Destaque

Botão do Pânico já preservou a vida de 16 mil mulheres em MT

Published

on

Otmar de Oliveira

Desde que foi implementado, em junho de 2021, até início de dezembro de 2024, o “SOS Mulher Botão do Pânico Virtual” preservou a vida de mais de 16 mil mulheres vítimas de violência doméstica. Dados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso indicam que uma média de 12 mulheres solicitaram a ferramenta por dia. Do total de 16.048 pedidos de botão do pânico deferidos neste período, 1.622 mulheres tiveram que acionar a ferramenta de proteção por terem a vida ameaçada, correspondendo a 10% das vítimas. O quantitativo é apenas de quatro cidades onde o botão do pânico funciona.

Titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, a delegada Judá Maali Pinheiro Marcondes explica que o botão pânico é uma ferramenta digital criada pela Polícia Civil em parceria com a Secretaria de Segurança Pública. ‘É um dispositivo que viabiliza e traz uma segurança às mulheres. Toda mulher de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Cáceres que solicita a medida protetiva, tem direito ao botão do pânico’, enfatizou.

Leia mais:   Ufoturismo atrai caçadores de mistérios do Brasil e do mundo para Mato Grosso

A delegada complementa que, a partir do momento que a Justiça defere a medida protetiva com o botão do pânico, a mulher coloca uma senha dentro desse aplicativo, que funciona no celular. E quando ela se vê na situação de descumprimento de medidas, numa situação de perigo, ela pode acionar o botão do pânico, onde o chamado é integrado diretamente com o Ciosp. ‘Uma viatura é mandada imediatamente ao local e o agressor pode ser preso em flagrante delito. Se não conseguir prendê-lo, é dada toda a assistência mulher, levando a vítima até a delegacia para que ela registre a ocorrência de descumprimento. Além dessas quatro cidades que têm o botão do pânico é importante enfatizar que a mulher que tem a sua medida protetiva descumprida em qualquer lugar do Estado, pode ligar no 190’, destacou.

Judá finaliza orientando que a mulher, ao menor sinal de violência, deve procurar a delegacia e denunciar. ‘O que estamos observando é que boa parte dos feminicídios que ocorreram, o que prevaleceu foi o crime de violência psicológica. Esses pequenos sinais nós naturalizamos e acabamos romantizando, dizendo que é amor, que é cuidado, quando na verdade está se tratando de um crime grave de violência psicológica que pode culminar no feminicídio’, reforçou Judá Malli.

Leia mais:   Frente fria avança no Estado e Inmet emite alerta de queda de temperatura; Cáceres terá mínima de 15ºC na 4ª feira

 

Por: Aline Almeida

Comentários Facebook

Cáceres e Região

TRAGÉDIA – HOMEM SOFRE ATAQUE EPILÉTICO EM PESCARIA E MORRE AFOGADO DO RIO PARAGUAI EM CÁCERES

Published

on

Reprodução

Na tarde de ontem, (11), quarta-feira, por volta das 16:50Hs, a senhora Ivania Tomicha procurou a delegacia de polícia relatando aos investigadores plantonista na 1DP que no período da manhã, por volta das 11Hs, Emerson Luís Chaves Rosa, de 42 anos, estava pescando no barranco do rio no sítio campina, quando em dado momento sofreu um ataque epilético e caiu no rio e começou a se afogar, então, o seu irmão e seu pai, pularam no rio com objetivo de salvá-lo, mas, infelizmente não conseguira, onde Emerson afundou e desapareceu nas águas.

Diante da situação ela procurou a delegacia para comunicar o fato.

O corpo de bombeiros foi acionado e compareceu ao local para realizar as buscas, sendo que, no final da tarde o corpo de Emerson foi encontrado próximo de onde se afogou.

Emerson era morador de um sítio, próximo ao Posto Operacional da PRF na zona rural de Cáceres.

 

Por Ripa nos Malandros

Comentários Facebook
Leia mais:   Unemat é a única em MT a aprovar projeto em Edital do Ministério da Saúde
Continue Reading

Destaque

ALMT viabiliza R$ 3 milhões para construção de Estação de Tratamento de Água em Figueirópolis D’Oeste

Published

on

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio de articulação do deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), viabilizou junto ao Governo do Estado a destinação de R$ 3 milhões para a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) no município de Figueirópolis D’Oeste (a 430 km de Cuiabá). O compromisso foi formalizado nesta quarta-feira (11), durante agenda no Palácio Paiaguás, pelo governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), com a presença do parlamentar e de lideranças locais.

“É uma alegria imensa que aprovamos o projeto para o tratamento de água no município de Figueirópolis. O meu mandato está empenhado em fazer o arranjo logístico e de desenvolvimento da Região Oeste. Obrigado ao Governo do Estado, Mauro Mendes, Otaviano Pivetta e secretário Marcelo Padeiro por atender a nossa reivindicação”, pontuou o parlamentar republicano.

O município vem sofrendo com a falta de qualidade na água oferecida aos seus cidadãos. A articulação entre a prefeitura municipal, o deputado Moretto e o Governo do Estado teve inicio há cinco meses e foi oficializada com a solenidade.

O prefeito de Figueirópolis D’Oeste, Mirim (Republicanos), destacou que a demanda pela Estação de Tratamento de Água é antiga e agradeceu a parceria que tornou possível a viabilização do projeto. “Quando assumi como prefeito interino por dois meses, em 2023, minha primeira iniciativa foi buscar esse recurso junto ao deputado estadual Valmir Moretto e ao Governo do Estado. Agora, com cinco meses de gestão como prefeito eleito, conseguimos concretizar esse sonho. Água tratada é saúde, é dignidade”, afirmou o gestor municipal.

Leia mais:   Alan Porto é convocado para explicar sobrecarga de trabalho e falta de merendeiras nas escolas estaduais

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana