Cáceres e Região
Bairro Jardim Imperial, é a favela de Cáceres, segundo o Censo do IBGE

(foto reprodução/ município de Cáceres MT)
Mato Grosso tem 58 favelas e comunidades urbanas localizadas em cinco cidades, segundo dados do Censo Demográfico 2022, divulgados na sexta-feira (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nesses conjuntos habitacionais populares moram 81.895 pessoas, o correspondente a 2,2% da população mato-grossense.
No país, o Censo 2022 encontrou 12.348 favelas e comunidades urbanas, onde viviam 16.390.815 indivíduos, o que equivale a 8,1% da população brasileira.
Em 2010, foram identificadas 6.329 favelas, onde residiam 11.425.644 pessoas ou 6,0% da população do país naquele ano.
Conforme o IBGE, alinhado às recomendações internacionais, favelas e comunidades urbanas são identificadas e mapeadas com base na insegurança jurídica da posse; na ausência ou oferta precária e incompleta de serviços públicos; nos padrões urbanísticos fora da ordem vigente; e na ocupação de áreas com restrição à ocupação definidas pela legislação ambiental ou urbanística.
“O trabalho de reconhecimento, mapeamento e produção de informação de favelas e comunidades urbanas é bastante árduo porque implica na identificação desses territórios. Diferentemente dos distritos, bairros e municípios que têm identificação oficial, as favelas e comunidades urbanas, via de regra, não têm esse reconhecimento por parte dos órgãos públicos”, disse Jaison Luis Cervi, gerente de Pesquisas e Classificações Territoriais do IBGE.
Segundo a pesquisa, as unidades da Federação com as maiores proporções populacionais residindo nesses territórios urbanos são Amazonas (34,7%), Amapá (24,4%) e Pará (18,8%).
Já os estados com as menores proporções são Santa Catarina (1,4%), Goiás (1,3%) e Mato Grosso do Sul (0,6%).
Ainda em Mato Grosso, a maioria desse tipo de território encontra-se em Cuiabá (47), com 80.652 pessoas (8,5%) vivendo nessas regiões.
Os demais estão localizados em Várzea Grande (6), Rondonópolis (3), Sinop (1) e Cáceres (1).
Com 8.203 moradores, a região do Santa Laura, entre o bairro Osmar Cabral e a Avenida das Torres, é apontada como a maior favela da Capital do Estado.
Também estão entre as mais populosas o Parque das Águas Nascentes (7.135); Jardim Paraíso (6.446); e Jardim Vitória (5.505).
Em Várzea Grande, a região do Mapim aparece como a maior favela da cidade.
Por lá, são 3.497 residentes. As demais são Jardim Esmeralda (1.753); Capão Grande (1.313); Vila Vitória (691) e as Lagoas da Feb (593) e do Jacaré (390).
Em Rondonópolis, o Censo encontrou três favelas, sendo a maior a Vila Mamed, com 237 moradores; em Sinop, a Jardim do Ouro (610) e, em Cáceres, a Jardim Imperial (145).
O Censo mostra também que, no Estado, do total de 27.426 domicílios particulares permanentes ocupados (DPPOS) nessas comunidades, 93,8% contam com ligação à rede geral de água; 68,9% têm banheiro ou sanitário com esgotamento por rede geral ou pluvial e fossa séptica ligada ou não à rede; e 96,0% têm o lixo coletado por serviço de limpeza diretamente no domicílio ou em caçamba. Já a taxa de alfabetização em nível estadual das pessoas que residem nessas favelas é de 94,2%.
Em nível nacional, as proporções de pessoas que se declararam pardas (56,8%) e pretas (16,1%) na população das favelas é superior aos percentuais observados na população total (respectivamente 45,3% e 10,2%). Também é mais jovem que a do país como um todo.
A idade mediana da população do país era 35 anos e, nas favelas, 30 anos.
Além disso, o índice de envelhecimento nessas localidades é de 45 idosos (60 anos ou mais) para cada 100 crianças de 0 a 14 anos, bem menor que o da população do país (80 idosos para cada 100 crianças).
Por: Diário de Cáceres
Cáceres e Região
TRAGÉDIA – HOMEM SOFRE ATAQUE EPILÉTICO EM PESCARIA E MORRE AFOGADO DO RIO PARAGUAI EM CÁCERES

Reprodução
Na tarde de ontem, (11), quarta-feira, por volta das 16:50Hs, a senhora Ivania Tomicha procurou a delegacia de polícia relatando aos investigadores plantonista na 1DP que no período da manhã, por volta das 11Hs, Emerson Luís Chaves Rosa, de 42 anos, estava pescando no barranco do rio no sítio campina, quando em dado momento sofreu um ataque epilético e caiu no rio e começou a se afogar, então, o seu irmão e seu pai, pularam no rio com objetivo de salvá-lo, mas, infelizmente não conseguira, onde Emerson afundou e desapareceu nas águas.
Diante da situação ela procurou a delegacia para comunicar o fato.
O corpo de bombeiros foi acionado e compareceu ao local para realizar as buscas, sendo que, no final da tarde o corpo de Emerson foi encontrado próximo de onde se afogou.
Emerson era morador de um sítio, próximo ao Posto Operacional da PRF na zona rural de Cáceres.
Por Ripa nos Malandros
Cáceres e Região
Ambulância furtada em Cáceres é recuperada pela PRF em Poconé/MT

PRF
Poconé/MT – Na tarde desta quarta-feira (11), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma ambulância furtada em Cáceres, em ação conjunta com o Grupo Especial de Fronteira (GEFRON). O veículo foi interceptado após acompanhamento tático pela BR-070.
A equipe da PRF na Unidade Operacional de Poconé foi informada pelo GEFRON, por volta de 12h, sobre o furto. Minutos depois, um usuário relatou ter sido atingido por uma ambulância que seguia em alta velocidade no sentido Cuiabá.
Os policiais iniciaram buscas e, no km 560, avistaram o veículo retornando no sentido Cáceres. A abordagem ocorreu no km 618 da rodovia.
O condutor, com sinais de surto psiquiátrico, foi preso em flagrante por furto. Ele e a ambulância foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Cáceres.
A condução em alta velocidade colocou em risco a segurança viária, mas a pronta resposta da PRF garantiu a recuperação do veículo e a preservação da ordem pública.
Por: PRF-MT
-
Cáceres e Região6 dias ago
Uma empresa manifestou interesse em instalar free shop em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias ago
Em Curvelândia, começa nesta sexta-feira a Festa do Queijo
-
Cáceres e Região6 dias ago
Prefeitura de Cáceres convoca aprovados em seis cargos em Concurso Público; confira
-
Cáceres e Região4 dias ago
“Léo Coutinho” é morto a tiros em Vila Bela após quatro meses na cidade
-
Destaque7 dias ago
Governo de MT publica mais 157 nomeações no concurso público da Saúde
-
Destaque4 dias ago
“Maquiada para Jesus”: a incrível mudança da miss que virou freira
-
Cáceres e Região6 dias ago
Polícia Civil de Cáceres prende jovem de 20 anos por descumprir medida protetiva e agredir ex-companheira
-
Cáceres e Região7 dias ago
SEGURANÇA – Detran-MT alerta para golpes de sites falsos para pagamentos de licenciamento