Mato Grosso

Câmeras de reconhecimento facial do Vigia Mais MT auxiliam em 10 prisões em Chapada dos Guimarães

Published

on

A tecnológica de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, empregada como parte da operação de segurança realizada em Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá) durante as festividades de final de ano, auxiliou na localização e prisão de 10 pessoas com mandados de prisão em abertos.

De acordo com o balanço do 1º Comando Regional da Polícia Militar, divulgado nesta quarta-feira (02.01), as 10 prisões foram feitas entre os dias 27 e 31 de dezembro. Todas são de pessoas do sexo masculino, com idade entre 30 e 45 anos.

Dos mandados cumpridos, três pessoas tinham prisão decretada por dívida com pensão alimentícia. As outras sete pessoas tinham mandados por crimes de homicídio, tráfico de droga, roubo, furto, falsificação de papel moeda, furto associado à falsificação de identidade e embriaguez ao volante associada à ofensa física.

De acordo com a comandante da Companhia de Polícia Militar de Chapada dos Guimarães, tenente-coronel Valéria Fleck, a câmera com reconhecimento facial foi instalada de forma estratégica, na entrada do local de shows. Ao capturar a imagem e apontar a suspeita da existência de mandado de prisão, a informação foi enviada automaticamente ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Cuiabá, dando início, assim, aos procedimentos de checagem para confirmação e prisão dos suspeitos.

Leia mais:   Mais de 70 profissionais concluem especializações na Escola de Saúde Pública em 2024

A checagem ocorreu em duas etapas, antes da aproximação e abordagem dos policiais ao suspeito. Além de confirmar e validar a identidade, como o nome, a data de nascimento, a paternidade, entre outros dados, consulta-se o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Somente após a adoção dessas medidas as equipes locais realizaram a prisão.

Das 10 prisões, três ocorreram na noite de 27, uma na noite do dia 28, duas na noite de 29, uma na noite do dia 30 e três no réveillon. Todos os presos foram entregues à Delegacia da Polícia Judiciária Civil para outros procedimentos legais.

Tranquilidade

Durante as festividades de final de ano, as equipes da companhia local de Polícia Militar, com reforço de policiais dos Batalhões Rotam, Ambiental e 24ºBPM, Força Tática e Ciopaer, garantiram a tranquilidade àqueles que escolheram Chapada dos Guimarães para descansar ou assistir aos shows do “Réveillon nas Alturas”.

Na noite do dia 27, uma equipe da Rotam prendeu em flagrante um homem que tentava furtar uma caminhonete Hilux. O homem, com passagens criminais por homicídio, roubo, furto e receptação, seria integrante de uma facção especializada em furto e roubo de veículos. As investigações prosseguem na Polícia Civil.

Leia mais:   Programação de janeiro do Museu de História Natural tem oficinas de fotografia bordada e desenho

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Setasc e Sema realizam cadastro do Repesca para pescadores em Barão de Melgaço nesta quinta-feira (09)

Published

on

As Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e de Meio Ambiente (Sema) realizam, nesta quinta-feira (09.11), em Barão de Melgaço, o cadastramento de pescadores artesanais de Mato Grosso no Registro Estadual de Pescadores Profissionais (Repesca). A ação conta com parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O sistema virtual de cadastramento obrigatório garante acesso ao auxílio financeiro para pescadores artesanais, conforme a Lei Estadual nº 12.197/2023, conhecida como Lei do Transporte Zero.

Além do cadastramento, a ação também deverá orientar pescadores e contribuir com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município sobre todos os detalhes do programa. Serão abordados o funcionamento do programa, seus prazos e as formas de pagamento do auxílio financeiro.

Para facilitar o acesso de todos, o cadastramento será realizado no local, com apoio de computadores e equipe técnica da Setasc.

Serviço
Ação de Cadastramento e Informações sobre o Programa Repesca

Data e Hora: Quinta-feira (09.11), às 9h
Local: Colônia Z5 – R. Augusto Leverger, 837 – Bairro Chacororé, Barão de Melgaço

Leia mais:   Mais de 70 profissionais concluem especializações na Escola de Saúde Pública em 2024

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Politec de Juína procura por familiares de homem encontrado morto em auto posto

Published

on

A Gerência Regional da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Juína procura por familiares de um homem identificado como Antônio Roge da Silva, de 57 anos, para a liberação do corpo.

Antonio é natural de Naviraí, Mato Grosso do Sul, e filho de Manoel Roge da Silva e Maria Aparecida de Souza. Ele foi encontrado morto no pátio de um auto posto em Novo Horizonte do Norte no dia 22 de dezembro.

Para a liberação do corpo, a família deve procurar a Gerência Regional da Politec de Juína, localizada na avenida Ulisses Guimarães, esquina com a Rua Cuiabá, SN – Rotatória Módulo 5 (ao lado do CISC).

O contato para informações é (66) 3566-1896 / (66) 98136-5482.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:   Suspeito de ameaças contra esposa é preso pela PM com arsenal de armas em Vera
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana