Mato Grosso

Autor de violência doméstica foragido por roubo no Maranhão é preso em Lucas do Rio Verde

Published

on

Um homem investigado por violência doméstica e foragido da Justiça por crime de roubo no Maranhão teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil, na terça-feira (22.10), em investigações conduzidas pelos policiais da Delegacia de Lucas do Rio Verde.

O suspeito de 37 anos já era alvo de investigação de violência doméstica em Lucas do Rio Verde, tendo o mandado de prisão preventiva decretado por descumprimento de medidas protetivas impostas pela Justiça.

Durante as investigações para apurar os fatos, a equipe de investigadores da Delegacia de Lucas do Rio Verde descobriu que o investigado tinha outras passagens criminais, tendo inclusive mandado de prisão decretado por condenação em sentença transitada em julgado por crime de roubo no Estado do Maranhão.

Diante dos fatos, os policiais saíram em diligências conseguindo localizar o suspeito que teve as duas ordens judiciais de prisão cumpridas. Ele foi conduzido à delegacia para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Leia mais:   Sema e Bope identificam extração ilegal de minérios e multa 11 empreendimentos em R$ 550 mil

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Documentário selecionado em edital da Secel resgata memórias e valoriza mestre da cultura em Poxoréu

Published

on

O município de Poxoréu se transformou em cenário de memória e emoção com a produção do documentário “O Menino e a Sanfona”, que foi viabilizado pelo edital de Fomento Audiovisual – edição Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Atualmente em fase de montagem e edição, o filme conta a trajetória de um mestre da cultura em Poxoréu, o baiano Natalino Alves de Sousa, sua relação com a música e garimpos de diamantes em Mato Grosso. As gravações ocorreram entre os dias 5 e 8 de abril.

Natural de Cabrália de Piatã, na Bahia, Natalino chegou em Poxoréu em 1955, a bordo de um pau de arara, e na bagagem trouxe sua inseparável sanfona “pé de bode”, que ganhou na adolescência e guarda há setenta anos. Desde que saiu de sua terra natal, nunca mais voltou à Bahia, e por isso a sanfona se tornou seu mais precioso elo com as origens — um símbolo de identidade, pertencimento e resistência.

O documentário recria com sensibilidade diversos momentos marcantes de sua trajetória: desde a chegada a Poxoréu e o primeiro contato com o instrumento, até a relação com os garimpos de cristais na Bahia e garimpos de diamantes em Mato Grosso.

Leia mais:   Confeiteira de Várzea Grande impulsiona produção de ovos de Páscoa com crédito da Desenvolve MT

As gravações registraram o impacto cultural e emocional que a música tem em sua vida, com direito a cenas tocantes no centro histórico da cidade, onde Natalino emocionou moradores ao tocar pelas ruas acompanhado de sua fiel cachorrinha, “Foca”.

Com direção de Éden Costa e co-direção de Wanderson Lana, a produção envolveu mais de 12 profissionais na equipe técnica, contou com mais de 30 figurantes e utilizou locações autênticas dentro do próprio município.

Além de “O menino e a Sanfona”, a produção audiovisual em Poxoréu está a pleno vapor, com outros projetos viabilizados também em editais do Governo de Mato Grosso, por meio da Secel. Entre as iniciativas estão o longa-metragem “Ensaio sobre a Verdade”, que está sendo gravado na cidade, e o curta-metragem “Passos por trás do Olhar”.

O edital MT Criativo da Secel, promovido em 2021, ainda possibilitou a implantação da Film Commission Rio dos Bororos. A iniciativa tem como objetivo atrair e incentivar produções audiovisuais na região. Entre algumas de suas atividades está o apoio na operação e na logística das gravações.

Leia mais:   Corpo de Bombeiros dá dicas para garantir um feriado prolongado mais seguro

(Sob supervisão de Cida Rodrigues)

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Auto da Paixão de Cristo terá duas sessões nesta sexta-feira (18) na Arena Pantanal

Published

on

O público cuiabano terá duas oportunidades de vivenciar a emoção do Auto da Paixão de Cristo 2025 nesta Sexta-feira Santa (18.4). Realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, o espetáculo terá duas sessões, às 18h30 e às 21h.

A encenação, que prossegue até o domingo de Páscoa (20), tem proporcionado uma experiência inesquecível, marcada por lágrimas, reflexões e profunda comoção.

Maria Aparecida Souza, moradora do bairro Coophamil, em Cuiabá, já assistiu ao espetáculo e pretende retornar.

“Foi lindo demais! A encenação, os atores, tudo muito emocionante. Hoje vou levar minha filha e minha neta. Recomendo a todos que ainda não assistiram. Vale muito a pena”, afirma.

Foto: João Milano

Elizeu Figueiredo, morador do bairro Mapim, em Várzea Grande, também convida a população que ainda não assistiu para se emocionar.

“Eu ouvi falar muito bem e vim conferir. Impressionante a dedicação dos atores, o cenário, a mensagem… é algo realmente único! Quem ainda não teve oportunidade, corre, porque é uma experiência que fica marcada para sempre na memória e no coração. Não vão se arrepender”, diz Elizeu.

Leia mais:   Ager-MT recebe agência de Goiás para troca de experiências e fortalecimento da regulação

A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, coronel Grasi Paes, destaca a importância das duas sessões.

“A procura da população pelo Auto da Paixão de Cristo demonstra a força da fé e o sucesso do programa SER Família Fé e Vida. Oferecer duas sessões nesta sexta-feira amplia a oportunidade para quem ainda não assistiu, garantindo a todos a chance de vivenciar a emoção e a beleza deste espetáculo. É uma demonstração do nosso compromisso com a cultura e a espiritualidade do povo mato-grossense”, finaliza Grasi.

Mutirão da Cidadania

Além do espetáculo, o evento integrou o Mutirão da Cidadania, que também segue até domingo (20), das 14h às 18h, oferecendo serviços gratuitos à população, como emissão de segunda via de documentos, orientações diversas e atendimento psicológico voltado à promoção de direitos, preservação e fortalecimento de vínculos familiares, além de informações sobre o programa SER Família. A combinação da arte com o acesso a serviços essenciais reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o bem-estar social.

Programação do Auto da Paixão de Cristo 2025

Leia mais:   Mato Grosso sedia Campeonato Centro-Oeste de Basquete Master com patrocínio do Governo do Estado

Sexta-feira (18.4): 18h30 e 21h

Sábado (19.4): 19h

Domingo (20.4): 19h

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana