Connect with us
Bernardo (Foto: Gabriela Ribeiro)Bernardo assinou contrato de produtividade, que depende do comportamento dele, até fim do ano (Foto: Gabriela Ribeiro)

Uma chance para recomeçar. Foi assim que o atacante Bernardo começou a coletiva à imprensa, na apresentação com a camisa do Coritiba, na tarde desta sexta-feira, no CT da Graciosa. Aos 26 anos, ele terá mais uma oportunidade na carreira para “dar a volta por cima”, depois de um passado turbulento extra-campo. Entre os clubes que defendeu estão Cruzeiro, Goiás, Vasco, Santos, Palmeiras e Ceará. O último clube defendido pelo jogador foi o Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul.

? Estou bem tranquilo. Acho importante falar sobre essa questão porque é uma coisa que não faz mais parte da minha vida. O que aconteceu eu deixei pra trás, joguei no lixo, hoje é uma nova etapa, Tudo o que aconteceu, já aconteceu. Deixo a mensagem que vou honrar essa camisa, onde existe uma cobrança muito forte como em outros clubes onde já passei. As polêmicas são tristes. Nunca pensei que fosse acontecer, mas aconteceu. Sou um homem já e estou mais maduro. Se eu vir algo que vai me prejudicar vou pensar duas vezes antes de fazer ? disse o jogador.

Na lista de situações adversas que ditaram a trajetória recente de Bernardo, está um sequestro na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o jogador chegou a ficar sob domínio de traficantes. Ele também foi acusado de violência doméstica pela esposa e denunciado na Lei Maria da Penha. 

O histórico do jogador foi decisivo para que o Coritiba fizesse um contrato de produtividade. Fechado até o fim do ano, a permanência de Bernardo no Alviverde depende do comportamento dele. Ele definiu a negociação como “de risco”, mas fez um compromisso com a própria carreira.

? Caso venha a acontecer alguma coisa, o contrato será rompido. Mas com certeza que não vai acontecer ? prometeu o atleta. 

Veja também
Tabela do Campeonato Brasileiro da Série A

Da Ásia, Bernardo voltou ao Brasil no fim de maio. O jogador afirmou que, mesmo passando por algumas semanas parado, não ganhou peso. Ele garantiu que, em uma semana e meia, estará fisicamente à disposição do técnico Pachequinho. Feliz com a nova chance, ele diz que deixou para trás os problemas que enfrentou na carreira e que está confiante para uma nova história.

 As polêmicas são tristes. Nunca pensei que fosse acontecer, mas aconteceu. Sou homem já e estou mais maduro
Bernardo, reforço do Coritiba

? Com certeza é um recomeço. Estou feliz e motivado porque é um grupo muito bom, com jogadores de qualidade. Isso facilita para o grande futebol. A gente tem que procurar a felicidade. Tenho certeza que vou ser muito feliz no Coritiba, estou confiante ? disse, sorridente. 

O meia já atuou com os atacantes Leandro, Kleber Gladiador e Vinícius, além do volante Alan Santos e do goleiro Elisson no atual elenco alviverde. O jogador contou que as negociações com o Coritiba foram muito rápidas e, em menos de uma semana, já estava tudo acertado para voltar a atuar com antigos colegas. Para ele, as amizades vão ajudar na adaptação ao novo clube. 

? Estou muito feliz por ter jogadores que já conheço, isso vai facilitar dentro do grupo. Vou me adaptando logo para poder estar jogando com eles.

No Coritiba, ele terá a concorrência de César González, Felipe Amorim, Juan, Raphael Veiga, Ruy e Thiago Lopes no setor de meio-campo. Bernardo falou sobre o estilo de jogo e já colocou alguns setores do campo como alvo. 

? Acho que ali na posição do Ruy, que ele joga, e do Felipe Amorim, vou me adaptar bem. Sou um meia que gosta de dar o passe, deixar o atacante na cara no gol, lançar e estar sempre bem posicionado.

A previsão do atleta é de que ele esteja disponível para estrear daqui duas rodadas. Bernardo planeja ficar em condições físicas plenas à disposição de Pachequinho para a partida contra o Fluminense, em 2 de julho. O jogo é de mando do time carioca, mas ainda não tem local definido.

Veja outras declarações de Bernardo na apresentação no Coritiba:

Contrato de produtividade

O
meu contrato é de risco, em que, caso venha a acontecer alguma coisa, será
rompido. Mas com certeza que não vai acontecer. Sobre as coisas que aconteceram
na minha vida, me arrependo de algumas. É normal, jogador novo, 23, 24, 25
anos, na flor da idade, jogando no Rio de Janeiro, em clubes grandes. É de se
aproveitar muita coisa. Só que muitas coisas não poderiam ter acontecido,
porque eu sou atleta, jogador de futebol. 

Conselhos para mudar de atitude

Não só
amigos do futebol, mas amigos fora de campo me aconselharam. Minha família fez prevalecer isso.
O meu pai, que foi jogador também, ficou muito triste pelas coisas que
aconteceram. Porque ele sabe do potencial que eu tenho e sempre me
cobra. Mas eu fico feliz por esses conselhos. Vão me ajudar bastante daqui
pra frente.

