Mato Grosso
Casa Cuiabana recebe workshop sobre equidade racial e representatividade na comunicação neste sábado (23)
O Centro Cultural Casa Cuiabana recebe no próximo sábado (23.11), das 8h às 18h, o Workshop “Vozes Negras de Mato Grosso: por uma Comunicação mais diversa”, que busca sensibilizar e capacitar sobre a importância da equidade racial e da representatividade na produção de conteúdos midiáticos.
Direcionado a jornalistas, profissionais e estudantes de comunicação de todo o Estado, o evento é gratuito e os participantes terão direito a certificado emitido pelo Instituto Federal de Mato Grosso. As inscrições são feitas por este link.
As atividades visam ampliar a visibilidade das vozes negras e indígenas e conscientizar sobre práticas de comunicação antirracistas, bem como refletir sobre a ocupação do mercado de trabalho por profissionais negros e indígenas na área. Também será divulgada uma lista de fontes negras para serem utilizadas pela comunicação.
Com o tema “Relações Raciais e Comunicação: Construindo Narrativas de Inclusão e Diversidade”, a palestra magna do evento será feita pela professora doutora e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação da UFMT (Nepre/UFMT) Cândida Soares.
A programação conta ainda com a mesa de debate “As fontes falam. Você escuta?”, e com os painéis “Diálogos com representantes dos movimentos negros e indígenas de Mato Grosso” e “Como evitar estereótipos e preconceitos na produção de conteúdos midiáticos”. Os temas serão debatidos e apresentados por renomados especialistas negros, ciganos e indígenas de Mato Grosso.
Haverá também um espaço para a apresentação de boas práticas de equidade racial na comunicação de Mato Grosso. O evento se encerrará com um sarau no quintal da Casa Cuiabana, com apresentações culturais, palco livre e bebidas grátis para os participantes.
O 1º Workshop de Equidade Racial de Mato Grosso “Vozes Negras de Mato Grosso: por uma Comunicação mais diversa” é uma realização da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-MT), do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Serviço
Workshop “Vozes Negras de Mato Grosso: por uma Comunicação mais diversa”
Data: sábado (23.11), das 8h às 18h
Onde: Centro Cultural Casa Cuiabana
Inscrições: https://linktr.ee/cojiramatogrosso
Mais informações: Instagram @cojiramatogrosso
E-mail: [email protected]
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Faccionado de alta periculosidade é preso pela Polícia Civil em Sinop
Um criminoso, de alta periculosidade, com extensa ficha criminal foi capturado pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (14.3), em ação realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop.
Identificado como integrante de facção criminosa, o foragido estava com mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal de Sinop.
O mandado de prisão preventiva foi decretado com base em investigação policial que apontou o envolvimento do criminoso no roubo de um veículo de um casal de idosos. Na ocasião, além de ter o automóvel subtraído, as vítimas foram amarradas e obrigadas a realizar transferência Pix no valor de R$ 15 mil.
O faccionado possui diversas passagens por envolvimento em crimes de tráfico de drogas, roubo de cargas e roubo com restrição de liberdade da vítima.
Após ter o mandado de prisão cumprido, o suspeito foi conduzido à delegacia para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Polícia Militar prende homem que agrediu companheira em Várzea Grande
Policiais militares do 4º Batalhão prenderam um homem, de 42 anos, por violência doméstica e lesão corporal, no final da manhã desta sexta-feira (14.3), em Várzea Grande. O suspeito foi preso em flagrante após agredir sua companheira, de 41 anos.
Por volta de 11h, a equipe do 4º BPM foi acionada para verificar uma ocorrência de violência doméstica. No endereço informado, localizado no centro da cidade, os policiais entraram em contato com a vítima, que afirmou que, sem saber o motivo, foi agredida fisicamente com chutes nas suas costas e socos em sua cabeça.
Ainda em depoimento aos militares, a mulher afirmou não ser a primeira vez que foi agredida pelo homem. Ela também se queixava de diversas dores pelo corpo decorrente das lesões sofridas.
Os policiais entraram na casa e conseguiram deter o agressor, que se encontrava em visível estado de embriaguez. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Central de Flagrantes de Várzea Grande para registro da ocorrência e demais providências.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região4 dias ago
Arimatéia pega 14 anos de prisão por participação em vandalismo em Brasília
-
Cáceres e Região7 dias ago
Pecuarista de Cáceres é destaque em reportagem que destacam as mulheres que impulsionam o setor produtivo em Mato Grosso
-
Cáceres e Região3 dias ago
Mulher chegada de área de garimpo em Angola na África é internada com malária no Hospital São Luiz em Cáceres
-
Destaque7 dias ago
Relatório da Polícia Civil aponta que 83% das vítimas de feminicídio em MT foram mortas no ambiente doméstico
-
Cáceres e Região7 dias ago
Homem é agredido com pedrada na cabeça durante roubo em Cáceres
-
Cáceres e Região2 dias ago
Agropecuária Grendene em Cáceres está sendo vendida ao empresário Júnior da Friboi
-
Cáceres e Região5 dias ago
Em Pontes e Lacerda homem é preso por importunação sexual após acariciar jovem de 15 anos dentro de loja
-
Cáceres e Região5 dias ago
Governador Mauro Mendes anuncia licitação da Orla de Cáceres em breve