Mato Grosso
Bombeiros socorrem mulher vítima de disparo de arma de fogo em Juína
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, na madrugada desta quarta-feira (15.10), uma mulher vítima de disparos de arma de fogo no bairro Bandeirantes, em Juína (a 746 km de Cuiabá).
A equipe da 14ª Companhia Independente Bombeiro Militar (14ª CIBM) foi acionada por volta da 0h40. Ao chegar à residência, os bombeiros encontraram a vítima deitada sobre a cama, consciente e pedindo socorro.
Eles realizaram a avaliação primária da vítima, com foco na identificação de hemorragias ativas, não sendo constatado nenhum sangramento significativo naquele momento. Durante o exame, observou-se que a vítima apresentava múltiplas perfurações compatíveis com projéteis de arma de fogo, além de fraturas aparentes na perna esquerda e no braço direito, possivelmente decorrentes dos disparos.
Na face, havia um ferimento na região bucal, com lesões no queixo e na língua. Também foram observados hematomas na face e na orelha direita, além de perfurações e lacerações nos seios, compatíveis com lesões provocadas por tiros.
Após o atendimento inicial e a estabilização da vítima, a equipe a conduziu à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para que recebesse os cuidados médicos necessários. Além do socorro à vítima, os bombeiros encontraram projéteis, que permaneceram sob responsabilidade da equipe policial presente no local, para os devidos registros.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Polícia Civil realizada 2ª capacitação do projeto Seja Raio de Luz na Vida de uma Criança e um Adolescente
A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, de iniciou nesta terça-feira (11.11), a segunda capacitação dos multiplicadores que desenvolverão o projeto “Seja Raio de Luz na Vida de uma Criança e um Adolescente”.
Ao todo 66 servidores que trabalham nas delegacias das 15 regionais de Mato Grosso participam da qualificação voltada à prevenção de violência sexual infantojuvenil, que acontece na terça-feira (11) e quarta-feira (12), na Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Cuiabá.
Durante os dois dias de curso serão abordadas técnicas para prevenção ao abuso sexual infantojuvenil. Serão abordados diferente temas como: comunicação positiva; cuidados cibernéticos que pais devem ter em relação aos acessos realizados pelos filhos; conceito de violência sexual, formas e estatísticas; entre outros.
A coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, delegada Mariell Antonini, explica que diante dos índices de violência sexual que acometem as crianças e os adolescentes, bem como a singularidade da pauta, que exige abordagem apropriada ao conhecimento do público infantil, a Polícia Civil desenvolveu este projeto.
“E por estar alinhado à melhoria de estruturação das unidades policiais, a instituição realizou parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, para contemplar materiais infantis através do Projeto Ponto de Esperança Crochê, que possam contribuir com um acolhimento mais humanizado dos infantes que adentrarem às delegacias e núcleos especializados do estado”, destacou Mariell Antonini.
Solenidade
A cerimônia de abertura contou com a presença da delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, do secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, dos diretores da Polícia Civil, Walfrido Franklin do Nascimento, Wagner Bassi Junior e Fausto José Freitas da Silva, da procuradora do Estado, Glaucia Anne Kelly Rodrigues do Amaral, da secretária adjunta de Política para Mulheres da SETASC, Salete Morochoscki, da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Cenira Benedita Evangelista, da diretora metropolitana do Instituto Médico Legal, Alessandra Mariano, do coordenador de Polícia Comunitária da SESP, Tenente Coronel Mário Willian, e da coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada da SESP, Monalisa Furlan.
Iniciativa
O Projeto “Seja Raio de Luz na Vida de uma Criança e de um Adolescente”, foi desenvolvido pela Polícia Civil de Mato Grosso, alinhado à ação estratégica de n. 12, alínea d, do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social 2021-2023, que prevê como necessário promover a prevenção criminal primária e secundária por meio de projetos institucionais, especialmente aqueles que envolvam crianças e adolescentes.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Carta de intenções sinaliza possibilidade de financiamento climático para Mato Grosso
Mato Grosso tornou-se o mais recente estado do Brasil a avançar rumo a um acordo para receber financiamento climático da Coalizão LEAF, iniciativa pública e privada internacional que inclui diversas corporações e os governos da Noruega, Reino Unido, Estados Unidos e República a Coreia. A assinatura da carta de intenções ocorreu nesta terça-feira (11.11), no segundo dia da COP30, em Belém.
A carta estabelece o compromisso da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Emergent em trabalharem juntos para um acordo de transação de reduções de emissões REDD+ jurisdicionais de alta integridade para venda a compradores da Coalizão LEAF, em conformidade com a legislação brasileira.
Sinaliza ainda a intenção do estado em dar continuidade às políticas de redução das emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal, gerando benefícios sociais e buscando, ao mesmo tempo, uma produção agrícola mais sustentável.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, explica que a carta de intenções não define um preço nem constitui um contrato vinculativo. A transação, segundo ela, somente ocorrerá após a validação e verificação das reduções de emissões e a certificação de redução de emissões por meio do padrão de alta integridade TREES da Arquitetura para Transações REDD+ (ART). Até que a certificação ocorra, não há obrigação financeira entre as partes.
“Esta carta de intenções representa um importante passo rumo a um acordo final para receber financiamento vital da Coalizão LEAF. O financiamento de qualquer acordo futuro com a LEAF chegará às comunidades na linha de frente da luta contra a perda florestal e também ajudará a financiar o desenvolvimento de cadeias de suprimentos de commodities livres de desmatamento e conversão”, afirmou.
Como parte do acordo, o governo de Mato Grosso se compromete a implementar as estruturas necessárias para a futura comercialização de suas reduções de emissões e a conduzir processos transparentes de consulta às partes interessadas para desenvolver mecanismos equitativos de compartilhamento de benefícios com todos os envolvidos, incluindo povos indígenas, comunidades locais e pequenos agricultores.
A carta de intenções com Mato Grosso sucede um acordo assinado com o Pará em 2024, que estabelece as condições comerciais para a compra de até 12 milhões de créditos de carbono florestal de alta integridade na emissão. Ambos os acordos demonstram o crescente potencial do JREDD para ajudar os estados da Amazônia e do Cerrado brasileiros a desbloquear o financiamento climático em larga escala.
“Saudamos este recente progresso no Brasil com um estado tão importante como Mato Grosso e acreditamos que o financiamento do REDD+ jurisdicional complementará os impressionantes esforços do estado para conter o desmatamento, mantendo-o como um importante produtor de commodities agrícolas”, destacou a vice-presidente de Consultoria da Emergent para o Brasil, Andrea Azevedo.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região6 dias agoTerceirizadas: Promotoria recomenda revisão em contratos da Prefeitura de Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias agoAlvejado na madrugada, homem de 39 anos morre em Cáceres
-
Estadual5 dias agoMato Grosso apresenta potencial turístico em Londres e integra projeto nacional de experiências
-
Cáceres e Região7 dias agoFronteira: Jayme Campos contraria Governo e ajuda aprovar PL da regularização fundiária
-
Cáceres e Região5 dias agoRotam apreende menor faccionado com porções e tablete de maconha em Cáceres
-
Destaque4 dias agoVigilância Sanitária divulga mais um lote de whisky sob suspeita de contaminação por metanol
-
Cáceres e Região5 dias agoTrês carros são incendiados durante velório de homem morto a tiros em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias agoCPI das Obras busca abertura de oitivas ao público


