Esportes

Atletas estudantis de MT conquistam 12 medalhas nos Jogos da Juventude em João Pessoa

Published

on

Mato Grosso ficou entre os sete estados brasileiros com maior número de medalhas nos Jogos da Juventude, que ocorreram de 13 a 28 de novembro, em João Pessoa (Paraíba). Coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a delegação mato-grossense conquistou 12 medalhas nas modalidades de taekwondo, badminton, natação, wrestling e atletismo.

De acordo com o superintendente de Eventos Esportivos da Secel, Marcelo Cruz, a meta era colocar Mato Grosso entre os 10 melhores do Brasil.

“Conseguimos ficar entre os sete no quadro de medalhas, deixando estados que sempre estiveram na ponta para trás. É uma marca fantástica dentro dos Jogos da Juventude, que é a maior competição nacional escolar nessa faixa etária”, celebra Marcelo, que também chefiou a delegação nos Jogos.

O evento esportivo reúne os melhores atletas do Brasil, com até 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos da Juventude simbolizam o início da carreira de grandes esportistas brasileiros, como Darlan Romani e Alison dos Santos, a judoca Sarah Menezes e o mesatenista Hugo Calderano.

Leia mais:   Polícia Civil prende autor de furtos em comércios de Água Boa

De Mato Grosso, 157 atletas de diferentes municípios se classificaram para a competição nacional, após competirem nas etapas regionais e estaduais dos Jogos Estudantis promovidos pela Secel. A pasta também custeou a viagem da delegação a João Pessoa em parceria com a Federação Mato-grossense de Desporto Escolar (FMDE).

“Agradecemos ao governador Mauro Mendes, ao secretário David Moura, ao adjunto Beto Corrêa e a toda equipe Secel pelo empenho que possibilitou essa brilhante classificação de Mato Grosso nos Jogos da Juventude 2024”, complementa Marcelo.

Davi Lima, no salto triplo - Foto: Alexandre Loureiro/COB

Além das medalhas, dois mato-grossenses se sobressaíram batendo os únicos recordes do atletismo. No lançamento do dardo, Francisco Paulo Petri, de Marcelândia, atingiu 74,66m e superou o recorde de 10 anos, que era de 71,04m. No salto triplo, Davi Souza de Lima, de Cuiabá, cravou 15,55m, desbancando a distância que era 15,41m há oito anos.

No primeiro bloco, realizado de 13 a 16 de novembro, as competições abrangeram as modalidades de badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa e tiro com arco. De 17 a 22 de novembro, as disputas foram de natação, ginástica artística, wrestling, vôlei de praia, triathlon e basquetebol. E de 23 a 28 de novembro, o terceiro e último bloco envolveu as modalidades de atletismo, esgrima, handebol e voleibol.

Leia mais:   Forças policiais de MT apreenderam mais de 13 mil armas de fogo ilegais entre 2019 e 2024

Francisco Perri, recordista no lançamento de dardo - Foto: Alexandre Loureiro/COB

Confira as medalhas conquistadas por Mato Grosso:

Ouro (6)
Taekwondo: Jhennifer Cristina Pires, na categoria até 49 kg
Natação: Jordan Ferreira Torres, nos 100m costas
Atletismo: Francisco Paulo Petri, no lançamento de dardo
Atletismo: Rafael Tokashiki Souza, no salto em altura
Atletismo: Vitoria da Silva Marques, nos 3.000 metros
Atletismo: Davi Souza De Lima, no salto triplo

Prata (2)
Natação: Jordan Ferreira Torres, nos 50m costas
Atletismo: Aldo Neto Tserebre Tsere Uhi, nos 3.000 metros

Bronze (4)
Badminton: Jeferson Cristaldo e Jhonatan Damasceno, na dupla
Wrestling: Wandson Rodrigues de Deus, na luta livre até 110 kg
Wrestling: Kaylen Eduarda Gomes, na luta livre até 65 kg
Atletismo: Giovana Santana Reia, no lançamento de disco

A seleção feminina de handebol mato-grossense ainda conquistou o bronze da 2ª divisão dos Jogos da Juventude.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Esportes

Secel divulga lista de indicados à premiação de destaques esportivos de Mato Grosso

Published

on

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) disponibilizou a lista de indicados pela Comissão de Avaliação do Prêmio Sabino Albertão, que homenageia os destaques esportivos de Mato Grosso.

Em sua 3ª edição, a premiação tem como tema “Heróis Olímpicos” para celebrar também os nove esportistas de Mato Grosso convocados para as Olimpíadas e Paralimpíadas 2024.

As indicações nas 11 categorias foram feitas a partir de sugestões do público em processo de inscrição no mês de outubro. O formulário online permitiu que a sociedade inscrevesse profissionais ou instituições esportivas, descrevendo histórico de atuação e principais contribuições.

Cada categoria terá um vencedor, que receberá um troféu desenvolvido pelo artista plástico Fred Fogaça. O anúncio será feito no dia 17 de dezembro, em cerimônia que contará com a presença dos indicados à premiação e de atletas que competiram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2024.

O evento irá condecorar ainda, no Hall da Fama, os medalhistas olímpicos e paralímpicos, Ana Vitória, Arthur Cavalcante e Érika Cheres.

A 3ª edição do Prêmio Sabino Albertão é uma realização do Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania (Iteec Brasil) em parceria com a Secel-MT, e produção da Bemtivi Academia de Arte.

Leia mais:   Forças policiais de MT apreenderam mais de 13 mil armas de fogo ilegais entre 2019 e 2024

Confira os indicados por categoria em 2024:

Atleta
Ana Sátila – Canoagem
Caroline Santos – Takwondo
Caio Igor – Kickboxing
Elisa Gevezier – Xadrez
Isadora Lopes – Rugby 7
João Marcos Cesarino – Judô
Lucas Oshikawa – Beisebol
Leonardo Stork – Tênis
Laryssa Dalmoro – Vôlei de praia
Pedro Bauer – Ciclismo
Raphael Duarte – Wrestling

Paratleta
Ana Carolina Duarte – Goalball
Kaike Angelim – Jiu Jitsu
Williams Pereira – Karatê

Técnico
Cida Souza Lima – atletismo
Marcus Penna – futsal
Sivirino Souza dos Santos – atletismo

Time
Centro de Treinamento Marimoto – Tênis de Mesa
Rondonópolis Hawks – Futebol Americano
Vôlei Alta Floresta (VAF)

Gestor Esportivo
Altemir Trapp – coordenador do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande
Claudécio de Oliveira – secretário de Esportes de Alta Floresta
Edvaldo dos Santos – secretário de Esportes de Juara
João Edmundo Faria dos Santos – secretário de Esportes de Araputanga
Stefânia Basílio – secretária de Esportes de Juína

Comunicador Esportivo
Camila Ribeiro – Rádio CBN
Caique Alves – SBT Cuiabá
Laercio de Oliveira “Pato Rocco” – Site Esporte e Notícia

Leia mais:   Rotam prende mulher em flagrante por tráfico de drogas em Cuiabá

Mídia Esportiva
Rádio Capital FM
Site Esporte MT
Tv Centro América

Federação Esportiva
Federação de Automobilismo de Mato Grosso
Federação de Motociclismo de Mato Grosso
Federação de Tiro de Mato Grosso

Projeto Social
Correndo para o Futuro – Itaúba
União Esporte Clube – Terra Nova do Norte
Jiu Jitsu Rotam

Projeto Paralímpico
Associação Mato-grossense de Jiu Jitsu Paradesportivo – Barra do Garças
Rondonópolis Associação de Atletismo
Instituto Desportivo Educacional e Social Presbiteriano – Alta Floresta

Projeto de Iniciação Esportiva
Caminho Suave – Campo Verde
Escolinha de Futebol do Profeta – Cuiabá
Taekwondo do distrito de Entre Rios – Nova Ubiratã

Sobre o nome do Prêmio

O nome do prêmio é uma homenagem ao professor e ex-secretário de Estado de Esportes e Lazer (1997 a 2002), Sabino Albertão Filho, que faleceu em 2021. Entre as políticas públicas implantadas em sua gestão, estão a criação dos Jogos Estudantis Mato-grossenses, a implementação do Fundo de Desenvolvimento Desportivo (Funded) e a Lei de Incentivo ao Esporte em Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

7ª Corrida do Fórum de Cáceres mobiliza comunidade e arrecada 1,5 tonelada de alimentos

Published

on

Reprodução

A Comarca de Cáceres (218km de Cuiabá) foi palco, na manhã de sábado (30 de novembro), da 7ª edição da Corrida do Fórum, evento que uniu esporte, solidariedade e integração social. Com mais de 300 participantes inscritos, a corrida superou expectativas ao arrecadar cerca de 1,5 tonelada de alimentos não perecíveis, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade na região.
Atletas de todas as idades participaram da competição, que também recebeu moradores de municípios vizinhos. Além das categorias competitivas, muitos optaram por caminhar ou torcer pelos corredores.
A organização foi liderada pela juíza diretora do Fórum, Joseane Carla Ribeiro Viana Quinto Antunes, em parceria com magistrados(as) da comarca, assim como com empresas locais. O evento contou ainda com o apoio institucional do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Inclusive, a desembargadora presidente do TJMT, Clarice Claudino da Silva, recebeu destaque e agradecimentos pelo suporte essencial à realização da corrida, evidenciando o compromisso da instituição com ações sociais e a promoção da integração comunitária.
Momentos culturais também marcaram a corrida com uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Comando de Fronteira Jauru. A logística foi garantida por meio de uma força-tarefa envolvendo o Projeto Lobo Guará, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Departamento de Trânsito de Cáceres.
A Corrida do Fórum já se consolida como um evento que promove saúde, bem-estar e solidariedade, integrando servidores, familiares e sociedade em um único propósito: fazer a diferença na vida de quem mais precisa.
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
Comentários Facebook
Leia mais:   Sorteio do Nota MT na praça contempla 1.010 consumidores; prêmios de R$ 100 mil vão para o interior do estado
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana