Cáceres e Região

Audiência Pública debaterá desafios e demandas da comunidade autista em Cáceres

Published

on

Marcio Camilo/ Assessoria

Nesta quinta-feira (06.11), o plenário da Câmara de Cáceres sediará uma importante Audiência Pública para discutir os desafios e demandas da comunidade autista na cidade. A iniciativa da Comissão de Saúde, Higiene e Promoção social (SHPS), em parceria com a Associação de Pais e Amigos de Autistas de Cáceres (APAAC), reunirá especialistas e a comunidade em geral para debater a necessidade de políticas públicas mais efetivas para o atendimento multiprofissional de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município.

O evento acontecerá a partir das 18h. A presidente da SHPS, vereadora Elis Enfermeira, esteve reunida com membros da APAAC, na manhã desta terça-feira (04.11), para acertar os últimos detalhes do encontro. Ela destaca que o objetivo principal da audiência é abrir um diálogo construtivo sobre a problemática, que se agrava pela falta de estrutura do Poder Público para lidar com a questão em diversas áreas cruciais, como saúde e educação.

Descobrir mais
Jornal

“É fundamental que unamos forças para garantir que as pessoas com TEA e suas famílias recebam o suporte necessário em Cáceres. A falta de estrutura tem sido um obstáculo significativo, e precisamos buscar soluções conjuntas”, enfatiza a vereadora.

Leia mais:   Delegado da Polícia Federal recebe título de Cidadão Cacerense em cerimônia solene

Já os pais e mães – membros da APAAC – relatarão durante a audiência os desafios diários de criar e educar um filho com TEA, bem como as dificuldades enfrentadas devido à ausência de políticas públicas mais efetivas no setor.

“Nos temos diversas demandas para tratar junto com a Saúde, Educação e Assistência Social. E essa audiência é o momento de construção de um diálogo para pensarmos numa melhorar maneira de atender as demandas da comunidade autista de Cáceres”, enfatiza Regiane Dutra, membro da APAAC.

Reuniao de alinhamento sobre audiencia TEA (04.11.25)_CRED_CMC

Entendendo o Transtorno do Espectro Autista (TEA):

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica e de desenvolvimento que afeta a forma como uma pessoa interage com o mundo. O termo “espectro” ressalta a ampla variedade de sintomas e níveis de suporte que indivíduos com TEA podem apresentar.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estimar-se que 1 em cada 160 crianças no mundo tem TEA. No Brasil, mais de 2 milhões de pessoas declararam ter recebido diagnóstico de autismo, de acordo com o IBGE.

Descobrir mais
Jornal

Leia mais:   Traficante de São Paulo é preso em Cáceres; tinha mandado de recaptura

A vereadora Elis ressalta ainda que a Audiência Pública sobre o tema representa um importante passo para dar visibilidade às necessidades da comunidade autista de Cáceres. “Debates como esse ajudam a impulsionar a criação e a implementação de políticas públicas, no sentido de promover a inclusão, o acesso a serviços de saúde e educação de qualidade às pessoas com TEA e suas famílias”, conclui a parlamentar.

 

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Polícia Civil e Ibama intensificam combate ao desmatamento ilegal em Comodoro

Published

on

A Polícia Civil vem intensificando as ações de combate ao desmatamento e à exploração ilegal de madeiras nativas na região rural de Comodoro.

Entre outubro e novembro de 2025, as ações, realizadas em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), resultaram na condução de seis pessoas e na apreensão de seis caminhões carregados de madeira, além da inativação de cinco tratores utilizados na atividade ilegal. Também foram recolhidas grandes quantidades de Itaúba: 132 roliços, 573 lascas e 350 palanques.

“Esses números correspondem apenas às últimas semanas, já que ao longo de todo o ano foram realizadas diversas operações com apreensões significativas desse tipo de madeira”, afirmou o delegado de Comodoro Ricardo Sarto.

Nas últimas semanas, as operações conjuntas se concentraram principalmente na repressão ao comércio ilegal da madeira Itaúba, conhecida popularmente como “Madeira de Pedra”, devido à sua resistência e longa durabilidade.

Os investigadores da Delegacia de Comodoro e os agentes do Ibama realizaram diversas ações nos principais pontos de exploração de madeira, além de monitoramentos estratégicos nas entradas dessas áreas, com o objetivo de interceptar veículos utilizados para o transporte clandestino. Grande parte da carga tinha como destino o estado de Rondônia.

Leia mais:   42ª Operação Integrada Lei Seca reforça fiscalização e registra 79 autuações em Cáceres

“Continuaremos atuando em conjunto com o Ibama para coibir a continuidade das práticas criminosas e proteger o patrimônio ambiental da região”, frisou o delegado Ricardo Sarto.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Figueirópolis D’Oeste: Deputados aprovam doação de imóvel para construção de casas populares

Published

on

A medida vai atender a necessidade de uma das cidades de Mato Grosso com alta demanda por moradias populares

Por Ponto na Curva

ALEXANDRE ALVES ALONSO

Deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram o Projeto de Lei 1400/2025, do Governo do Estado, que “autoriza o Poder Executivo a doar o imóvel que especifica ao município de Figueirópolis D’Oeste”. O imóvel – conforme parágrafo único do artigo 1º do PL 1400/2025 – será destinado para a construção de unidades habitacionais populares.

Esse projeto de lei se soma ao Projeto de Lei 1427/2025, recentemente aprovado, que amplia a renda familiar para aqueles que desejarem acessar os programas habitacionais Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, aliado ao Ser Família Habitacional, do Governo do Estado. Ambos se complementam e ofertam tanto recursos federais como estaduais para garantir o acesso facilitado a uma habitação financiada, mas com valores dentro da realidade e da renda de milhares de famílias em todo Mato Grosso.

O artigo 1º cita que “fica o Poder Executivo autorizado a doar ao município de Figueirópolis d’Oeste/MT bens imóveis localizados no loteamento urbano, denominado como Residencial Cidade Alta, identificados como área remanescente de 41.204,56m² (quarenta e um mil, duzentos e quatro metros quadrados e cinquenta e seis decímetros quadrados), matrícula n° 4.810 do Cartório do 1º Oficio de Registro de Imóveis da Comarca de Jauru/MT e Lote nº 08 da quadra nº 05, com área de 2.267,83 (dois mil, duzentos e sessenta e sete metros quadrados e oitenta e três decímetros quadrados), matrícula n° 4.812 do Cartório do 1° Oficio de Registro de Imóveis da Comarca de Jauru/MT, na cidade de Figueirópolis d’Oeste/MT”.

Leia mais:   PM prende homem que comercializava armas de fogo de forma ilegal em Lambari D'Oeste

O parágrafo único do PL 1400/2025 destaca que “a área destina-se, exclusivamente, à construção de unidades habitacionais populares”. O artigo 2º observa que “ficam vedadas a mudança ou alteração da destinação do imóvel a que se refere o artigo anterior e, também, a alienação do imóvel”.

Conforme consta no artigo 3º, “a área de que trata o art. 1º foi avaliada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão conforme Laudo de Avaliação, juntado ao Processo Administrativo INTERMAT-PRO-2022/06515”.

Segundo justificativa do governo, a proposta tem como objetivo possibilitar a doação de área de imóvel de domínio do estado de Mato Grosso para o município de Figueirópolis D’Oeste, “destinado à construção de unidades habitacionais populares, o que por si só já se apresenta como interesse público, visto que dará destinação a um imóvel que se encontra abandonado, outrossim dará utilidade ao imóvel para fins de execução de atividade sistêmica do município, gerando melhorias na organização e prestação de serviços públicos”.

O Estado frisa ainda que “a doação de imóveis públicos encontra-se disciplinada pelo art. 76 da Lei nº 14.133/2021, que, em suma, estabelece como requisitos: a existência de interesse público devidamente justificado e de avaliação prévia; autorização legislativa; e que a doação seja realizada exclusivamente para outro órgão ou entidade da Administração Pública, de qualquer esfera do governo”. (Com informações da Secom da ALMT)

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana