Estadual
Assembleia define apenas nova data para antecipar eleições do Mixto
Não deu em nada a assembleia do Mixto, marcada para definir as novas eleições e seguir no processo de destituição do presidente do Conselho Deliberativo, Benedito de Amorim. Um novo encontro entre a diretoria e conselheiros ficou marcada para o dia 25 de abril, cumprindo as regras do Estatuto do Mixto que respeita a publicidade de pautas e datas definidas.
Os mandatários do Tigre se reuniram nesta semana em Cuiabá, mas o encontro durou pouco após um princípio de discussão entre o presidente Paulo César Gatão e o presidente do Conselho, Benedito de Amorim. A diretoria quer destituir Amorim do cargo, que alega não ter sido notificado oficialmente para apresentar a defesa.
Uma das alegações para tirá-lo do poder seria a falta de respeito com os demais membros da diretoria. Por diversas vezes, o presidente do Conselho usou palavras de baixo calão contra a diretoria.
Agora, com nova data oficial, a expectativa é que o encontro defina quando será a data da nova eleição para presidente do Tigre. Com mandato até novembro, Gatão quer antecipar o pleito para que o novo mandatário possa iniciar o planejamento para a temporada 2017.
No Mato-Grossense 2016, o Mixto acabou eliminado na primeira fase e quase foi rebaixado à Segunda Divisão.
Fonte: CNE/G1 MT

Estadual
Projeto que exclui MT da Amazônia Legal será discutido hoje na ALMT
Foto: Helder Faria
A Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Minerais realiza nesta segunda-feira (23) às 9 horas, uma reunião extraordinária para discutir o projeto de lei em trâmite na Câmara Federal, que pretende excluir o Estado de Mato Grosso da região denominada Amazônia Legal. A região é composta também por Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.
Estarão presentes para justificar a proposta o autor do PL 337/2022, deputado federal Juarez Costa (MDB) e o relator da matéria que tramita nas comissões permanentes da Câmara dos Deputados, deputado Neri Geller (PSD).
A decisão de fazer uma discussão ampla sobre esta questão foi aprovada pelos membros da Comissão no final de março.
“Vamos oportunizar o amplo debate com os parlamentares e a sociedade organizada, já que o projeto altera as normas ambientais no estado, afeta os benefícios fiscais dados a empreendimentos na região, os financiamentos nacionais e internacionais e outras consequências. Existem posicionamentos contrários e favoráveis que serão discutidos com absoluta transparência nesta reunião”, justificou Avallone.
Integram a Comissão de Meio Ambiente os deputados Alan Kardec (PDT), vice-presidente, e os deputados Max Russi (PSB), Gilberto Cattani (PL) e Wilson Santos (PSD). A reunião acontece na sala 202, e será transmitida ao vivo pela TV Assembleia Legislativa pelo canal 30.1.
Cáceres e Região
786 HORAS VOADAS – Ciopaer atuou em 344 ocorrências no primeiro quadrimestre de 2022
Assessoria
No primeiro quadrimestre de 2022, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), atuou em 344 atendimentos e ocorrências em Mato Grosso. No total, foram 786 horas voadas em helicópteros e aviões.
Os atendimentos englobam operações integradas, patrulhamento aéreo, transporte de pacientes, vacinas e demais ações. A unidade aérea atua em conjunto com as forças de segurança da Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM), além de outras secretarias estaduais, como Saúde (SES) e Meio Ambiente (Sema).
As ações, com emprego dos helicópteros, resultaram em 162 apoios operacionais, dos quais, 145 foram voos policiais para atendimento a ocorrências, com 73 voos para apoios diretos às forças de segurança. Isto é, para auxiliar ocorrências em andamento.
Além disso, foram 46 voos preventivos, de sobrevoo em regiões da cidade. um trabalho ostensivo da equipe. Também houve 24 apoios a operações integradas. Neste período, foram apreendidos 167 quilos de drogas, 11 armas de fogo, recuperados 19 veículos e efetuadas as prisões de 11 infratores, além de quatro fiscalizações ambientais.
