As probabilidades apontavam para uma repetição do time que venceu o Coritiba no último domingo diante do Palmeiras, na quinta-feira. Mas uma mudança inesperada precisará ser feita. E vai afetar diretamente o setor que carrega o recorde do Grêmio neste Brasileirão. Sem Marcelo Grohe, convocado para a Copa América, Bruno Grassi assume o gol gremista com o desafio de manter a meta sem ser vazada. Ainda irá igualar o número de partidas que teve em 2015.
LEIA MAIS
> Wallace é apresentado: “Projeto novo”
> “Namoro antigo”, Negueba é sondado
> Pedro Rocha e Wallace Oliveira são baixas
Grohe foi chamado por Dunga para a vaga de Ederson, cortado por lesão, na terça-feira. Partiu imediatamente para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde irá se integrar ao time brasileiro. Como consequência, deixou sua vaga para Bruno Grassi, que novamente substituirá o titular.
Bruno Grassi será titular gremista na quinta (Foto: Eduardo Moura / GloboEsporte.com)
Desta vez, porém, com um peso maior. O Grêmio é a única equipe da história dos pontos corridos a passar as quatro primeiras rodadas do Brasileirão sem sofrer gols. Tem a chance de ampliar o recorde na partida no Pacaembu. A única mudança na equipe deve ser justamente a entrada de Bruno Grassi na meta.
– O Grêmio é o primeiro time no Campeonato Brasileiro por pontos corridos a terminar as quatro primeiras rodadas sem sofrer nenhum gol. Isso é fruto de muito trabalho e dedicação, parabéns a todo o grupo, vamos em frente – postou o novo titular em sua página no Instagram.
O Tricolor empatou em 0 a 0 na estreia com o Corinthians e venceu Flamengo, Atlético-MG e Coritiba sem ser vazado. Soma 10 pontos em 12 disputados, com um início melhor que o do Timão, campeão em 2015, como mostrou o GloboEsporte.com. Portanto, não só Grassi terá de manter o nível de Grohe, mas todo o time precisa repetir a dedicação na marcação.
Wallace valorizou dedicação do time inteiro para manter defesa sem sofrer gols (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
– É um mérito não só dos defensores, mas de todo o sistema. No Brasil, temos a ideia de achar que a defesa são dois jogadores. É um time todo, só no nosso país que temos a ideia que é formado por dois jogadores. Os meias têm se disposto a marcar, facilita o trabalho de toda a defesa – avaliou o zagueiro Wallace em sua apresentação no Grêmio.
Aos 29 anos, Bruno Grassi chegou ao Tricolor como um dos destaques do Gauchão do ano passado. Demorou, porém, para ganhar uma chance. Mesmo com as convocações de Grohe, era Tiago, hoje afastado e treinando no CT das categorias de base, a opção de Roger. Após sucessivas falhas, Grassi ganhou chance.
Foram cinco jogos no Brasileirão de 2015: derrotas para São Paulo e Chapecoense, na Arena, e vitórias sobre Santos, Atlético-MG e Joinville. Sofreu seis gols nas oportunidades que teve. Em 2016, contabiliza quatro partidas, todas pelo Gauchão. Vazou quatro vezes. Em seis meses, terá o mesmo número de chances que com a camisa gremista na temporada passada. Depois de rodar muito pelo interior gaúcho, ganhou oportunidade de defender um clube grande pelas apresentações com o Cruzeiro-RS.
Atualmente, Grassi conta com uma sombra – que não é tão sombra assim. Douglas foi contratado junto ao Corinthians para ser o terceiro goleiro gremista. Mostrou bom rendimento nos treinamentos e ganhou espaço. Mas lesionou-se e cumpre rotina de volta aos trabalhos. Na terça-feira, esteve no campo, fez exercícios específicos com o preparador Rogério Godoy e voltou ao vestiário.
Grassi conversa com Rogerião, preparador de goleiro (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
>> PALMEIRAS X GRÊMIO
Local: Pacaembu
Data e horário: quinta-feira, às 21h (horário de Brasília).
Escalação provável: Bruno Grassi; Edílson, Pedro Geromel, Bressan (Wallace) e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas e Everton; Luan.
Desfalques: Marcelo Grohe, Miller Bolaños, Marcelo Oliveira, Henrique Almeida, Fred, Moisés, Wesley, Wallace Oliveira e Pedro Rocha.
Transmissão: SporTV (menos SP) e Premiere (com Milton Leite e Belletti).
Arbitragem: Marielson Alves Silva (BA), auxiliado por Rodrigo F. Henrique Correa (RJ) e Ivan Carlos Bohn (PR).
Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs
Fonte: Globo Esporte