Mato Grosso
Autor de duplo homicídio em Alto Boa Vista é preso em ação conjunta da Polícia Civil e PRF
O autor do duplo homicídio que vitimou um casal em uma propriedade rural no município de Alto Boa Vista teve o mandado de prisão preventiva cumprido no final da tarde quinta-feira (29.1), em uma ação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além da prisão do procurado, um outro homem foi preso pelo crime de favorecimento pessoal.
Cleuco Gomes de Brito estava com mandado de prisão decretado pelo crime que vitimou Romildo Borges Martins, 40 anos, e Crislene Aparecida Ferreira Alves, de 39 anos, no último dia 20 de janeiro. O crime foi presenciado pelo filho do casal.
As investigações da Polícia Civil apontaram que o crime foi motivado por um desacordo em uma transação comercial envolvendo a venda de gado, entre o suspeito e Romildo. Após o crime, o autor fugiu para uma área de mata no município, sendo representado pelo seu mandado de prisão preventiva, que foi deferido pela Justiça.
O procurado foi localizado durante a abordagem realizada pela PRF a uma caminhonete Toyota Hilux, conduzida por um terceiro, na rodovia BR-153. Cleuco estava como passageiro no veículo, não apresentou documentos e disse aos policiais não se recordar dos dados pessoais.
Questionado, o condutor do veículo criou uma história em que relatou que buscou o passageiro em Uruaçu (GO) na casa dos seus pais de criação, que possuía problemas mentais e que estava levando para passar fim de semana em uma fazenda em Aliança do Tocantins.
Diante da situação suspeita, a equipe fez buscas pessoais e veicular, bem como iniciou procedimentos para identificação do passageiro, e levou os dois ocupantes do veículo para a Unidade Operacional de Porangatu.
Durante a qualificação pessoal, o passageiro inicialmente forneceu nomes inconsistentes e mudava de versão sobre sua identificação, até o momento em que confessou que estava mentindo e revelou a sua verdadeira identidade, se identificado como o foragido da Justiça que era procurado pelo duplo homicídio do casal. Ele, então, teve o mandado de prisão cumprido.
Diante da confissão, o motorista da Hilux também mudou a sua versão dos fatos relatando que buscou o foragido na cidade de Ceres (GO) e que estava o ajudando por considerá-lo uma boa pessoa.
O suspeito foi autuado em flagrante por crime de favorecimento pessoal, uma vez que estava auxiliando fuga de foragido.
Investigações
Conforme as primeiras investigações realizadas pela Polícia Civil, o crime teria sido motivado por um desacordo em uma transação comercial envolvendo a venda de gado entre o suspeito do crime e a vítima Romildo.
A equipe da Delegacia de Alto Boa Vista apurou que o suspeito do crime emprestava dinheiro. À vítima, ele havia vendido em torno de 800 cabeças de gado à vítima, com pagamento a prazo e juros. No decorrer do negócio, a vítima teria atrasado parcelas do pagamento e o suspeito iniciou as cobranças, algumas delas seguidas de ameaças.
No dia do crime, o suspeito foi à propriedade das vítimas e fez cobranças mais incisivas, seguida de uma discussão com a vítima Romildo, que se sentiu ofendido, mas não houve agressão corporal. Durante a desavença, a vítima Crislene tentou apartar a discussão, quando o suspeito sacou uma arma e desferiu dois disparos contra ela e, na sequência, fez os disparos contra Romildo.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Polícia Civil cumpre cautelares contra filho por maus-tratos e apropriação indébita de bens de pais idosos
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Cáceres, cumpriu medidas cautelares contra um homem, de 46 anos, investigado pelos crimes de ameaça, maus-tratos e apropriação indébita de bens dos pais idosos, de 81 e 83 anos.
As investigações iniciaram após denúncia feita pela irmã do suspeito, que procurou a delegacia especializada no dia 06 de janeiro, solicitando medidas protetivas de urgência, uma vez que vinha sofrendo ameaças por parte do irmão.
Com base em informações passadas pela vítima e diante da idade avançada dos pais, a equipe de policiais civis da Delegacia da Mulher, Criança e Idoso foi até o endereço dos idosos para averiguar a situação das vítimas. Durante a visita, os policiais realizaram a oitiva do idoso, que confirmou os crimes praticados pelo filho.
Diante das evidências colhidas, a delegada titular da especializada, Paula Gomes Araújo, representou por medidas cautelares em face do investigado, que foram deferidas pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres.
Entre as ordens judiciais cumpridas contra o investigado, estão o afastamento imediato do lar, domicílio ou local de convivência com os idosos, além da entrega de todos os cartões bancários, documentos ou quaisquer instrumentos utilizados para a realização de saques, transferências ou movimentações financeiras relativas aos benefícios previdenciários das vítimas.
As investigações seguem em andamento para apuração de todos os fatos e responsabilização do suspeito.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Investigação aponta que facção criminosa colocou advogadas para fiscalizar depoimentos de vítimas
A investigação da Gerência e da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (GCCO/Draco) sobre um esquema de extorsão contra comerciantes de Várzea Grande apurou que duas advogadas foram colocadas a serviço de uma facção criminosa para fiscalizar o depoimento de vítimas e testemunhas à Polícia Civil.
As duas profissionais foram alvos de mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais, cumpridos na segunda-feira (10.2), durante a deflagração da Operação A César o que é de César. As advogadas também tiveram decretados o afastamento dos sigilos bancários.
A investigação da GCCO/Draco investiga o esquema, liderado por dois integrantes da facção, para extorquir comerciantes instalados no centro popular de comércio (camelódromo) de Várzea Grande, exigindo o pagamento de uma taxa de 5% sobre o faturamento mensal das lojas, sob a ameaça de terem seus estabelecimentos incendiados. A Polícia Civil iniciou a apuração em novembro do ano passado, após receber denúncias de que os comerciantes estavam sendo coagidos pelos criminosos.
As ameaças se estenderam ainda para que as vítimas e testemunhas fossem coagidas a serem acompanhadas pelas duas advogadas, durante oitivas na GCCO, sem que eles tivessem solicitado os serviços advocatícios. Desta forma, a GCCO também apura no inquérito policial o crime de embaraço à investigação.
A investigação apurou que os faccionados ameaçavam as vítimas dizendo que, caso fossem intimadas pela Polícia Civil, deveriam negar os fatos e anunciaram que seria enviado um advogado para acompanhá-las com o objetivo de impedir o livre depoimento.
O esquema de extorsão e ameaças é liderado pelo criminoso O.R, conhecido pelo apelido de Shelby. Ele e o principal comparsa foram presos durante a operação. O.R. se apresentava como “disciplina” da facção ao abordar os lojistas e, junto com os cúmplices, monitoravam as rotinas e mantinham presença constante nos estabelecimentos, sob o pretexto de oferecer “segurança”.
Diante da recusa das vítimas em fazer os pagamentos, o grupo recorria a ameaças de morte, violência física e incêndios criminosos contra os comerciantes, funcionários e familiares.
Leia mais:
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região6 dias ago
Munícipio de Cáceres completa 06 anos de inclusão na lista de cidades gêmeas
-
Cáceres e Região5 dias ago
Juizado Ambiental de Cáceres apreende 23 pacus fora da medida no último dia da Piracema
-
Cáceres e Região6 dias ago
Bebê indígena morta com suspeita de violência sexual; vereador de Cáceres irá acionar Funai
-
Destaque7 dias ago
Projeto prevê a criação de cartão para compra de material escolar
-
Destaque5 dias ago
Carteira de pesca amadora continua a ser obrigatória após fim da piracema
-
Cáceres e Região6 dias ago
Jovem de 19 anos é morto a tiros em bar em Mirassol
-
Cáceres e Região7 dias ago
Cáceres abate quantidade recorde de 324,43 mil bovinos em 2024
-
Cáceres e Região7 dias ago
Em reunião com promotora prefeita Eliene reforça compromisso na luta contra a violência doméstica e defende ampliação de políticas públicas