Recado ao torcedor

Para o
torcedor, eu deixo a mensagem de que eu vou honrar essa camisa. Sei que aqui
tem uma cobrança muito forte, como em outros clubes que eu já joguei, porque o
Coritiba é um time grande.  

Ritmo de jogo

Eu já estava treinando na Coreia. Vim para cá no fim de maio e fiquei poucos dias parados, não ganhei muito peso. Dentro de uma semana, uma semana e meia eu já vou estar legal para estar à disposição. Sobre o Atletiba, vamos ver. É meio cedo ainda, acho que vou precisar de mais alguns dias. Se eu estiver bem, contra o Fluminense talvez eu possa estar à disposição.

Confira mais notícias do esporte paranaense no globoesporte.com/parana

Comentários Facebook

Entretenimento

Eclipse lunar traz ‘Lua de sangue’ no domingo (15); saiba mais

Published

on

No próximo domingo (15), acontecerá o primeiro eclipse lunar de 2022. Será um eclipse do tipo total, que ocorre quando a Lua cheia se move para a chamada sombra umbral profunda da Terra (parte mais interna e escura). Isso ocorre porque nosso planeta passa em frente à luz solar enviada para o nosso satélite natural.

De acordo com o astrofísico americano Fred Espenak, conhecido por prever eclipses, como a Lua cheia do dia 15 de maio é a chamada superlua, por estar no perigeu, o ponto mais próximo da Terra, esse eclipse será considerado uma superlua de sangue. O fenômeno, que poderá ser visto em todo o Brasil, ocorre quando a luz do sol passa pela atmosfera terrestre, mas desvia pelos comprimentos de onda para refletir de forma avermelhada na Lua.

Diagrama da sombra do eclipse lunar do dia 15 de maio. (Fonte: NASA/Divulgação.)Fonte:  NASA 

Quando acontecerá o eclipse total da Lua no domingo?

Conforme o perfil Astronomiaum no Twitter, nas cidades com fuso horário de Brasília, o eclipse lunar de domingo terá início às 22h32, e terá o seu ápice na madrugada de segunda-feira (16) à 1h11, com o término ocorrendo às 3h51. Além do Brasil, a Lua de sangue poderá ser vista também nos EUA e Canadá, além de partes da África e Europa.

Diferentemente do eclipse solar, que só é observável em uma área relativamente pequena do mundo, os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer lugar no lado noturno da Terra. A sua visualização também é mais segura, pois esses fenômenos não necessitam de nenhum tipo de proteção para os olhos, pois são mais escuros do que a própria lua cheia em si.

Para quem mora em grandes cidades, e não pretende viajar para locais com baixa poluição visual para assistir ao eclipse total da Lua no domingo, será possível visualizá-lo através do canal oficial da NASA do YouTube. O telescópio da agência aeroespacial norte-americana irá iniciar a transmissão das imagens do fenômeno a partir da zero hora do dia 16 de maio, no horário de Brasília.

Para assistir, basta clicar no link acima para definir o lembrete e, na hora marcada, acompanhar os detalhes em alta resolução.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/238420-eclipse-lunar-traz-lua-sangue-domingo-15-saiba.htm

Comentários Facebook
Continue Reading

Brasileirão Série A

Em Minas, Cuiabá perde para o líder Atlético-MG e cai invencibilidade

Published

on

A Gazeta

Após 12 jogos sem derrotas fora de casa pelo Campeonato Brasileiro, o Cuiabá perdeu a longa invencibilidade que acumulava na série A para o líder Atlético-MG neste domingo (24), em Belo Horizonte, pela 28ª rodada do Brasileirão. O galo venceu por 2 a 1 e pôs fim a longa série do auriverde sem derrotas longe de casa.

O Dourado continua com 35 pontos, em décimo lugar na tabela de classificação. O Galo, por sua vez, chegou aos 59 tentos e é mais líder do que nunca.

A mil por hora, assim começou o início do jogo entre Cuiabá e Atlético-MG no Mineirão. Logo aos 2 minutos, Nathan Silva, contra, inaugurou o marcador em recuo infeliz para Everton, que viu a bola entrar lentamente no gol. Aos 4, Hulk, dentro da pequena área, deixou tudo igual após jogada ensaiada de escanteio.

O time mineiro conseguiu a virada com Jair, que completou de cabeça para as redes após assistência de Guilherme Arana.

No início da etapa final, Hulk marcou o terceiro para o Atlético, mas o gol foi anulado após a arbitragem pegar um toque de mão do atacante. Daí em diante o Atlético continuou pressionando, mas sempre parando nas defesas seguras do goleiro Walter.

À medida que o relógio foi passando, o Atlético deixou o Cuiabá mais a vontade para trabalhar com a bola e passou a contar com os contra-ataques. O Dourado martelou, porém não conseguiu criar chances claras de gol.

O próximo compromisso do Cuiabá no campeonato brasileiro é contra o Red Bull Bragantino no dia 1º de novembro, na Arena Pantanal, às 19h30 (de MT.

Comentários Facebook
Continue Reading

Mais Lidas da Semana