conecte-se conosco


Brasileirão Série A

Artilheiro, selecionáveis e estreante: o que o Grêmio ganha contra a Chape

Publicado

Da escassez à fartura, Roger Machado viu seu leque de opções para encarar a Chapecoense se expandir na véspera da partida desta quarta-feira, às 19h30, na Arena Condá. A fórmula da equipe, é bem verdade, já estava definida, mas ganhou elementos especiais. Já no aeroporto, Walace e Marcelo Grohe se somaram à delegação, egressos da Seleção. Horas antes do desembarque em Chapecó, Negueba teve sua situação regularizada. Por fim, Luan, seu principal artilheiro e assistente, cumpriu suspensão no último sábado e dá a pitada final à formação.

LEIA MAIS
> Giuliano se dispõe a atuar como volante
> Roger indica defesa com Hermes 
> Chape é “pedra no sapato” de Roger

São, ao todo, quatro reforços com importância e função distintas. Mas que, somados, configuram boa combinação para a equipe buscar um triunfo no duelo, válido pela 8ª rodada do Brasileirão e, assim, postular a liderança na tabela. Com basicamente uma espinha dorsal novamente em campo, fica mais fácil. A matemática, porém, é complexa.

Além da vitória – feito que Roger ainda não conseguiu em dois jogos no ano passado –  será preciso torcer por dois tropeços: do Palmeiras, no Couto Pereira, contra o Coritiba, às 21h45, e do Inter, no Beira-Rio, diante do Atlético-MG, na quinta-feira. Dois empates dos rivais aliados a um triunfo fora de casa levam o Tricolor à ponta da tabela.

> Confira o que ganha o Grêmio com as opções à disposição de Roger:

01

fator luan

Luan contra contra a Ponte Preta (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)Luan retorna ao Grêmio contra a Chapecoense (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

Este tópico poderia ser preenchido pela subjetividade do talento de Luan, principal joia e referência técnica do elenco, considerado por muitos o melhor jogador do Grêmio de Roger. Mas a análise se prende apenas aos números. Ou melhor, ao “Rei dos Números” da equipe em 2016 – e que já ocupava tal posto na temporada passada. Nesta quarta-feira, o Tricolor contará com o retorno de seu artilheiro e maior “pifador” da temporada. São, ao todo nove gols e oito assistências em 27 jogos na temporada. Ou seja, o jovem tem participação em quase metade dos 60 gols do time até aqui.

De quebra, Luan retorna ao time reenergizado. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo contra o Fluminense, o camisa 7 aproveitou o período alijado dos gramados para repousar e, assim, minimizar as dores de uma fascite plantar, mal que o acomete desde o ano passado. Mas que não o impede de brilhar. Mesmo descontado, esteve em campo contra a Ponte Preta e anotou o gol da vitória aos 49 do segundo tempo. Após o jogo, afirmou que pediu para jogar, por vezes até escondendo as dores, e que os médicos queriam o poupar naquela partida. 

01

Segurança defensiva com Grohe e Walace

 

Entre tantas polêmicas com a arbitragem, o 1 a 1 com o Fluminense apresentou a Roger Machado os desfalques de Ramiro e Maicon, então sua dupla titular. O treinador se via obrigado a apelar para os jovens Jaílson e Kaio para compor o setor, não fosse uma ajuda “ingrata”: a eliminação precoce e traumática da Seleção na fase de grupos da Copa América Centenário.

A delegação brasileira antecipou seu retorno ao Brasil sob fortes cobranças, Dunga não é mais técnico da Seleção… E Roger ganhou duas importantes peças, de nível de Seleção, para a equipe. No meio, Walace retornará à função em frente à zaga, para guarnecer a dupla Pedro Geromel e Wallace. Além disso, dará mais segurança e peso ao setor, que não terá o capitão Maicon e seu reserva imediato, Ramiro.

Na meta, Marcelo Grohe retomará seu posto sob as traves. Levará consigo ainda um retrospecto invejável: o Tricolor saiu ileso das cinco partidas com seu titular no Brasileirão. Sem ele, sofreu cinco gols em três jogos.

01

negueba e leque de opções no banco

Roger Machado GrÊmio treino Negueba Grêmio (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)Negueba figura como opção a Roger para o duelo contra a Chape (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)

A partida diante do Fluminense mostrou ainda uma fragilidade gremista, mas longe do campo: as opções no banco de reservas. Entre uma legião de desfalques, Roger tinha à disposição oito garotos formados na base (Léo, Thyere, Iago, Tontini, Jaílson, Kaio, Batista e Tilica) e apenas dois egressos de outros clubes (Bressan, que chegou ainda jovem do Juventude, e Douglas Friedrich, ex-Corinthians).

Neste domingo, o cenário ainda é semelhante, mas o comandante já se depara com mais peças para mexer seu sistema. É o caso do estreante Negueba, que teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta terça e estará à disposição para a estreia. O meia-atacante deve iniciar no banco, mas com possibilidades de estrear, até porque pode alterar a cara da equipe, tornando-a mais ofensiva, ao menos na teoria.

No último treino em Porto Alegre, Roger aproveitou a atividade para promover testes. Em um deles, escalou Negueba aberto pela direita e recuou Giuliano para a função de volante. Além do estreante, Bobô, titular contra o Flu, será opção para o ataque, numa composição de menos mobilidade no campo ofensivo, em relação a Luan.

>>> Informações de Chapecoense x Grêmio – 8ª rodada do Brasileirão

Local: Arena Condá, em Chapecó
Data e horário: quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília)
Escalação provável: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Wallace Reis e Marcelo Hermes; Walace, Jaílson, Giuliano, Douglas e Everton; Luan
Desfalques: Fred, Henrique Almeida, Pedro Rocha, Moisés, Maicon, Ramiro e Miller Bolaños
Pendurados: Marcelo Hermes e Edílson
Transmissão: SporTV (menos SC) e Premiere (com Luiz Alano e Batista)
Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira (FIFA/SP), auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Ang Ribeiro

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs

Fonte: Globo Esporte

Comentários Facebook

Brasileirão Série A

Seleção Brasileira encerra preparação para amistoso contra República Tcheca

Publicado

Programa No Mundo da Bola desta segunda-feira (25) também destacou a reta final dos principais campeonatos estaduais do país; ouça na íntegra

O programa No Mundo da Bola desta segunda-feira (25) destacou o amistoso da Seleção Brasileira com a República Tcheca. Waldir Luiz, Márcio Guedes, Bruno Mendes e toda a nossa equipe também analisaram a reta final dos principais campeonatos estaduais do país e as principais notícias do esporte nacional e internacional.

Clique no player e ouça o programa na íntegra:

No Mundo da Bola é transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, a partir das 17h. Para participar das transmissões, o internauta deve ligar para (21) 2117-6918 ou (21) 2117-6919.

Fale com a equipe de esportes das Rádios EBC pelo e-mail: esporte.radios@ebc.com.br.

Agencia Brasil
Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Palmeiras volta a ter time feminino depois de 9 anos

Publicado

Repórter Lincoln Chaves trouxe todas as informações da preparação do Verdão para o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino dentro do programa No Mundo da Bola desta quinta-feira (14); ouça na íntegra
Começa neste sábado (16) a sétima edição do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. E a Rádio Nacional traz uma série de matérias sobre a principal competição do futebol feminino no país. A terceira reportagem fala do Palmeiras e dos seus reforços para disputar a competição além do projeto da diretoria para a modalidade. O repórter Lincoln Chaves trouxe todas as informações do Verdão dentro do programa No Mundo da Bola desta quinta-feira (14).

Ouça no player abaixo:

O Palmeiras retorna ao feminino após nove anos. O time vai jogar em Vinhedo, cidade parceira do versão nesta edição.

A equipe foi apresentada em meados de fevereiro e é comandada pela treinadora Ana Lúcia Gonçalves.

O No Mundo da Bola é transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, a partir das 17h. Para participar das transmissões, o internauta deve ligar para (21) 2117-6918 ou (21) 2117-6919. Fale com a equipe de esportes das Rádios EBC pelo e-mail: esporte.radios@ebc.com.br.
Tags: Palmeiras Futebol Feminino Brasileirão Feminino

Agência Brasil

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana