Mato Grosso
Bombeiros socorrem vítimas de capotamento na BR-163 em Sorriso
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, na manhã desta quarta-feira (22.1), duas vítimas de acidente de trânsito por capotamento na BR-163 no perímetro urbano de Sorriso (a 398,2 km de Cuiabá). Apesar do susto, as vítimas passam bem.
O 5º Batalhão Bombeiro Militar (5º BBM) foi acionada por volta das 5h, para atender as vítimas do acidente. Uma delas informou que perdeu o controle da direção do veículo, saiu da pista e capotou o automóvel, que foi parar às margens da rodovia.
Duas viaturas de resgate e salvamento foram imediatamente empenhadas para o atendimento. No local, a equipe encontrou as duas vítimas, de 36 e 27 anos, já fora do veículo. Após a avaliação, os bombeiros militares constataram que as vítimas estavam com suspeita de fratura de clavícula e escoriações pelo corpo.
A equipe imobilizou as vítimas, que foram posteriormente encaminhadas ao Hospital Regional de Sorriso.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Seduc lança manual sobre proibição do uso de celulares nas escolas da rede estadual de ensino
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) lançou um manual direcionado às escolas da rede estadual sobre a nova legislação que proíbe o uso de celulares e outras mídias eletrônicas por alunos durante o horário escolar. A iniciativa visa criar um ambiente de aprendizagem mais focado e produtivo, minimizando as distrações que esses dispositivos podem causar.
O manual não apenas apresenta a lei, mas também fornece orientações práticas sobre como sensibilizar e orientar os alunos sobre a importância desta medida. As escolas são incentivadas a promover diálogos abertos, explicando os impactos negativos do uso excessivo de tecnologia no desempenho acadêmico e nas interações sociais.
Além disso, o documento sugere estratégias pedagógicas para lidar com casos de reincidência, como a aplicação de atividades que estimulem o engajamento dos estudantes e a reflexão sobre o uso responsável da tecnologia.
A expectativa do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, é que, com a colaboração de professores e gestores, esta política traga resultados positivos para a educação no Estado.
“Os alunos não precisam de celulares em sala de aula, pois, temos as tecnologias que os ajudam a não sentirem falta do aparelho, como os Chromebooks, plataformas digitais, Smart TVs, além de uma aula bem elaborada e planejada. Eles continuam conectados com as tecnologias. Por isso, tivemos adesão em toda a rede”, contou o secretário.
A diretora da Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana, em Cuiabá, Alcimaria Ataides da Costa, já aplicou as recomendações do manual e optou por não colocar caixas ou cestos para recolher os celulares durante a aula, despertando nos alunos o senso de responsabilidade.
“Preferimos conscientizar de acordo com o que determina o orientativo. Demos a eles o direito de pertencimento, porque os aparelhos são de uso pessoal. Os celulares são desligados e guardados nas mochilas”, explicou a diretora.
A estudante Isabela Cabral Benitez, que estuda na Eliane Digigov, teve o seu celular estragado no final do ano passado e ficou quatro meses sem o aparelho. Nesse período, ela percebeu que as notas dela na escola melhoraram.
“Para mim não importa ficar sem o aparelho na escola. Penso que vamos prestar mais atenção nas aulas e a melhora na aprendizagem será inevitável. Isso é bom para todos nós, pois minhas notas melhoraram desde o final do semestre passado”, disse Isabela.
Jordiana Siqueira Cabral, mãe da estudante, contou que sem o celular a filha passou a interagir mais com os livros. “Em 2025, ela começou as aulas bem mais consciente sobre a proibição do celular em sala de aula”, disse.
O Grêmio Estudantil também abraçou a causa, contribuindo com a diretora Alcimaria no trabalho de orientação para tirar dúvidas sobre a lei. “O resultado disso a gente verá nas provas. Com a proibição, a concentração durante a aula será bem maior, o que é bom para nós, para a escola e para o ensino público como um todo”, ponderou o presidente do Grêmio, Paulo Vitor Hortiz.
A lei federal sancionada no dia 15 de janeiro inclui a educação infantil, o ensino fundamental e também o ensino médio. Antes, as escolas autorizavam o uso do celular nos intervalos. Agora, o uso do aparelho fica proibido dentro de todos os ambientes.
Há também a lei estadual nº 12.745, de 06 de dezembro de 2024, que versa sobre o mesmo tema.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Sesp e Prefeitura de Nova Olímpia renovam parceria para programa Rede Cidadã e garantem atendimento para mais de 110 alunos
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Prefeitura de Nova Olímpia renovaram, nesta quinta-feira (5.6), a parceria para o programa Rede Cidadã, que atende 117 crianças e adolescentes da rede municipal.
A assinatura do Termo de Cooperação garante a manutenção das atividades do programa no município por mais quatro anos. Após o ato, estudantes e autoridades participaram da aula inaugural do ano letivo de 2025.
A solenidade contou com a presença da coordenadora estadual da Rede Cidadã, capitã da PM Wilma Wellen Camilo Fernandes, e o prefeito Ari Cândido Batista, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Silvania Martins de Araújo Batista e entre outras autoridades locais.
A coordenadora da Rede Cidadã explicou que o programa tem papel fundamental de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, garantindo um futuro promissor.
“O programa oferece oficinas de informática, esporte, música e, a partir disso, as crianças têm a oportunidade de desenvolver novas habilidades e desde cedo garante a construção de futuro profissional de sucesso”, destacou Wilma Wellen Camilo.
O Programa Rede Cidadã é desenvolvido em Nova Olímpia desde 2012 e, atualmente, oferece oficinas de dança, desenho, futsal, informática, violão e jiu-jitsu.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região7 dias ago
Em Cáceres – Demora na concessão da hidrovia Paraguai/Paraná reflete em prejuízo para empresa instalada na ZPE
-
Cáceres e Região6 dias ago
Pedestre encontra corpo de homem de 59 anos em estado decomposição em Comodoro
-
Cáceres e Região7 dias ago
Polícia Civil intensifica apuração de denúncias de violência contra mulheres, crianças e idosos em Cáceres
-
Cáceres e Região7 dias ago
Em fevereiro: Cáceres dá início ao Acrimat em Ação com palestra de impacto para pecuaristas
-
Cáceres e Região7 dias ago
FIM DA PIRACEMA – Pesca nos rios de Mato Grosso é liberada a partir deste sábado (1)
-
Cáceres e Região7 dias ago
Gefron apreende oito tabletes de entorpecentes em região de fronteira e causa prejuízo de R$ 135 mil às facções
-
Cáceres e Região7 dias ago
COM CARTEIRA DE TRABALHO – MT fecha 2024 com mais de 25,7 mil novas vagas de emprego, segundo Caged
-
Destaque6 dias ago
Alistamento militar feminino voluntário já chega a 23 mil inscrições; prazo vai até junho