conecte-se conosco


Cáceres e Região

Câmara aprova indicação que busca universalizar o acesso a absorventes e derrubar tabus sobre a menstruação

Publicado

Assessoria

Foi aprovada por todos os vereadores na Sessão Ordinária de segunda-feira (8), na Câmara Municipal de Cáceres, uma indicação sugerindo a criação da Política Pública “Menstruação Sem Tabu”, visando conscientizar sobre a menstruação e universalizar o acesso a absorventes higiênicos no âmbito do município.

De autoria da vereadora Mazéh Silva, a proposição endereçada ao Executivo Municipal ressalta a grande quantidade de pessoas que não têm acesso a saneamento básico e a protetores menstruais, como os absorventes descartáveis. Isso leva mulheres e homens trans a recorrerem a métodos inseguros para coleta da menstruação, como papel higiênico, folhas de jornal, folhas de árvore ou até miolos de pão.

No caso de adolescentes, a falta de acesso a estes itens de saúde faz com que corram riscos, parem de ir à escola e tenham suas possibilidades de desenvolvimento limitadas. Muitos abandonam as escolas ou faltam a semana toda quando é chegado seu período menstrual.

Para viabilizar o programa ‘Menstruação sem Tabu’, a vereadora indica que o absorvente higiênico deve ser classificado como um “bem essencial”, e, junto a sabonete, creme dental e álcool em gel, passe a ser incluído como “componente obrigatório” das cestas básicas no Município.

Leia mais:   Justiça decreta prisão preventiva de PM e mais dois comparsas

Em sua indicação, Mazéh sugere que o programa ‘Menstruação sem Tabu’ aborde:

– o desenvolvimento de programas, ações e articulação entre órgãos públicos, sociedade civil e iniciativa privada que visem ao desenvolvimento do pensamento livre de preconceito em torno da menstruação;

– o incentivo a palestras, cursos, distribuição de cartilhas e folhetos explicativo em todas as escolas a partir do 5º ano do ensino fundamental, abordando a menstruação como um processo natural do corpo, combatendo o preconceito em torno do assunto;

– realização de pesquisas para aferição dos lares nos quais as pessoas não têm acesso a absorventes higiênicos, e também mulheres em situação de rua, visando direcionar e aperfeiçoar ações governamentais;

– o incentivo e fomento à criação de cooperativas, microempreendedores individuais e pequenas empresas que fabriquem absorventes higiênicos de baixo custo, preferencialmente não poluentes;

– a disponibilização e distribuição gratuita de absorventes e produtos de higiene pessoal, pelo Poder Executivo (por meio de aquisição por compra, doação ou outras formas, mediante parcerias com a iniciativa privada ou organizações não governamentais) para famílias em situação de extrema pobreza, pessoas em situação de rua, pessoas em situação vulnerável acolhidas em unidades e abrigos do município, e estudantes a partir do 5º ano do ensino fundamental da rede pública.

Leia mais:   Instituto Cometa e parceiros realizam plantio de mudas de árvores nativas nas margens do rio Paraguai
Comentários Facebook

Cáceres e Região

Jovem de 18 anos morre durante racha de moto em Poconé

Publicado

Da Redação

     Um jovem de 18 anos, identificado como José Flávio Germano dos Santos Lira, morreu durante racha entre motocicletas, na manhã de domingo (28), no distrito de Chumbo, em Poconé (104 km ao sul de Cuiabá).

De acordo com informações do boletim de ocorrência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgencia (Samu) acionou a Polícia Militar, relatando que havia uma vítima no local.

Conforme testemunhas, o jovem estava disputando racha com uma motocicleta na MT-451, conhecida como rodovia Adalto Leite. Porém, ele perdeu o controle da direção e acabou caindo fora da pista.

Por conta da velocidade, José não resistiu e morreu na hora. Uma enfermeira do Samu constatou o óbito. A Polícia Civil apura o caso.

Comentários Facebook
Leia mais:   Xô Raiva Prefeitura comemora meta atingida de imunização antirrábica no munícipio de Cáceres
Continue lendo

Cáceres e Região

Instituto Cometa e parceiros realizam plantio de mudas de árvores nativas nas margens do rio Paraguai

Publicado

Assessoria

O Instituto Cometa e parceiros através do Projeto Florestar, realizam ontem 25/11, a plantação de mudas nas margens do rio Paraguai, principalmente nas áreas afetadas pelas queimadas, e doação de mudas para as comunidades ribeirinhas. foram realizada o plantio de 800 mudas.

Estiveram presentes participando das ações de recuperação das matas ciliares e ações de educação ambiental para 20 alunos das escolas municipais Tancredo Neves e Escola Duque de Caxias.

Contamos com a parceria da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, da Secretaria de Meio Ambiente do Município, Secretaria Municipal Educação, que deram todo o suporte para a concretização da ação.
Foi possível contar com o apoio de voluntários do grupo cometa, monitores e estagiários do curso de Biologia da Unemat.

O apoio dos parceiros foi muito importante para a realização das atividades e ter um resultado gratificante, foram plantadas ao todo 800 mudas, sendo elas de ipê roxo, ipê Branco, genipapo, Jacarandá mimoso e aroeira.

Comentários Facebook
Leia mais:   Novembro Azul: Hospital São Luiz promove palestra educativa sobre saúde do homem
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana