Mato Grosso

Bombeiros resgatam jaguatirica em pátio de agência bancária

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na manhã desta segunda-feira (3.11), uma jaguatirica que apareceu no pátio de uma agência bancária no município de Vale de São Domingos (a 434,2 km de Cuiabá).

A equipe da 8ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM) foi acionada por funcionários da agência após avistarem o animal no local. Para conter o felino, os bombeiros militares utilizaram um cambão e uma rede de captura, garantindo a segurança tanto do animal quanto das pessoas próximas.

Os bombeiros militares realizaram o resgate de forma segura, minimizando o estresse da jaguatirica e prevenindo possíveis acidentes. Após o resgate, a jaguatirica foi colocada em uma caixa de transporte e encaminhada às autoridades ambientais competentes para a avaliação e destinação adequada.

A jaguatirica (Leopardus pardalis) é um felino silvestre que, embora não seja considerada uma espécie agressiva, pode reagir de forma imprevisível quando se sente ameaçada, representando risco para quem tenta se aproximar.

Diante disso, o Corpo de Bombeiros Militar reforça que, em situações semelhantes, a população não deve se aproximar dos animais silvestres nem tentar capturá-los. A orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar pelo número de emergência 193 e buscar abrigo em local seguro.

Leia mais:   Fapemat abre inscrições para 1ª capacitação em divulgação científica

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

PM frustra rolezinho de motoqueiros e prende suspeitos por direção perigosa em Cuiabá

Published

on

Policiais militares do 10º batalhão frustraram, na madrugada desta sexta-feira (7.11), um rolezinho de motoqueiros que realizavam manobras perigosas e um racha na Avenida José Afonso Porto Carreiro, conhecida como Avenida Dubai, no bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá.

A ação, que contou com apoio de diversas guarnições, resultou na prisão de cinco suspeitos, todos sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e na apreensão das motocicletas envolvidas, sendo uma delas com registro de furto.

De acordo com o boletim de ocorrência, várias denúncias foram realizadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), no qual cerca de 20 motoqueiros estariam realizando manobras perigosas e promovendo um racha na via. Diante da gravidade, equipes da Polícia Militar foram acionadas para realizarem um cerco na região para conter os infratores.

Durante a operação, as equipes acompanharam diferentes condutores, que desobedeceram às ordens de parada e tentaram fugir em alta velocidade. Em uma das abordagens, os militares identificaram que uma das motos utilizadas pelos suspeitos possuía registro de furto, o que resultou em autuação por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Leia mais:   Corpo de Bombeiros combate incêndio em terreno de bairro residêncial

Todos os cinco suspeitos abordados foram conduzidos à delegacia. As motocicletas foram removidas para o pátio da Semob, com exceção da que havia registro de furto, entregue à Polícia Judiciária Civil. Além disso, foram lavrados os autos de infração de trânsito pertinentes.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto leva atendimento psicológico para custodiados Araputanga

Published

on

Um projeto desenvolvido na unidade prisional de Araputanga, em parceria com a Faculdade Unibras de São José dos Quatro Marcos, levou atendimento psicológico a reeducandos que estão detidos em decorrência de crimes previstos na Lei Maria da Penha. O objetivo dos encontros foi abordar, discutir e refletir sobre temas referentes à violência de gênero, masculinidade e relação de poder.

De acordo com o diretor da unidade prisional de Araputanga, Laubenildo Barbosa Bento, a ação pode trazer ganhos positivos para o convívio entre reeducandos e seus familiares.

“Os resultados efetivos quem vai sentir será a família na volta deles para casa. Sentimos um ‘relaxamento’ maior dos participantes, antes eram pessoas tensas, estressadas por estarem presas devido à Lei Maria da Penha, hoje o sentimento é diferente. Esse tipo de reeducando sempre chega carregado de raiva, geralmente é a primeira vez que é preso, chega com misto de vergonha e raiva. Nossa pretensão era quebrar esse sentimento, visando a não reiteração delitiva, a intenção é cessar esse ciclo de violência”, explicou o diretor.

Leia mais:   SES alerta para golpes e reforça que o Hospital Regional de Rondonópolis não cobra por medicamentos

Foram realizados oito encontros, conduzidos pela equipe do Grupo de Intervenção Psicossocial da faculdade, para identificação de padrões prejudiciais, comportamentos agressivos e que auxílio no desenvolvimento de comportamentos saudáveis, competências emocionais e reintegração social.

As atividades foram coordenadas pelas professoras Aline Maia e Alana Dutra e tiveram início em agosto deste ano, com a conclusão no mês de outubro.

Além dos reeducandos, o projeto abrangeu também as famílias, com palestras a fim de prepará-los para o retorno do custodiado ao convívio familiar, após o episódio de violência.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana