho da mandante, Girlei Silva da Silva, de 31 anos, conhecido pelo apelido de “Maranhão”, foi morto no bairro Santa Laura, em Cuiabá. A família da vítima atribuiu a Gersino Rosa a encomenda da morte de Maranhão. Eles decidiram, então, matar o comerciante como vingança.

Prisões

O executor do duplo homicídio teve o mandado de prisão cumprido em março de 2024, após ser localizado na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Mãe e filho foram presos em abril de 2024, na cidade de Campo Grande (MS). No endereço dos alvos, os policiais civis apreenderam três armas de fogo, sendo dois revólveres de calibre 38 e uma pistola 9 mm, que é, provavelmente, a arma usada nos homicídios do shopping. Uma quarta arma, letal, em formato de caneta, também foi apreendida com os investigados.

Leia mais:   PM prende prefeito maranhense e mais três envolvidos em extração e transporte ilegal de minério e ouro

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana