Sem categoria
Audiência Pública discute manejo e modernização da gestão de resíduos sólidos em Sinop
Além dos resíduos domiciliares, a audiência também tratou da gestão dos materiais oriundos da construção civil, das obras públicas e dos resíduos gerados nas unidades de saúde sob administração municipal. O debate reuniu servidores públicos, técnicos e representantes da sociedade civil.
O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Vilmar Scherer, destacou a importância da discussão para o desenvolvimento sustentável de Sinop e para a melhoria da qualidade de vida da população. “Esse projeto de resíduos sólidos é algo muito esperado por parte do Poder Público e também pela população. A cada dia o custo da coleta de lixo aumenta e é preciso buscar alternativas que tornem o processo mais sustentável. A implantação da coleta seletiva precisa ser feita com ampla discussão”, pontuou.
Scherer reforçou que o município busca soluções modernas e eficientes para o sistema de limpeza urbana, de forma que o serviço atenda tanto à necessidade operacional quanto à responsabilidade ambiental. “O foco hoje é fazer corretamente a coleta e a destinação para que possamos ter um serviço de qualidade, que é a visão do prefeito Roberto Dorner, do vice-prefeito Paulinho e de toda a administração pública. Estamos com todos os técnicos e profissionais empenhados em discutir um futuro melhor na questão dos resíduos sólidos para Sinop”, completou.
A gestora de projetos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Fernanda Oliveira, explicou que o estudo apresentado contempla uma série de ações integradas. “Entre as propostas estão o atendimento à Política Nacional do Saneamento Básico, a criação de ecopontos para recebimento de materiais recicláveis, implantação de unidade de triagem, unidade de compostagem para resíduos de áreas verdes e programas de educação ambiental”, afirmou.
Fernanda ressaltou que a audiência representa um marco para o município. “É uma data muito importante para Sinop, pois apresentamos à população os estudos da MIP e abrimos espaço para contribuições. Essa etapa é essencial para adequar o município à legislação nacional e ao Novo Marco do Saneamento Básico. O projeto prevê a modernização dos serviços, investimentos em infraestrutura e a implantação definitiva da coleta seletiva, há muito tempo esperada pelos moradores”, destacou.
A bióloga e arquiteta urbanista Aline Gonçalves, integrante do comitê gestor técnico da proposta, reforçou o papel educativo do projeto e a importância da participação popular. “Atualmente, Sinop ainda não possui coleta seletiva, embora o destino final dos resíduos já siga critérios ambientais corretos. O objetivo agora é avançar para a separação do material reciclável e ampliar o trabalho de educação ambiental”, explicou.
Aline lembrou que o município fechou provisoriamente o antigo lixão em maio deste ano e que a concessão proposta trará melhorias significativas. “A proposta prevê coleta seletiva porta a porta, criação de locais de triagem e compostagem e ampliação dos containers nas vias públicas. Queremos estimular as pessoas a praticarem a separação do lixo em casa. Estima-se que mais de 60% do nosso resíduo poderia ser reciclado e isso será fortalecido com um programa permanente de educação ambiental”, afirmou.
O material técnico que sustenta o projeto permanece disponível para consulta pública até o dia 29 de novembro pelo link: https://www.sinop.mt.gov.br/consulta-publica—residuos-solidos-2025. A população pode acessar as informações e encaminhar sugestões para aprimorar o plano. A transmissão completa da Audiência Pública pode ser conferida no link: https://www.youtube.com/live/2_LfZUKnOa4?si=525JKpLJSmWzxdLW.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sem categoria
Prefeitura realiza ação de desobstrução no Córrego da Manga e retira toneladas de lixo para ampliar vazão da água
Durante esses dias de serviço foram encontrados canais completamente entupidos por terra, mato, restos de móveis e diversos tipos de lixo, além de tubulações soterradas. É preciso apoio e conscientização da população
Equipes da Secretaria Municipal de Viação e Obras realizam nesta semana um intenso trabalho de limpeza e desobstrução no Córrego da Manga, na região do bairro Construmat. A ação integra o cronograma permanente de prevenção a alagamentos e tem como objetivo ampliar a vazão da água e garantir mais segurança às famílias que vivem no entorno.
Durante esses dias de serviço foram encontrados canais completamente entupidos por terra, mato, restos de móveis e diversos tipos de lixo, além de tubulações soterradas. Para a execução dos trabalhos, estão sendo utilizados uma máquina retroescavadeira, um caminhão e uma equipe de servidores, que juntos, atuam na retirada dos materiais acumulados e na reabertura do curso d’água.
Segundo o secretário municipal de Viação e Obras, Celso Pereira, a limpeza e a manutenção dos córregos têm sido uma das prioridades da gestão, especialmente nas regiões mais suscetíveis a alagamentos.
“Estamos intensificando as ações preventivas em vários pontos da cidade, justamente para evitar transtornos no período chuvoso. A situação que encontramos aqui mostra a importância da manutenção contínua e também da conscientização da população. Cada lixo jogado de forma irregular contribui para o entupimento das galerias e prejudica toda a comunidade”, destacou o secretário.
Celso Pereira reforçou ainda que a Prefeitura está estruturada para atender às demandas emergenciais e manter o cronograma de obras preventivas em andamento.
“As equipes estão preparadas e com maquinário à disposição para atender os bairros que precisam de intervenções urgentes. Mas é fundamental que todos façam a sua parte e destinem o lixo de forma correta, evitando prejuízos maiores”, completou.
Os serviços no Córrego da Manga seguem pelos próximos dias. Já na Rua Cel. Manoel Gomes, no bairro Manga, outra equipe trabalha na construção de uma parede de contenção, com o objetivo de estabilizar o terreno e evitar desmoronamentos durante o período chuvoso.
Galeria de Fotos (6 fotos)
Sem categoria
Prefeitura realiza ‘mutirão’ para regularização fundiária no bairro Vitória Régia
Os cadastros, totalmente gratuitos, estão sendo feitos na Escola Municipal de Educação Básica José Estejo de Campos das 9h às 12h. Esse ato faz parte do processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb)
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, segue realizando ação de cadastro complementar dos moradores do bairro Vitória Régia. Os cadastros estão sendo feitos na Escola Municipal de Educação Básica José Estejo de Campos das 9h às 12h. Esse ato faz parte do processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb).
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), destaca que a ação garante o direito constitucional à moradia. “Esse é um ato de reconhecer um direito e dar dignidade. É um documento com valor legal, registrado em cartório e que não custa nada para o cidadão. Agradeço ao apoio do governo de Mato Grosso e da Assembleia”, disse.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, Manoela Rondon, o cadastramento é uma etapa essencial para garantir que as famílias tenham segurança jurídica sobre o imóvel onde vivem.
“Nosso objetivo é assegurar o direito à moradia regularizada e proporcionar mais dignidade aos moradores. Com o título definitivo, as famílias passam a ter a propriedade reconhecida e podem planejar melhorias em suas casas com mais tranquilidade”, destaca a secretária.
Morador há 33 anos do bairro Vitória Régia, Joaquim da Silva, de 77 anos, conta que foi um dos pioneiros da região. “Fico feliz que em breve vamos receber este título e isso mostrará que meu cantinho será meu de fato e de direito”, disse.
O cadastramento é voltado a todos os moradores do bairro que ainda não entregaram ou precisam complementar documentos para a regularização e é totalmente gratuito.
Documentos necessários para o cadastramento:
Pessoas solteiras:
* Certidão de nascimento, RG e CPF.
Casados:
* Certidão de casamento, RG e CPF de ambos.
Divorciados:
* Certidão de casamento com averbação de divórcio, RG e CPF do requerente e partilha de bens/formal de partilha (se houver).
Viúvos:
* Certidão de casamento e certidão de óbito do cônjuge, RG e CPF do requerente e partilha de bens/formal de partilha (se houver).
União estável:
* Escritura pública de união estável ou homologação judicial, certidão de nascimento, RG e CPF de ambos.
Também é necessário apresentar:
* Contrato de compra e venda ou outro documento do imóvel (com identificação de quadra e lote, como título de posse antigo, IPTU, etc.);
* Comprovante de endereço da residência
Galeria de Fotos (7 fotos)
-
Destaque6 dias agoVigilância Sanitária divulga mais um lote de whisky sob suspeita de contaminação por metanol
-
Cáceres e Região5 dias agoJauru: TRE suspende sentença e manda vice-prefeita reassumir cargo
-
Cáceres e Região7 dias agoTécnicos e auxiliares de enfermagem de Cáceres ameaçam entrar em greve por descumprimento de acordo pela prefeitura
-
Cáceres e Região5 dias agoPorto Esperidião: Gefron apreende 48 tabletes de cocaína e causa prejuízo de R$ 864 mil às facções criminosas
-
Cáceres e Região4 dias agoPontes e Lacerda: Justiça suspende demissão e determina retorno de policial militar condenado por roubo
-
Mundo7 dias agoGripe aviária: China volta a importar carne de frango do Brasil após seis meses de suspensão
-
Cáceres e Região4 dias agoRESERVA DO CABAÇAL – Homem é preso após agredir esposa e ser encontrado com arma
-
Destaque6 dias agoMenina de 12 anos pula de moto em movimento para escapar de tentativa de sequestro (Vídeo)