Ainda nos atendimentos com o emprego dos helicópteros, o Ciopaer atuou em 16 ocorrências de resgate, salvamento e busca. Foram 10 resgates de pessoas que precisavam de remoção rápida para o hospital, cujo trabalho conta com a parceria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além disso, ocorreram seis buscas, salvamentos e apoios, em conjunto com a Defesa Civil.
O coordenador do Ciopaer de Mato Grosso, tenente-coronel PM Ernesto Xavier de Lima Júnior, relembrou uma ação importante desempenhada pelo grupo no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (562 km de Cuiabá).
“O município estava passando, no começo do ano, por um período de intensas chuvas, que deixaram muitas pessoas ilhadas. Com isso, o Ciopaer, em conjunto com a Defesa Civil, atendeu toda a região do município, levando alimentos, remédios e medicamentos à população”, pontua o coordenador do Ciopaer.
Ele lembra, ainda, da atuação importante do grupo no resgate de um idoso, após três dias de seu desaparecimento. “Foi no município de Santo Antônio de Leverger. O senhor foi encontrado em uma região de mata fechada, na zona rural do distrito de Sangradouro. Após mais de uma hora de sobrevoo na região, um dos agentes identificou o idoso caído em um pasto próximo a um matagal”.
Já com os aviões, o Ciopaer atuou 95 vezes, em atendimentos relacionados a convênios, dos quais, 58 ações foram, exclusivamente, para a área da saúde, com 19 voos médicos e 22 para entregas de vacinas.
“Este número não significa 22 cidades. Cada voo para este tipo de entrega envolve entre quatro e cinco cidades. Foram entre 80 e 100 regiões em que o Ciopaer pousou para entregar vacinas e insumos. Toda esta ação teve a parceria da Secretaria de Saúde”, destacou o coordenador do Ciopaer.
Neste ano, o Ciopaer promoveu ainda 14 instruções às polícias Militar (PMMT) e Judiciária Civil (PJC-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) e demais órgãos.
Sorriso
Além da sede, localizada no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, o Ciopaer possui uma base descentralizada no município de Sorriso (398 km ao Norte de Cuiabá). Nestes primeiros quatro meses de 2022, a base de Sorriso gerou cerca de 54 atendimentos em ações policiais, resgate e outros apoios operacionais.
Entrega de vacinas
Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT), a unidade aérea atuou, com rapidez e agilidade, no transporte de vacinas contra o coronavírus (Covid-19) para o interior. Entre 19 de janeiro e 16 de maio de 2022, foram distribuídas 703.526 doses. Já, entre 1º de janeiro e 16 de maio de 2021, foram entregues aproximadamente 1.016 milhão de doses dos imunizantes contra o coronavírus.
-
Cáceres e Região17 de maio de 2022
Dois homens reagem a abordagem e são mortos pela Polícia Militar em Cáceres
-
Cáceres e Região17 de maio de 2022
Homem acusado de estuprar e matar menino de 10 anos é preso em Conquista D Òeste
-
Cáceres e Região17 de maio de 2022
Estudo aponta avanço de uso de crack em cidades da fronteira com a Bolívia
-
Cáceres e Região17 de maio de 2022
Museu de Humanidades “Alaíde Montecchi” revela presença e aventuras de americanos na Fazenda Descalvados
-
Cáceres e Região19 de maio de 2022
Quadrilha de Rowles e Borgato ‘perde tudo’ e recebe multa de R$ 138 milhões
-
Cáceres e Região19 de maio de 2022
MORTE EM PORTUGAL – ‘Ficha não caiu’, diz pai que aguarda translado do corpo do filho para MT
-
Cáceres e Região18 de maio de 2022
Advogados e ex-secretária se reúnem com vereadores e dirimem dúvidas sobre as contas do ex-prefeito Francis Maris
-
Economia18 de maio de 2022
Aumenta a venda de livros no Brasil, mas didáticos sofrem o baque da pandemia