O Santos foi valente em Porto Alegre, na última quarta-feira. Saiu perdendo por 2 a 0 para o Grêmio, conseguiu o empate e nem pensou em garantir o resultado: foi para cima em busca da virada, mas acabou pagando caro pela ousadia. Levou o terceiro no fim e perdeu 3 a 2 (assista aos melhores lances acima)
O técnico Dorival Júnior reconheceu a bravura da equipe e elogiou a atuação. Ele disse que não tinha o que lamentar, mas os primeiros 45 minutos do Santos não foram bons. O Peixe chegou a ter 70% da posse de bola, mas teve apenas uma chance clara de gol, com Rodrigão. Enquanto isso, o Grêmio foi letal na hora de concluir as jogadas.
O Tricolor abriu o placar logo aos dois minutos, com Giuliano. O goleiro Vanderlei, que vive grande fase, errou ao espalmar chute de Everton para dentro da área. Assista abaixo.
O Santos não conseguia criar oportunidades, e a maioria dos passes eram de lado. Enquanto isso, o Grêmio era perigoso no contra-ataque. Aos 44, em novo chute de Everton, para outro rebote errado de Vanderlei, Douglas ampliou. Confira.
Reação
No segundo tempo, a história mudou. E muito por uma boa alteração do técnico Dorival Júnior, que sacou Vitor Bueno para a estreia de Copete. Com o colombiano, o Santos conseguiu traduzir a posse de bola em chances criadas e ofereceu perigo à defesa gremista.
O reforço comandou a reação santista e abriu o placar, após cobrança de escanteio de Lucas Lima e desvio no primeiro pau de Gustavo Henrique, aos 19 minutos. Veja abaixo.
Desgastado, o Grêmio se fechou e não conseguia mais contra-atacar. Enquanto isso, o Peixe, com muita movimentação e infiltrações, amadurecia o empate. E foi o que aconteceu, novamente com a ajuda de Copete.
O reforço santista começou a jogada e achou Zeca pelo lado esquerdo do ataque. O camisa 37 acertou um lindo chute e estufou as redes do goleiro Marcelo Grohe, aos 38 minutos da etapa final. Assista abaixo.
Depois de levar dois gols e chegar ao empate contra o Grêmio, fora de casa, o Peixe poderia segurar o resultado e levar um ponto para a Baixada Santista. A vocação ofensiva, porém, falou mais alto.
Animado com a reação e com o time voltado para o ataque depois das alterações ? um zagueiro, dois laterais, dois volantes, três meias e dois atacantes ?, o Peixe foi com tudo atrás da vitória. A ousaria custou caro.
A defesa do time gaúcho estava exposta para o contra-ataque e a bola chegou nos pés de Lucas Lima. Gabriel disparava, sozinho, pelo lado esquerdo, e o meia aguardava o melhor momento para o lançamento. Foi quando Marcelo Hermes roubou a bola, recebeu lançamento de Giuliano e garantiu a vitória do Grêmio, aos 43 minutos. Veja abaixo.
A derrota é doída, mas é preciso absolver o Santos.O time pecou pela ousadia. Se é que ousar é pecado. Pagou o preço de não se contentar com um empate, mesmo que fora de casa. Teve postura de vencedor, mas perdeu. Futebol tem dessas coisas. Entre erros e acertos, o torcedor santista tem um ponto-chave para comemorar: a postura fora de casa.
Depois de só vencer uma partida longe da Vila Belmiro no Campeonato Brasileiro de 2015, o Peixe já derrotou Santa Cruz e Fluminense nesta edição, e ficou perto de vencer o Grêmio. Mais do que isso, o Alvinegro mostrou como visitante a mesma postura que tem quando joga em casa. O que não é pouco.
*Colaborou sob supervisão de Ivair Vieira Jr
