Cáceres e Região
Cáceres apresenta dia 13/11 em Cuiabá as ações e desafios de enfrentamento da crise hídrica e combate de incêndios
O município de Cáceres, severamente impactado pelas mudanças climáticas, enfrentou uma das maiores crises hídricas de sua história, com a ausência de chuvas por mais de 120 dias. Os incêndios florestais e urbanos devastaram propriedades rurais e ameaçaram biomas essenciais, como o Pantanal, o Cerrado e áreas da Amazônia Legal.
Diante desse cenário alarmante, a Prefeitura de Cáceres criou o Gabinete de Crise, um comitê formado por Bombeiros Militares, Exército Brasileiro, INDEA, EMPAER, FAMATO, ACRIMAT, SENAR, Sindicato Rural, produtores rurais, Defesa Civil, brigadistas e voluntários. Sob o comando do Major Bombeiro Militar Leandro Jorge de Souza Alves, o grupo atuou no combate aos focos de calor e na contenção dos incêndios.
O prefeito em exercício, Dr. Odenilson Silva, destacou a gravidade da situação. “Estamos vivendo um momento crítico. A estiagem prolongada não afetou apenas a agricultura e a pecuária, mas também prejudicou o meio ambiente e a vida das pessoas. É fundamental que todos estejam unidos nesse esforço para minimizar os danos e buscar soluções sustentáveis”, reiterou.
Para apresentar as ações desenvolvidas e os impactos econômicos e ambientais da crise, a Prefeitura realizará uma reunião institucional em Cuiabá no próximo dia 13 de novembro, às 14 horas, no auditório da FAMATO. O evento será aberto à imprensa, órgãos governamentais, organizações não governamentais e instituições parceiras.
O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jeremias Pereira Leite, ressaltou a importância da colaboração entre os diversos setores: “A união de esforços é essencial. Estamos mobilizando todos os recursos disponíveis para enfrentar essa crise. Precisamos da ajuda de todos – governo, sociedade civil e setor privado – para superar esse desafio e proteger nosso patrimônio natural”, conclamou Jeremias.
O Major Leandro, à frente das operações de combate aos incêndios, reforçou a necessidade de conscientização e prevenção. “A atuação do Gabinete de Crise é fundamental, mas é imprescindível que a população também colabore. A prevenção e o cuidado com o meio ambiente devem ser uma prioridade para todos. Estamos aqui para combater o fogo, mas a educação ambiental pode fazer toda a diferença”, ressaltou.
A Prefeitura reitera que a reunião do dia 13 será uma oportunidade para apresentar números e resultados das ações já realizadas, além de discutir estratégias para o futuro.
Esdras Crepaldi/Assessoria
Cáceres e Região
Eleitos em Cáceres serão diplomados nesta sexta-feira
Assessoria
A diplomação dos candidatos eleitos nas Eleições 2024 para o município de Cáceres será realizada na próxima sexta-feira (13). segundo informações prestadas pela coordenadora do cartório eleitoral da 6ª eleitoral, Daniele Cavalcante Dias. A cerimônia terá inicio as 17h, no Plenário do Júri do Fórum de Cáceres.
A coordenação dos trabalhos será feita pela 6ª Zona Eleitoral, através do juiz, José Eduardo Mario, que foi o responsável pela condução das eleições do dia 06 de outubro deste ano. A realização da solenidade, terá o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
“A diplomação é a validação oficial dos resultados das urnas e a legitimação dos novos mandatos. Este momento solene marca o ápice das Eleições de 2024, uma vez que, a partir da diplomação, os candidatos eleitos recebem a autorização formal da Justiça Eleitoral para assumir os cargos que lhes foram confiados pela população. É uma ocasião que celebra a democracia, o compromisso com o bem-estar coletivo e a responsabilidade no serviço público”, ressaltou a juíz eleitoral da 6ª ZE.
Na cerimônia, receberão seus diplomas a prefeita reeleita de Cáceres, Eliene Libertado Dias (PSB), o vice-prefeito eleito, vereador Luiz Landim (União Brasil),além dos 15 vereadores(as) que foram eleitos. Vale ressaltar que a posse dos eleitos está prevista para acontecer em janeiro na Câmara Municipal de Vereadores.
SERVIÇO:
Evento: Diplomação dos eleitos (as)
Local: Plenário do Fórum de Cáceres
Dia: Sexta-feira (13)
Horário: As 17h
Cáceres e Região
Forças policiais de MT apreenderam mais de 13 mil armas de fogo ilegais entre 2019 e 2024
Fabiana Mendes | Sesp-MT
As forças de segurança pública de Mato Grosso retiraram 13.097 armas de fogo ilegais de circulação entre 2019 e novembro de 2024, conforme dados do Observatório da Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Apenas neste ano, foram apreendidas 2.170 armas, número que já supera em 4% o total registrado em 2023, quando 2.072 armas foram apreendidas.
As apreensões foram realizadas em ocorrências das Polícias Militar e Civil contra o tráfico de drogas, organizações criminosas e entre outras ações.
Do total apreendido, 5.239 eram carabinas, espingardas, rifles ou garruchas. Além disso, foram retirados de circulação 67 fuzis, 32 submetralhadoras, 2.527 pistolas e 5.135 revólveres. Outras 97 armas foram classificadas como não identificadas.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou que o aumento na apreensão de armas de fogo é reflexo dos investimentos realizados pelo Governo do Estado.
“Os investimentos foram essenciais e os dados refletem isso. São mais armas retiradas das mãos de criminosos graças ao trabalho dos nossos profissionais das Polícias Militar e Civil. O trabalho integrado, com cada instituição contribuindo dentro de sua expertise, é uma ferramenta essencial no combate à criminalidade”, disse.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Fernando Carneiro Tinoco, destacou que a instituição tem intensificado operações em todo o estado, com foco na retirada de armas de fogo ilegais de circulação.
“A Polícia Militar tem realizado operações em todo o estado com o objetivo de garantir a ordem pública. A retirada de armas de fogo é uma das nossas principais estratégias, pois enfraquece as organizações criminosas e contribui para a redução de crimes como roubos e homicídios, que impactam diretamente a sensação de segurança da população”, afirmou o coronel.
“Sem recursos financeiros, as organizações criminosas ficam limitadas na aquisição de armamentos. Por isso, o planejamento estratégico é essencial, principalmente com ações que impeçam o acesso a armas de fogo ilegais e retirem de circulação aquelas que já estão nas mãos de criminosos”, explicou o delegado.
-
Destaque6 dias ago
Forças Armadas publicam regras sobre alistamento militar feminino obrigatório
-
Cáceres e Região5 dias ago
Em Cáceres – Revenda clandestina de gás de cozinha se alastra colocando em risco a população
-
Cáceres e Região6 dias ago
AÇÃO NA FRONTEIRA – Forças de segurança apreendem 113 tabletes de cocaína em veículo; prejuízo ao crime é de R$ 2,2 milhões
-
Cáceres e Região6 dias ago
Caravana de Natal da Coca-Cola estará em Cáceres na sexta-feira
-
Cáceres e Região3 dias ago
Desde a pandemia – PF desarticula esquema de fraude que desviou verba do SUS no Hospital Regional de Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Prefeita de Cáceres reforça preocupação com crise hídrica e alerta para conscientização ambiental
-
Cáceres e Região4 dias ago
Servidores terceirizados da empresa Bem Estar que prestam serviços a Autarquia Águas do Pantanal em Cáceres, cruzam os braços
-
Destaque4 dias ago
Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-Sena morre 24 dias após retirar prêmio em Cuiabá