Mato Grosso
Bombeiros capacitam estudantes de medicina da UFMT sobre atendimento pré-hospitalar
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) promoveu, ao longo desta semana, instruções técnicas sobre atendimento pré-hospitalar (APH) para os estudantes do curso de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O objetivo do treinamento foi proporcionar aos futuros médicos um contato direto com as práticas de emergência.
A ação foi uma parceria entre a instituição de ensino e o CBMMT, que atendeu a uma solicitação da universidade para que os alunos cumprissem as horas extracurriculares exigidas.
Sete bombeiros militares participaram da atividade, orientando os estudantes por meio de oficinas teóricas e práticas sobre o atendimento inicial às vítimas, avaliação do paciente e os fundamentos do suporte básico de vida. A programação foi encerrada com um simulado prático, onde os alunos puderam aplicar o aprendizado em situações que simulavam emergências reais, sob a supervisão dos bombeiros militares.
O comandante-geral do CBM, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, destacou a importância da parceria entre o CBMMT e a UFMT ao oferecer aos estudantes a oportunidade de agregar conhecimentos essenciais à sua formação médica, além de evidenciar a relevância do trabalho desempenhado pelos bombeiros militares.
“Nos sentimos realmente lisonjeados, pois a universidade fez questão de nos convidar. Eles poderiam optar por outros profissionais para essa instrução, mas escolheram os bombeiros militares. Além de reconhecerem nossa capacidade técnica, essa parceria nos permite estreitar os laços entre as instituições e fortalecer a colaboração entre os profissionais de saúde e os bombeiros militares”, afirmou o coronel.
Durante as instruções, foram abordados diversos temas de relevância para o atendimento pré-hospitalar, como emergências respiratórias (parada respiratória e obstrução das vias aéreas por corpos estranhos), cinemática do trauma (avaliação e análise da cena da ocorrência), manejo de traumas (imobilização), controle de hemorragias (uso de torniquete), transporte de vítimas (rolamentos e colocação na prancha de resgate), além do atendimento a queimaduras e outros tipos de urgências médicas.
De acordo com a 1ª tenente BM Beatriz Albuquerque Castelli, que participou da instrução, é fundamental que os estudantes entendam o funcionamento do atendimento pré-hospitalar, pois isso permite que esses futuros médicos tenham uma visão mais ampla sobre as primeiras ações a serem tomadas em situações de emergência. Além disso, compreendam melhor os desafios enfrentados pelos demais profissionais de saúde neste primeiro atendimento.
“É fundamental que ele compreenda a importância do trabalho realizado por outros profissionais. Ele estará no hospital recebendo a vítima já estabilizada, mas entenderá como foi o atendimento inicial e as dificuldades enfrentadas na linha de frente”, finalizou.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Duas operações Lei Seca terminam com 11 presos por embriaguez ao volante em Cuiabá
Em duas operações Lei Seca realizadas na madrugada deste domingo (20.4) em Cuiabá, 11 condutores foram presos em flagrante por embriaguez ao volante. As ações ocorreram nas avenidas Beira Rio, no bairro Grande Terceiro, e na Tenente Coronel Duarte, no bairro Dom Aquino.
Além dos presos por embriaguez, uma pessoa foi detida por entregar veículo a pessoa não habilitada, e outro por trafegar em velocidade incompatível com a segurança nas vias, combinado aos crimes de desobediência e lesão corporal.
Nas duas operações, foram emitidos 84 autos de infrações por diversos delitos e irregularidades. Desses, 24 foram por condução de veículo sem registro ou não licenciado, 21 por direção sob efeito de álcool, 12 por recusa do teste de alcoolemia, nove por condução sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e 18 por outras infrações.
As operações da 30ª edição ocorreram simultaneamente entre as 3h e 5h da manhã. De acordo com o relatório de fiscalização, 126 veículos, entre carros e motocicletas, foram vistoriados, e 130 testes de alcoolemia aplicados. As ações também levaram à remoção de 45 veículos, sendo 31 carros e 14 motos.
A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Nas ações foram empregadas equipes da Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Politec, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Você sabe quando e como acionar os Bombeiros Militares? Veja o que fazer em caso de emergência
Em situações de emergência, cada segundo conta e uma reação rápida pode salvar vidas. Por isso, é fundamental que a população saiba como solicitar ajuda da forma correta. Para garantir um atendimento ágil e eficiente, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) orienta sobre os procedimentos adequados para acionar a corporação e colaborar com o trabalho das equipes de socorro.
Somente neste ano, os centros integrados de operações de segurança pública receberam, em média, 213 ligações por dia solicitando o atendimento do Corpo de Bombeiros Militar em todo o Estado. A ligação para o número de emergência 193 é gratuita e funciona 24 horas por dia, no entanto, é importante que o cidadão saiba quando usar esse serviço e quais informações devem ser repassadas no momento do chamado.
Em quais situações devo chamar os Bombeiros?
As equipes do CBMMT atuam diariamente em diversas ocorrências que envolvem riscos à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio. É fundamental que a população saiba em quais situações o acionamento da corporação é necessário. Veja a seguir as situações em que os bombeiros militares devem ser acionados:
- Acidentes de trânsito com vítima (s);
- Afogamentos;
- Árvores que ofereçam risco de queda;
- Resgate de animais em situação de risco;
- Choque elétrico;
- Desabamento e desmoronamento;
- Hemorragias;
- Incêndios;
- Ferimentos por arma branca ou arma de fogo;
- Inundações;
- Paradas cardíacas e respiratórias;
- Pessoas em situação de risco iminente;
- Resgate de pessoas em locais profundos ou elevados;
- Quedas;
- Queimaduras;
- Tentativas de suicídio;
- Trabalho de parto;
- Acidentes com produtos perigosos.
É importante ressaltar que os trotes atrapalham na ação dos bombeiros militares, sobrecarregam o sistema e colocam vidas em risco. Além disso, acionar sem necessidade os serviços de emergência pode configurar crime de falsa comunicação, conforme previsto no Código Penal.
O que informar durante a ligação?
Os maiores desafios enfrentados nos atendimentos de emergência envolvem o fator tempo, as condições de cada ocorrência e a imprevisibilidade de cada cenário. Muitas vezes, a equipe se depara com situações mais graves ou diferentes do que foi relatado, o que exige ainda mais preparo técnico e emocional.
Por isso, ao acionar o Corpo de Bombeiros através do número de emergência 193, é fundamental manter a calma e fornecer as informações a seguir de forma clara e direta:
- Endereço completo da ocorrência, incluindo ponto de referência;
- Tipo de emergência;
- Se houver, o número de vítimas;
- Condições do local (há risco de explosão, incêndio ativo, fiação exposta?);
- Nome e, se possível, telefone para contato.
Esses dados são essenciais para que a equipe a possa dimensionar corretamente a resposta e enviar a viatura mais próxima, equipada com os recursos adequados. As viaturas são preparadas para diferentes tipos de ocorrência, e os bombeiros militares seguem protocolos técnicos de atuação. O tempo de resposta pode variar conforme o trânsito, distância e complexidade da situação.
Em momentos de pânico, a comunicação pode se tornar difícil, o que pode atrasar o socorro. Por isso, é importante respirar fundo, manter a calma e seguir as orientações do atendente.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região7 dias ago
Operação Lei Seca em Cáceres resulta em nove prisões por embriaguez ao volante e 74 autuações
-
Cáceres e Região6 dias ago
Câmara de Cáceres deve aprovar projeto de lei do vereador Jerônimo que institui Dia Municipal em Homenagem ao padre Geraldo
-
Cáceres e Região7 dias ago
Caminhoneiros salvam ocupantes de carro arrastado por água de alagamento na BR-070
-
Destaque6 dias ago
Mulher que abandonou bebê em sacola é presa em MT e alega que pai da criança se recusou a ajudá-la
-
Cáceres e Região5 dias ago
GEFRON apreende fardos de roupas durante Operação Protetor das Fronteiras e Divisas em Porto Esperidião
-
Cáceres e Região5 dias ago
Investigado por incitar invasão ao Palácio do Planalto, morador de Cáceres recebe prisão domiciliar
-
Cáceres e Região4 dias ago
OSS vai administrar hospital público em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Max Russi destina R$ 150 mil para castração de animais em Cáceres