Política

Assembleia Social arrecada e entrega mais de 4 toneladas de alimentos em 2024

Published

on

Mais de quatro toneladas de alimentos não perecíveis foram arrecadadas e distribuídas entre outubro e dezembro de 2024 pela Superintendência de Integração, Cidadania e Cultura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Assembleia Social). As doações ocorreram por meio da entrada solidária de espetáculos no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, equipamento gerido pelo braço social da ALMT.

Arrecadar donativos por meio do ingresso social é atividade rotineira da Assembleia Social. No entanto, este ano, respeitando a legislação eleitoral, tanto as arrecadações, quanto os repasses ocorreram apenas depois do fim do primeiro turno das eleições.

Foram contempladas, no período, 26 projetos sociais ou instituições filantrópicas, com alimentos não perecíveis ou caixas de leite em quantidades que variaram de 50kg a 500kg, totalizando 4.248kg. Tais entregas atenderam a solicitações, por meio de ofícios, e respeitaram ordem de pedidos e disponibilidade no estoque, variável conforme a arrecadação nos espetáculos solidários apresentados no Teatro Zulmira Canavarros.

O ingresso social ao Zulmira Canavarros foi instituído logo em que foi criada a gestão conjunta do teatro e da Assembleia Social, em 2017, e tem a finalidade de incentivar a solidariedade da plateia e democratizar o acesso à cultura, por meio da entrada solidária. Além de alimentos não perecíveis, dependendo da parceria com o grupo artístico, arrecada-se brinquedos, livros, entre outros donativos. A listagem completa dos repasses de brinquedos de 2024 está disponível neste link.

Leia mais:   Comissão de Agropecuária analisa mais de 250 iniciativas em 2024

“O Teatro Zulmira Canavarros é um espaço público e, para incentivar a ocupação por artistas de todo o Estado, além de baratear o ingresso, criamos o ingresso social e, desde então, temos a alegria de chegar a quem mais precisa, seja na mesa de nossos cidadãos, seja alegrando uma criança de algum bairro carente. Foi uma iniciativa que deu muito certo e sempre nos orgulhamos dos resultados de cada ano”, contextualizou a superintendente da Assembleia Social, Dani Paula Oliveira.

Confira a lista completa de instituições e projetos beneficiados:

Associação Coração Solidário – Coophema/Cuiabá – 100kg de alimentos

Associação do Bairro Mapim – Mapim/Várzea Grande – 100kg de alimentos

ABC Shalom – Cuiabá – 50kg de alimentos

Associação Ilê Assé Odé Karê – Jardim Paraná/Cuiabá – 300kg de alimentos

Associação Ilê N’Lá Ojú Opejá – Rondonópolis – 500kg de alimentos

Instituto Inzo Mukumbe Arô – Porto/Cuiabá – 200kg de alimentos

Paróquia Nossa Senhora da Guia – Coxipó/Cuiabá – 120l de leite longa vida

UniCesumar – Cuiabá – 80kg de alimentos

Associação dos Amigos do Carrapicho – Várzea Grande – 68kg de alimentos

Associação de Moradores do Bairro Pólvora – Goiabeiras/Cuiabá – 110l de leite longa vida

Leia mais:   Deputado Thiago e vereadores reforçam cobrança para duplicação da BR-163 entre Sinop e a divisa com o Pará

Associação Helder Mão Amiga – Parque Nova Esperança II/Cuiabá – 120l de leite longa vida

Associação Beneficente Águia Ajudando Vidas – Bairro Silvanópolis/Cuiabá – 120l de leite longa vida

Evento solidário – Areão/Cuiabá – 110l de leite longa vida

Associação de Moradores Comunidade Paraíso do Manso – Chapada dos Guimarães – 120kg de alimentos

Igreja Batista do Porto – Bairro Porto/Cuiabá – 100kg de alimentos

Associação AAPOC – Cuiabá – 250kg de alimentos

Projeto Social da Gê Moreira – Cuiabá – 250kg de alimentos

Igreja Só o Senhor É Deus – Altos da Serra I / Cuiabá – 100kg de alimentos

Centro Espírita Benedito da Cura – Cuiabá – 300kg de alimentos

Natal das Comunidades Carentes – Cuiabá – 300kg de alimentos

Natal Criança Feliz – Campo Verde – 250kg de alimentos

Natal Solidário – Nossa Senhora do Livramento – 250Kg de alimentos

Associação Beneficente Vida Nova – Cuiabá – 50kg de alimentos

Casa da Mãe Joana – CPA I, Cuiabá – 100kg de alimentos

Projeto Coração Solidário – Coophema, Cuiabá – 100kg de alimentos

Projeto social – Cuiabá – 100kg de alimentos

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook

Política

Deputado Thiago e vereadores reforçam cobrança para duplicação da BR-163 entre Sinop e a divisa com o Pará

Published

on

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou a indicação n.° 5007/2024 ao Governo do Estado e formalizou o pedido com os deputados e senadores da bancada federal de Mato Grosso, em Brasília, sobre a necessidade de duplicação de cerca de 250 km da BR-163 entre Sinop e a divisa com o Pará, na região norte do Estado.

O pedido conta com a indicação dos vereadores Luciano (Colíder), Geane (Nova Guarita), Benézio (Claudia) e Nilson (Terra Nova do Norte). “O Governo por meio da Concessionária Nova Rota do Oeste está duplicando o trecho entre Nova Mutum e Sinop, e diante do aumento do tráfego de caminhões entre Pará e Mato Grosso, estamos reforçando a cobrança para que seja duplicado também até depois da cidade de Guarantã. Este é um pedido dos vereadores e lideranças da região norte que infelizmente já perderam entes queridos na BR-163 diante da insegurança”, afirmou o deputado.

Com a expansão da agricultura e pecuária no Estado e o aumento do fluxo de veículos pesados em direção ao Porto de Miritituba no Pará, o trecho entre Sinop e Guarantã do Norte tornou-se um dos mais perigosos, principalmente no começo da manhã e no final da tarde.

Leia mais:   Comissão de Agropecuária analisa mais de 250 iniciativas em 2024

Atualmente, o trecho federal da BR-163 entre Sinop e a divisa do Pará está sob concessão da empresa Via Brasil, porém o deputado defende que o Governo de Mato Grosso realize as tratativas junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com o objetivo de assumir a responsabilidade pela duplicação, que será fundamental para salvar vidas e garantir o escoamento da produção na região norte.

“Esse é um grande sonho para os moradores da nossa região e esperamos que, com o apoio do deputado e do Governo, possamos conseguir essa concretização”, afirmou Humberto Dantas, morador da região norte.

O Tribunal de Contas da União já concedeu autorização para o início do processo de renegociação do contrato de concessão do trecho da BR-163 que vai de Sinop ao Pará. A solicitação da Agência Nacional de Transportes Terrestres, faz parte do processo de repactuação do contrato de concessão do trecho, atualmente sob concessão da Via Brasil.

Com a duplicação, poderão ser beneficiados diretamente as cidades de Nova Santa Helena, Colíder, Nova Guarita, Matupá, Peixoto de Azevedo, Alta Floresta, Claudia, União do Sul, Nova Canaã do Norte, além de Sinop e Guarantã.

Leia mais:   Deputado Thiago e vereador Vinícius viabilizam R$ 300 mil para a saúde

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Política

Deputado cobra ação emergencial da Defesa Civil para enfrentar as enchentes em várias regiões de MT

Published

on

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) fez uma solicitação à Defesa Civil de Mato Grosso para a adoção de medidas emergenciais destinadas a mitigar os impactos das enchentes que assolam diversos municípios do Estado. As fortes chuvas da última semana deixaram um rastro de destruição e sofrimento, afetando comunidades rurais e urbanas em municípios como Rio Branco, Rondonópolis, Nova Nazaré, Cuiabá, São José do Rio Claro, Tangará da Serra e Salto do Céu.

Entre os casos mais graves, destaca-se o cenário de Rio Branco, na região Oeste do Estado, onde o excesso de chuvas causou alagamentos em residências, comércios e, até mesmo, em órgãos públicos. A situação foi agravada pelo colapso de uma ponte de madeira, estrutura vital para a ligação com municípios vizinhos, isolando famílias e dificultando o socorro. Em Rondonópolis, a Rodovia do Peixe e o Anel Viário ficaram esburacados com o aumento das chuvas. Já em Cuiabá, o bairro São Matheus foi um dos mais prejudicados com a enchente, deixando famílias desamparadas.

“Infelizmente, muitas famílias estão vivendo um verdadeiro pesadelo com as enchentes. É urgente que a Defesa Civil implemente um plano emergencial para amparar os atingidos e prevenir novas perdas. A Assembleia Legislativa está à disposição para somar esforços junto às Prefeituras e à Defesa Civil, buscando soluções que ajudem a superar o caos instalado”, declarou o parlamentar.

Leia mais:   Comissão de Agropecuária analisa mais de 250 iniciativas em 2024

Thiago Silva também apresentou uma indicação ao Governo do Estado para a criação de um auxílio emergencial, voltado às famílias que sofreram grandes prejuízos durante o período chuvoso. Ele ressaltou a necessidade de medidas rápidas e eficazes para resgatar a dignidade dos cidadãos. “A Prefeitura de Cuiabá já sinalizou a intenção de criar um auxílio para as famílias afetadas e acredito que o Estado deve seguir o mesmo caminho. Este é um momento crítico e é nosso dever unir forças e agir com celeridade para atender essas pessoas que enfrentam tamanha incerteza e desespero”, concluiu.

A mobilização busca acelerar o socorro às comunidades atingidas e pressionar as autoridades para implementar estratégias que minimizem os danos causados pelas intempéries, garantindo assistência imediata e o início da recuperação nas áreas afetadas.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana