conecte-se conosco


Brasileirão Série A

Análise: Scarpa passa por período de baixa, mas segue como peça-chave

Publicado

Desde o segundo semestre do ano passado, a torcida tricolor se acostumou a reconhecer em Gustavo Scarpa um dos principais jogadores da equipe. No Carioca e na Primeira Liga, ele foi o maior destaque. Neste início de Brasileiro, no entanto, especialmente nas últimas quatro rodadas, o meia teve uma queda de rendimento. Segue, porém, como uma peça-chave para o esquema do técnico Levir Culpi funcionar. 

Gustavo Scarpa, Fluminense (Foto: Nelson Perez/Fluminense FC)Gustavo Scarpa, Fluminense (Foto: Nelson Perez/Fluminense FC)

Apesar de jogar mais pelos lados, Scarpa é o principal responsável pelo setor criativo, e muitas vezes não tem tanto suporte dos outros companheiros nesta função, principalmente quando Cícero atua mais como um organizador da saída de bola. Por causa da qualidade no chute, Gustavo Scarpa também tomou conta das bolas paradas e se tornou uma arma importante, apesar de a pontaria ter sido falhas nas últimas partidas.

A influência do meia pode ser medida também pelos números. De acordo com o Núcleo de Ciências de dados do Fluminense, Scarpa é o líder em três quesitos no Campeonato Brasileiro: quem mais dá passes para finalizações ao gol (36), quem mais faz cruzamentos (36) e quem mais finaliza ao gol (46).

O número elevado de cruzamentos pode ser um indicativo da queda de produtividade de Scarpa, principalmente depois que o time perdeu Fred, a referência ofensiva dentro da área adversária. Apesar de reconhecer que não vive sem melhor momento, Scarpa não vê uma relação direta com a saída do camisa 9.

– Foi mera coincidência. Após a saída do Fred, acabei fazendo jogos não tão bons. É normal. Procuro me entregar em campo. A questão técnica, por vezes, não ajuda. Faço a minha parte. Sei que a responsabilidade vai cair em cima de mim. Estou preparado apesar de ser jovem. Mesmo não tão bem, participei diretamente dos gols. Não é prêmio. É obrigação. É normal não estar tão bem tecnicamente sempre – analisou.

Gustavo Scarpa e Wellingron Silva, Fluminense (Foto: Nelson Perez/Fluminense FC)Scarpa e Wellington Silva no treino do Flu (Foto: Nelson Perez/Fluminense FC)

Dentro do elenco, Scarpa também ganhou o reconhecimento dos companheiros, que dão apoio para que volte aos melhores dias.

– O Scarpa é uma peça fundamental no time. Cresceu muito. Acompanhei ele desde que chegou ao profissional. Está com confiança, e a bola parada dele é muito boa. Está se sobressaindo e ainda vai dar muitas alegrias para nós. Espero que ele fique até o fim do ano. Ficaremos felizes – disse Wellington Silva.

Interesse de clubes da Europa

O bom desempenho de Scarpa fez com que notícias sobre o interesse no jogador começassem a aparecer. Houve sondagens da Itália, Espanha e Rússia, mas a tendência é que o Flu consiga segurá-lo ao menos até o fim desta temporada.

– Hoje o interesse do Fluminense é contar com o Scarpa, uma peça importante do time. Ele tem uma cláusula de rescisão alta e nossa vontade é mantê-lo. Se alguém quiser pagar a cláusula é outra discussão – afirmou o presidente Peter Siemsen.

Comentários Facebook

Brasileirão Série A

Em Minas, Cuiabá perde para o líder Atlético-MG e cai invencibilidade

Publicado

A Gazeta

Após 12 jogos sem derrotas fora de casa pelo Campeonato Brasileiro, o Cuiabá perdeu a longa invencibilidade que acumulava na série A para o líder Atlético-MG neste domingo (24), em Belo Horizonte, pela 28ª rodada do Brasileirão. O galo venceu por 2 a 1 e pôs fim a longa série do auriverde sem derrotas longe de casa.

O Dourado continua com 35 pontos, em décimo lugar na tabela de classificação. O Galo, por sua vez, chegou aos 59 tentos e é mais líder do que nunca.

A mil por hora, assim começou o início do jogo entre Cuiabá e Atlético-MG no Mineirão. Logo aos 2 minutos, Nathan Silva, contra, inaugurou o marcador em recuo infeliz para Everton, que viu a bola entrar lentamente no gol. Aos 4, Hulk, dentro da pequena área, deixou tudo igual após jogada ensaiada de escanteio.

O time mineiro conseguiu a virada com Jair, que completou de cabeça para as redes após assistência de Guilherme Arana.

No início da etapa final, Hulk marcou o terceiro para o Atlético, mas o gol foi anulado após a arbitragem pegar um toque de mão do atacante. Daí em diante o Atlético continuou pressionando, mas sempre parando nas defesas seguras do goleiro Walter.

À medida que o relógio foi passando, o Atlético deixou o Cuiabá mais a vontade para trabalhar com a bola e passou a contar com os contra-ataques. O Dourado martelou, porém não conseguiu criar chances claras de gol.

O próximo compromisso do Cuiabá no campeonato brasileiro é contra o Red Bull Bragantino no dia 1º de novembro, na Arena Pantanal, às 19h30 (de MT.

Comentários Facebook
Continue lendo

Brasileirão Série A

Seleção Brasileira encerra preparação para amistoso contra República Tcheca

Publicado

Programa No Mundo da Bola desta segunda-feira (25) também destacou a reta final dos principais campeonatos estaduais do país; ouça na íntegra

O programa No Mundo da Bola desta segunda-feira (25) destacou o amistoso da Seleção Brasileira com a República Tcheca. Waldir Luiz, Márcio Guedes, Bruno Mendes e toda a nossa equipe também analisaram a reta final dos principais campeonatos estaduais do país e as principais notícias do esporte nacional e internacional.

Clique no player e ouça o programa na íntegra:

No Mundo da Bola é transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, a partir das 17h. Para participar das transmissões, o internauta deve ligar para (21) 2117-6918 ou (21) 2117-6919.

Fale com a equipe de esportes das Rádios EBC pelo e-mail: esporte.radios@ebc.com.br.

Agencia Brasil
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana