A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (22), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que, em 2021, 51,1% da população brasileira era do sexo feminino. O dado representa 4,8 milhões de mulheres a mais que homens no país.
O trabalho aponta a existência de 108,7 milhões de mulheres e 103,9 milhões de homens, em um contingente populacional de 212,6 milhões de pessoas. A participação feminina na população é superior à masculina desde o início da série histórica, em 2012.
Segundo o IBGE, há 95,6 homens para cada 100 mulheres no Brasil. Uma lógica que se reproduz em quase todas as regiões do país. Apenas no Norte a lógica é diferente: há 102,3 homens a cada 100 mulheres.
“Nos grupos de idade de 0 a 4 anos e de 5 a 9 anos é observada uma razão de sexo (população masculina em relação à população feminina) mais elevada quando comparados aos demais grupos etários, sendo, respectivamente, de 104,8 e 104,7 homens para cada 100 mulheres nesses grupos”, diz um trecho do relatório da pesquisa.
No entanto, o órgão ressalta que, como a mortalidade dos homens é maior em cada uma das faixas etárias, a razão de sexo tende a reduzir com o aumento da idade.
“No grupo etário de 25 a 29 anos, o contingente de homens e de mulheres era similar, correspondendo, cada um, a 4,0% da população total. A partir dos 30 anos, o percentual de mulheres era superior ao dos homens em todos os grupos de idade, sendo a proporção de 26,6% e 29,5%, respectivamente, de homens e mulheres”, explica a pesquisa.
Entre os idosos, também há uma concentração maior de mulheres. Segundo o IBGE, a razão de sexo calculada para as pessoas a partir dos 60 anos é de aproximadamente 78,8 homens para cada 100 mulheres. Em relação à população a partir dos 70 anos, a razão é ainda menor. São 71,8 homens para cada 100 mulheres.
Segundo o instituto, a explicação para o fenômeno é o fato de a expectativa de vida entre as mulheres ser maior.
Fonte:

Cáceres e Região
Cáceres no Mato-grossense Feminino: FMF divulga regulamento e tabela detalhada da competição
Cáceres no Mato-grossense Feminino: FMF divulga regulamento e tabela detalhada da competição
Por: Olhar Esportivo
A Federação Matogrossense de Futebol divulgou nesta semana o regulamento e a tabela básica do Campeonato Mato-grossense de Futebol Feminino – Edição 2022.
Segundo a FMF, sete clubes estarão na disputa pelo título da temporada: Ação, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Mixto, Nova Mutum e Operário Várzea-grandense.
A 1ª fase da competição será disputada em turno único entre as sete equipes, classificando as duas primeiras colocadas para as finais (jogos de ida e volta).
A abertura será no próximo dia 20 de agosto. O Nova Mutum folgará na rodada.
O campeão será o representante de Mato Grosso no Brasileirão Feminino da Série A3, em 2023.
Confira a 1ª rodada:
Campo Novo x Ação – Sábado (20), às 16h / Estádio Ary Tomazelli
Cuiabá x Cáceres – Domingo (21), às 16h / CT Sesc Balneário
Mixto x Operário – Segunda-feira (22), às 19h / Estádio Presidente Dutra

Fonte: https://olharesportivo.com.br/mato-grossense-feminino-2022-fmf-divulga-regulamento-e-tabela-detalhada-da-competicao/
Cáceres e Região
Prefeitura lança a campanha Agosto Lilás “Cáceres por Elas”, que combate à violência contra mulher
Assessoria
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS, lançou a campanha “Agosto Lilás. Diversos parceiros integram as atividades. Com o tema “Cáceres por Elas”, a ação busca intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, que em 2022 completa 16 anos, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncias existentes.
A secretária de Assistência Social, Fabíola Campos, observou que o mês de agosto é nacionalmente marcado pela luta em alusão ao combate à violência contra a mulher. “ Precisamos combater à violência contra a mulher em todos os setores e locais. A campanha irá acontecer durante todo mês com diferentes mobilizações, todas levando mensagens e reflexões desta luta que não cessa”, ressaltou Fabíola.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, se juntou ao movimento e disse da importância desta campanha de conscientização, que visa, sobretudo, educar a população cacerense sobre este tema abominável, que é a violência contra a mulher. “Precisamos dar um fim na violência contra a mulher. Durante todo o mês de agosto diversas atividades serão desenvolvidas em Cáceres, pela prefeitura e parceiros”, noticiou Eliene.
Entre as principais atividades estão palestras, serviços sócioassistenciais, cidadania, assessoria jurídica, embelezamento, vitrine feminina, atividades físicas ao ar livre, jogos de beach tennis, cinema e um baile de encerramento com show da cantora Pamela Emanuelle.
A abertura da campanha acontece nesta quinta-feira (04/08) com o Projeto Mato Grosso tem Cor Lilás, na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, com o ônibus lilás, das 14 às 17h30, em uma parceria da prefeitura com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania.
Esdras Crepaldi / CCOM
-
Cáceres e Região7 dias ago
CORRIDA ELEITORAL : Advogado surpreende entre os mais cotados para a Câmara Federal
-
Cáceres e Região7 dias ago
Prefeitura lança a campanha Agosto Lilás “Cáceres por Elas”, que combate à violência contra mulher
-
Cáceres e Região7 dias ago
Governador sanciona lei que ‘flexibiliza’ o uso do Pantanal
-
Cáceres e Região6 dias ago
Corpo de homem em decomposição é achado as margens de rodovia em Cáceres
-
Cáceres e Região3 dias ago
Guerra de facções – Na fronteira que tem Cáceres como município polo saltou de 23 para 43 homicídios em 1 ano
-
Cáceres e Região3 dias ago
Em Cáceres: Homem que teve identidade usada tenta anular processo
-
Cáceres e Região4 dias ago
PSDB confirma Francis da Cometa candidato a deputado estadual
-
Cáceres e Região6 dias ago
Vanderlúcio Rodrigues é o único com raízes em Cáceres que pontua na pesquisa para deputado estadual