Cáceres e Região
Bairro Jardim Imperial, é a favela de Cáceres, segundo o Censo do IBGE
Mato Grosso tem 58 favelas e comunidades urbanas localizadas em cinco cidades, segundo dados do Censo Demográfico 2022, divulgados na sexta-feira (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nesses conjuntos habitacionais populares moram 81.895 pessoas, o correspondente a 2,2% da população mato-grossense.
No país, o Censo 2022 encontrou 12.348 favelas e comunidades urbanas, onde viviam 16.390.815 indivíduos, o que equivale a 8,1% da população brasileira.
Em 2010, foram identificadas 6.329 favelas, onde residiam 11.425.644 pessoas ou 6,0% da população do país naquele ano.
Conforme o IBGE, alinhado às recomendações internacionais, favelas e comunidades urbanas são identificadas e mapeadas com base na insegurança jurídica da posse; na ausência ou oferta precária e incompleta de serviços públicos; nos padrões urbanísticos fora da ordem vigente; e na ocupação de áreas com restrição à ocupação definidas pela legislação ambiental ou urbanística.
“O trabalho de reconhecimento, mapeamento e produção de informação de favelas e comunidades urbanas é bastante árduo porque implica na identificação desses territórios. Diferentemente dos distritos, bairros e municípios que têm identificação oficial, as favelas e comunidades urbanas, via de regra, não têm esse reconhecimento por parte dos órgãos públicos”, disse Jaison Luis Cervi, gerente de Pesquisas e Classificações Territoriais do IBGE.
Segundo a pesquisa, as unidades da Federação com as maiores proporções populacionais residindo nesses territórios urbanos são Amazonas (34,7%), Amapá (24,4%) e Pará (18,8%).
Já os estados com as menores proporções são Santa Catarina (1,4%), Goiás (1,3%) e Mato Grosso do Sul (0,6%).
Ainda em Mato Grosso, a maioria desse tipo de território encontra-se em Cuiabá (47), com 80.652 pessoas (8,5%) vivendo nessas regiões.
Os demais estão localizados em Várzea Grande (6), Rondonópolis (3), Sinop (1) e Cáceres (1).
Com 8.203 moradores, a região do Santa Laura, entre o bairro Osmar Cabral e a Avenida das Torres, é apontada como a maior favela da Capital do Estado.
Também estão entre as mais populosas o Parque das Águas Nascentes (7.135); Jardim Paraíso (6.446); e Jardim Vitória (5.505).
Em Várzea Grande, a região do Mapim aparece como a maior favela da cidade.
Por lá, são 3.497 residentes. As demais são Jardim Esmeralda (1.753); Capão Grande (1.313); Vila Vitória (691) e as Lagoas da Feb (593) e do Jacaré (390).
Em Rondonópolis, o Censo encontrou três favelas, sendo a maior a Vila Mamed, com 237 moradores; em Sinop, a Jardim do Ouro (610) e, em Cáceres, a Jardim Imperial (145).
O Censo mostra também que, no Estado, do total de 27.426 domicílios particulares permanentes ocupados (DPPOS) nessas comunidades, 93,8% contam com ligação à rede geral de água; 68,9% têm banheiro ou sanitário com esgotamento por rede geral ou pluvial e fossa séptica ligada ou não à rede; e 96,0% têm o lixo coletado por serviço de limpeza diretamente no domicílio ou em caçamba. Já a taxa de alfabetização em nível estadual das pessoas que residem nessas favelas é de 94,2%.
Em nível nacional, as proporções de pessoas que se declararam pardas (56,8%) e pretas (16,1%) na população das favelas é superior aos percentuais observados na população total (respectivamente 45,3% e 10,2%). Também é mais jovem que a do país como um todo.
A idade mediana da população do país era 35 anos e, nas favelas, 30 anos.
Além disso, o índice de envelhecimento nessas localidades é de 45 idosos (60 anos ou mais) para cada 100 crianças de 0 a 14 anos, bem menor que o da população do país (80 idosos para cada 100 crianças).
Por: Diário de Cáceres
Cáceres e Região
Funcionário terceirizado é preso após assediar aluna de 10 anos em escola de Cáceres
Um funcionário terceirizado de 41anos é suspeito de assediar uma aluna em uma escola da rede municipal de Cáceres. O homem foi detido pela Polícia Militar na tarde de segunda-feira (9), e encaminhado à Delegacia Especializada da Mulher no município.
De acordo a PM, ele teria cantado música de cunho sexual para a menina, e se insinuado a ela.
O pai da vítima, ao saber do caso acionou de imediato a Polícia Militar, e relatou o ocorrido logo após a aula. Segundo a vítima, o suspeito cantou para ela uma música de cunho sexual e, em seguida, ficou olhando para seu corpo.
Outras duas alunas relataram ter passado pelo mesmo constrangimentos e foram alvos dos olhares maliciosos do suspeito.
Os militares foram até a escola e aguardaram o retorno do mesmo, e assim que ele chegou recebeu a voz de prisão.
Ainda segundo a PM, o homem conta com passagem criminais. Assim que ele chegou do horário de almoço, recebeu voz de prisão.
Coordenação da escola acompanhou o caso. Ele foi encaminhado à Delegacia Especializada da Mulher.
Por: Joner Campos I Cáceres Noticias
Cáceres e Região
Bebê de 6 meses morre enquanto dormia com os pais
Um bebê de 6 meses morreu enquanto dormia na cama com os pais, o fato foi registrado na madrugada da ultima terça-feira (10/12), no município de Vale de São Domingos . O caso é investigado pela Polícia Civil.
Conforme informações, os policiais foram acionados por volta das 4h para atender a uma ocorrência de morte a esclarecer, no sítio da comunidade Tampa do Jamel, na cidade de Vale de São Domingos.
Na unidade de saúde, os policiais encontraram o bebê no colo do pai, já sem vida. Os pais relataram que bebiam vinho com os amigos e após as 22h foram dormir.
Eles colocaram a crianca entre os dois na cama e, no meio da madrugada, a criança acordou chorando. A mãe a amamentou e voltaram a dormir.
Já pela manhã, o casal acordou e percebeu que o bebê não se mexia e aparentava estar sem vida. Após a confirmação da morte, o corpo foi encaminhado para a Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) em Pontes e Lacerda para apurar a causa da morte.
A Polícia Civil investiga o caso.
Por Jaconias Neto
-
Cáceres e Região7 dias ago
Em Cáceres – Revenda clandestina de gás de cozinha se alastra colocando em risco a população
-
Cáceres e Região5 dias ago
Desde a pandemia – PF desarticula esquema de fraude que desviou verba do SUS no Hospital Regional de Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias ago
Servidores terceirizados da empresa Bem Estar que prestam serviços a Autarquia Águas do Pantanal em Cáceres, cruzam os braços
-
Cáceres e Região5 dias ago
Polícia Civil cumpre 52 mandados para desarticular venda de drogas sintéticas em Cuiabá, Cáceres e Natal (RN)
-
Cáceres e Região5 dias ago
Estudante denuncia em escola abusos que sofre do pai em Mirassol D’Oeste
-
Destaque5 dias ago
Governo autoriza concurso público para a Polícia Federal com 192 vagas; confira cargos
-
Destaque6 dias ago
Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-Sena morre 24 dias após retirar prêmio em Cuiabá
-
Destaque6 dias ago
Concursos e seletivos pagam salários de até R$ 11 mil