conecte-se conosco


Destaque

Cento e dezoito casos de microcefalia são descartados

Publicado

Os casos notificados estão distribuídos em 39 municípios de Mato Grosso

Dos 227 casos de microcefalia notificados  em Mato Grosso, 118 foram descartados, 86 permanecem em investigação e 23 foram confirmados. Foram notificados 13 óbitos, dois foram confirmados por microcefalia, oito estão em investigação e três foram descartados.

 

Os casos notificados estão distribuídos em 39 municípios de Mato Grosso. A orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) é para que os municípios investiguem os casos para confirmação, de acordo com o Protocolo de Vigilância, e intensifiquem o acompanhamento dos casos pela atenção à saúde.

Midia News

 

Notificação

 

A equipe da Vigilância Epidemiológica da SES-MT esclarece que utiliza as definições vigentes no Protocolo do Ministério da Saúde para confirmar ou descartar os casos suspeitos. O Ministério considera um caso confirmado após análise clínica radiológica e/ou laboratorial.

 

De acordo com o Protocolo, a investigação da causa da microcefalia é realizada somente nos casos notificados que apresentem características clínicas e/ou laboratoriais sugestivas de infecção congênita, para a identificação da infecção pelo vírus zika, entre outros agentes infecciosos.

Leia mais:   Nota sobre as Tábuas de Mortalidade 2020 e a pandemia de Covid-19

 

O documento traz também orientações, como a definição de casos suspeitos de microcefalia durante a gestação, caso suspeito durante o parto ou após o nascimento, critérios para exclusão de casos suspeitos, sistema de notificação e investigação laboratorial.

 

Além disso, há orientações sobre como deve ser feita a investigação epidemiológica dos casos suspeitos e sobre o monitoramento e análise dos dados.

 

Alteração do perímetro cefálico

 

O Ministério da Saúde mudou, seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o critério para considerar bebês com microcefalia.

 

A medida do perímetro cefálico em recém-nascidos passou de 32 cm para 31,9 cm em meninos e 31,5 cm em meninas. Em dezembro, o parâmetro para diagnóstico da doença já havia diminuído, passando de 33 cm para 32 cm.

 

As alterações têm como objetivo padronizar as referências para todos os países, válidas para bebês nascidos com 37 ou mais semanas de gestação.

Comentários Facebook

Basquete

Justiça decreta prisão preventiva de PM e mais dois comparsas

Publicado

 

Por – João Arruda

A juíza Helícia Vitti Lourenço, titular da 3ª Vara Criminal em Cáceres, converteu em prisões preventivas, as detenções dos três homens envolvidos em coações mediantes ameaças de mortes, formação de quadrilha e extorsão. A quadrilha foi presa em flagrante no início desta semana por agentes da Policia Civil.

Desde então o bando estava detido em dois locais diferentes a saber os indivíduos civis – Jean Carlos José Soares (20) e Danyllo de Souza Guedes (36), estão encarcerados na Cadeia Publica desta cidade, o terceiro componente do grupo Antonio João de Campos , o Jota Campos (50),por ser militar da PM-MT, está recolhido no quartel da corporação.

O fio da meada que levou a prisão de parte da organização criminosa, ocorreu depois que um casal que atua como cambista de apostas do jogo do Bicho, teria sido “visitado” em duas ocasiões pelos três homens e ainda um suposto adolescente, encarregado de fazer as ameaças que consistiam no seguinte – o grupo alegava representar uma facção criminosa, para qual todos os cambistas em Cáceres, deveriam “trabalhar” qualquer insurgência a essa determinação, seriam mortos-.  Foi quando parte das vitimas resolveu denunciar a Policia Civil, que agiu imediatamente efetuando a prisão.

Leia mais:   Mato Grosso recebeu mais 49.140 doses de Pfizer nesta terça

Informações da Policia, é que já requisitou imagens de câmeras de segurança dos locais visitados pelo grupo, na tentativa de localizar tanto o suposto adolescente, bem como quanto a outra ramificação da quadrilha que utiliza uma S-10, para cometer as mesmas práticas criminosas na cidade. As características do veículo já estão sendo checadas no banco de dados do Detran.

Até o fechamento desta edição, o policial militar Jota Campos, permanecia custodiado pela Policial Militar local. No entanto, com a conversão da sua detenção provisória em prisão preventiva, a expectativa das vitimas, é de que ele, seja recambiado para uma unidade prisional militar, enquanto aguarda tanto o relaxamento do flagrante quanto a instrução criminal no fórum local.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Casal de bolivianos é preso pelo Gefron e Defron com 3 quilos de cocaína pura no centro de Cáceres

Publicado

 

     Policiais do Grupamento Especial de Fronteira (GEFRON) e da Delegacia de Fronteira de Cáceres, apreenderam 3 quilos de cocaína pura com um casal boliviano no centro de Cáceres. A droga foi avaliada em R$ 75 mil estava de posse de uma mulher de nacionalidade boliviana.

O flagrante ocorreu na manhã de quinta-feira (25), quando foi abordado um veículo Fiat Palio que já era monitorado pelos policiais, que tinha um casal de cidadãos de nacionalidade boliviana como ocupantes.

O veículo foi localizado na área central de Cáceres, quando os policiais realizaram a abordagem e a busca veicular, foi localizado nos pés da cidadã boliviana uma bolsa de cor preta, sendo que dentro dela foi encontrado 3 tabletes de substância análoga a cloridrato de cocaína.

De imediato os suspeitos receberam a voz de prisão e o entorpecente apreendido foram encaminhados para a Delegacia Especial de Fronteira.

Comentários Facebook
Leia mais:   Xô Raiva Prefeitura comemora meta atingida de imunização antirrábica no munícipio de Cáceres
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana