Cáceres e Região

Campeões do futsal de Alto Araguaia masculino e feminino são recepcionados pelo prefeito

Published

on

 Com direito a faixa na entrada principal, as equipes campeãs do futsal masculino (categoria B) e futsal feminino (categoria A) da fase regional dos Jogos Escolares da Juventude em Paranatinga tiveram uma recepção em homenagem a conquista dos títulos. A rápida cerimônia ocorreu na manhã desta terça-feira (10) na Escola Arlinda Pessoa Morbek com a presença de diretores, professores, integrantes da secretaria municipal de Esportes, Turismo, Cultura e Lazer (SEMEL), vereador Marcos Aurélio da Silva, o Marquinhos (PR) e o prefeito Maia Neto (PR).

DSC_4515

Futsal masculino foi o campeão na categoria B e disputará estadual em Água Boa

Ineditamente, o município de Alto Araguaia assegurou três paras para a fase estadual, sendo duas com o futsal masculino (B) e feminino (A) com a Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbek e outra com o vôlei masculino categoria B, comandado pelo professor Júnior Barbosa, representado pela Escola Estadual Carlos Hugueney.

Os Jogos Escolares da Juventude (etapa regional) nas categorias A e B foram disputados na cidade de Paranatinga. A competição é uma realização da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), com o apoio do município sede. A competição foi disputada nas modalidades de handebol, basquete, vôlei e futsal.

Leia mais:   Prefeitura de Cáceres convoca 142 aprovados no seletivo da Educação

“É mais um ano que as equipes de Alto Araguaia participam dos Jogos Escolares da Juventude. Temos que elogiar o desempenho dos nossos atletas. Isso demonstra que as escolinhas de Alto Araguaia fazem um trabalho bastante comprometido, sério e com responsabilidade. Só temos que parabenizar os atletas e a equipe da SEMEL. Todos são de primeira. A prefeitura tem dado toda sustentação para as equipes fazerem a diferença. Temos uma atenção especial aos atletas e assim continuaremos. Parabéns a todos”, disse o prefeito.

DSC_4517

Já o futsal feminino categoria A vai a Campo Verde disputar o título na fase estadual

Aline Gonçalves é atleta do futsal feminino, equipe capitaneada pelo técnico Idelfonso Alves de Oliveira, o Pé de Bolo. Ela veio de Rondonópolis para Alto Araguaia por conta da estrutura oferecida pela prefeitura. “Os treinamentos são melhores. A estrutura é melhor e porque o professor é melhor. Tinha certeza que me sairia melhor aqui do que lá [Rondonópolis]. Colocamos em prática tudo o que o professor nos ensinou. Quero agradecer a ele pelo que tem feito pela gente e pela atenção nos treinamentos”, disse.

Leia mais:   PROTEÇÃO DA FAUNA - Sema devolve à natureza tamanduá-bandeira resgatado em setembro de 2024

Já Higor Ribeiro é atleta da equipe campeã do futsal masculino e não escondeu a felicidade de representar Alto Araguaia e a Escola Arlinda Pessoa Morbek na fase regional do Jogos Escolares da Juventude. “É muita satisfação. Não tínhamos esperança, mas o professor Herasmo nos passou que tínhamos condições e que éramos capazes. Fomos a final e vencemos o time da casa. É uma felicidade imensa”, destacou.

Com os títulos regionais, as equipes de Alto Araguaia agora concentram esforços na preparação para a fase estadual que será disputada nas cidades de Campo Verde e Água Boa pelas categoria A e B, respectivamente.

Desafio

Depois da conquista dos títulos da fase regional, o futsal masculino e feminino de Alto Araguaia vão se encarar em um desafio. A equipe campeã em 2015, da qual as atletas ultrapassaram a idade limite para compor seleção escolar, enfrentará a equipe campeã em 2016 na categoria A. A equipe vencedora dessa partida jogará contra o futsal masculino categoria B. O desafio provavelmente será disputado durante a Taça Araguaia deste ano.

Por Marcos Cardial

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Polícia Civil prende integrantes de facções criminosas flagrados com armas e munições em Barra do Bugres

Published

on

Assessoria | Polícia Civil-MT

Quatro integrantes de facções criminosas flagrados em posse de armas e munições foram presos em flagrante pela Polícia Civil, na noite de terça-feira (21.1), durante a Operação Desarme, deflagrada pela Delegacia de Barra do Bugres e Delegacia Regional de Tangará da Serra.

Os suspeitos- três homens e uma mulher-, foram autuados em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. A operação, coordenada pelos delegados Igor Sasaki, de Tangará da Serra, e Fernando Albuquerque, de Barra do Bugres, resultou ainda na apreensão de quatro armas de fogo e dezenas de munições.

Durante investigações sobre homicídios em Barra do Bugres e região, os policiais realizavam monitoramento de suspeitos, quando notaram que um dos investigados estava com uma  arma de fogo na cintura no momento em que entrava em uma residência.

Diante das evidências, os policiais realizaram a abordagem do suspeito e da mulher que estavam na casa, sendo apreendidas com eles duas armas de fogo (dois revólveres calibre 38). Questionados, eles confessaram estar associados a um terceiro suspeito que foi preso em seguida em uma quitinete nas proximidades, em posse de diversas munições calibre 32.

      Em continuidade aos trabalhos, os policiais receberam informações sobre dois homens que estavam em posse de uma pistola e um revólver em uma casa no bairro Maracanã, em Barra do Bugres. 

Com base nas informações, os policiais foram até o local, porém ao perceber a aproximação da equipe, um dos suspeitos sacou o revólver dando início a uma troca de tiros. O suspeito conseguiu fugir, porém, durante a fuga deixou cair a arma.

Leia mais:   Acidente entre carreta e carro de passeio próximo à Sadia resulta na morte de médica cacerense

Nos fundos da residência, os policiais encontraram o quarto suspeito, que foi flagrado em posse de uma pistola. Na casa também foram encontradas munições calibre 38 e 380.

As armas e munições foram apreendidas e os quatro suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Barra do Bugres, onde após serem interrogados foram autuados em flagrante, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Mato Grosso recebe 83,7 mil testes rápidos para diagnóstico da dengue

Published

on

Assessoria

O Ministério da Saúde vai distribuir 83,7 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue em Mato Grosso, como parte de um total de 6,5 milhões que serão enviados para todo o país. É a primeira vez que a pasta envia esse tipo de teste para detectar a dengue. A iniciativa vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais.

O investimento soma mais de R$ 17,3 milhões. A distribuição vai começar na próxima semana e os gestores estaduais serão orientados por meio de uma nota técnica com critérios de uso.

Do total, serão distribuídos 4,5 milhões de testes na primeira remessa. Os dois milhões de testes restantes serão utilizados como estoque estratégico para atender as localidades que possam apresentar acréscimo no número de casos e necessitem de uma resposta rápida no diagnóstico. O processo de aquisição dos testes rápidos foi iniciado em 2024.

O Sistema Único de Saúde (SUS) já possui outros dois tipos de testes para identificação da dengue: o biologia molecular e o sorológico, ambos disponíveis nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen).

Leia mais:   PROTEÇÃO DA FAUNA - Sema devolve à natureza tamanduá-bandeira resgatado em setembro de 2024

Com o anúncio do Ministério da Saúde, a população passa a contar com uma terceira opção, que é o teste rápido, capaz de detectar a presença do vírus da dengue, mas sem identificar o sorotipo. Esses testes estarão disponíveis na rede pública, como Unidades Básicas de Saúde, conforme a distribuição da gestão local.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, explica que o teste é uma ferramenta para ampliar a assistência na rede de atendimento local. “Não podemos esquecer a importância da manutenção da coleta das amostras para a vigilância epidemiológica, uma vez que o teste rápido não diferencia os sorotipos da dengue e nem outras arboviroses, como zika e chikungunya”, acrescenta.

Avanço no diagnóstico laboratorial

Outro avanço significativo foi a ampliação do diagnóstico da dengue na rede de laboratórios, com aumento de 76,4% nos diagnósticos de 2024 em comparação com 2023. Em 2023, foram realizados 778.422 diagnósticos de dengue, enquanto em 2024 esse número subiu para 1.373.536.

A secretária Ethel Maciel reforça que o uso dos testes rápidos será complementar às estratégias já existentes para controle do vetor, além da vacinação, e destaca a necessidade de os municípios seguirem os protocolos de coleta e envio de amostras para análise laboratorial, “fundamental para saber onde há maior circulação de cada sorotipo do vírus”.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana