Estadual

Calendário 2021 – Governo de MT divulga datas e opções de pagamento do IPVA neste ano

Published

on

Com o objetivo de minimizar os impactos financeiros provocados pela pandemia da Covid-19 o Governo de Mato Grosso prorrogou novamente o vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021, com os pagamento começando somente no segundo semestre do ano. Para orientar os contribuintes, a Secretaria de Fazenda explica como ficaram as novas datas e as formas de pagamento do imposto.

Para veículos com placas finais 1, 2, 3 e 4 o vencimento do IPVA foi adiado para o mês de julho e para as placas 5, 6 e 7 para o mês de agosto. Já as placas com finais 8, 9 e 0 tiveram a cobrança postergada para o mês de setembro. Essa é a segunda vez que o Poder Executivo altera o calendário do IPVA 2021. O calendário original, que previa o vencimento a partir de janeiro deste ano, já havia sido prorrogado para março.

De acordo com a Sefaz, órgão responsável pelo lançamento e cobrança do IPVA, a medida alterou apenas as datas de vencimento do imposto. Ou seja, os descontos de 5% e 3% para os pagamentos à vista foram mantidos, assim como o parcelamento em até seis vezes, desde que o vencimento da última parcela não ultrapasse o ano de referência.

O superintendente de Consultoria Tributária e Outras Receitas, José Elson, explica que em caso de parcelamento é aplicado um valor mínimo por parcela de uma Unidade Padrão Fiscal (UPF/MT), que equivale a R$ 188,70 no mês de março. “O IPVA que vence em 2021 e os débitos já vencidos podem ser parcelados em até 6 parcelas, dependendo do final da placa. As parcelas que vencem em 2021 têm o limite de 1 UPF por parcela e os débitos antigos têm o limite de 25% da UPF por parcela”.

Nos casos em que o contribuinte já tiver quitado alguma parcela, o saldo remanescente pode ser reparcelado dentro das novas datas de vencimento. Também é possível manter a programação inicial das parcelas que são geradas nos meses subsequentes ao mês em que o parcelamento foi realizado.

“Quem já tinha pago, o sistema já reconheceu o pagamento, então não tem nenhum problema. O contribuinte só vai dar continuidade nas outras parcelas. Ele pode dar continuidade do jeito que estava programado, ou ele pode refazer esse parcelamento do seu saldo residual já dentro das novas datas de pagamento”, explica José Elson.

O Sistema do IPVA já foi atualizado e as novas datas de vencimento do tributo estão disponíveis. Caso o contribuinte tenha dificuldade ou encontre alguma inconsistência na hora de gerar e imprimir os boletos, a Sefaz orienta que entre em contato pelos canais de atendimento virtuais informando todos os dados necessários como placa do veículo, chassi ou Renavan.

O contato deve ser feito pelo Sefaz para Você, disponível no site da secretaria, ou pelo e-mail da Agência Fazendária do domicilio tributário do contribuinte (confira a lista).

Comentários Facebook

Estadual

Sinfra informa que irá realizar interrupções de trânsito no Portão do Inferno na próxima terça-feira (14.05)

Published

on

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que irá realizar interrupções totais, de forma temporária, no trecho do Portão do Inferno na MT-251 na próxima terça-feira (14.05).

As interrupções são necessárias para operar equipamentos de topografia de alta precisão.

Por solicitação da empresa contratada para realizar as obras no local, o bloqueio será realizado nos dois sentidos da pista por um período de 20 minutos a cada hora. A previsão é que os trabalhos sejam realizados entre às 07h e às 18h.

Desta forma, a Sinfra-MT reforça que o trânsito não estará totalmente bloqueado na próxima terça-feira (14), mas que o tempo de espera nos pontos de parada pode durar entre 20 e 60 minutos, a depender do momento da passagem.

Em todos os outros dias o trânsito seguirá operando diretamente no esquema de pare e siga.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Educação

Estudantes da rede estadual serão premiados pelo bom desempenho na Olimpíada de Matemática

Published

on

A entrega das medalhas aos estudantes da rede estadual de ensino vencedores da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2023 será no dia 24 de maio, às 14h, no auditório da Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia (FAET), localizado no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

Na premiação regional, os estudantes de escolas estaduais garantiram 25 medalhas de ouro, 75 de prata e 225 de bronze. Já na premiação nacional a rede estadual de ensino conquistou 04 medalhas de ouro, 14 de prata e 47 de bronze.

O coordenador regional do evento em Mato Grosso, professor André Krindges, disse que a OBMEP é um grande caça-talentos e abre portas para outros subprojetos nas escolas a partir da olimpíada. Prova disso, segundo ele, é o número de estudantes medalhistas.

A 18ª OBMEP ocorreu durante o ano letivo de 2023 em duas fases, sendo a primeira com a aplicação de prova objetiva de 20 questões. Já a segunda etapa, realizada com os classificados da primeira fase, contou com uma prova discursiva de seis alternativas. As provas foram elaboradas de acordo com o grau de escolaridade dos concorrentes: nível 1 (6º e 7º ano), nível 2 (8º e 9º ano) e nível 3 (ensino médio).

Os estudantes que obtiveram os melhores desempenhos na maior competição científica do país serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. A organização do evento também vai contemplar com bolsa de estudos os que obtiveram os melhores desempenhos.

Os professores também receberão premiação e as escolas participantes serão agraciadas a partir do desempenho de seus estudantes no evento. As escolas premiadas receberão um kit para exibição audiovisual e livros para a composição de uma biblioteca básica em Matemática e Ciências.

Posteriormente, os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. O programa é destinado aos premiados e será realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país.

A finalidade da olímpiada é despertar nos estudantes o interesse pela matemática e pela Ciência em geral. Por outro lado, a OBMEP descobre talentos em matemática, contribuir para estimular o aprendizado, além de promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

O evento

A olimpíada é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Em Mato Grosso, o evento tem o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Clique AQUI para conferir a lista com os medalhistas regionais.
Clique AQUI para conferir os medalhistas de Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana