Cáceres e Região

Alunos da Escola Militar Tiradentes de Cáceres vão ministrar oficina sobre construção de foguetes de garrafas PET

Published

on

Assessoria | Seduc-MT

Os alunos Analy Vitória, Jorge Correa, José Henrique e o professor Cleiton Caique são referência nacional em lançamento de foguetes
Rui Matos | Seduc-MT

Professores e estudantes da Escola Estadual Militar Tiradentes Professor Natalino Ferreira Mendes, de Cáceres (MT), vão ministrar uma oficina sobre construção de foguetes durante a XII Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão. O evento será de 7 a 8 de novembro, no Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Pontes e Lacerda.

O professor de Física Cleiton Caique Ferreira e os alunos do 2º ano do Ensino Médio Analy Vitória Tavares Ortiz e Jorge Corred Hermosa são referência estadual e nacional na construção de foguetes de garrafa PET com propulsão de vinagre e bicarbonato de sódio. Eles vão falar sobre as suas experiências em sala de aula e em eventos como a Obafog – Olimpíada Brasileira de Foguetes.

Em setembro, eles representaram Mato Grosso na 71ª Jornada de Foguetes, etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBF), ocorrida em Barra do Piraí (RJ). A equipe, denominada Armadura Atômica, também, contou com o estudante José Henrique de Paula Chimello e com a coordenadora Luzia Pinto de Araújo.

Leia mais:   Estudantes de MT poderão receber até R$ 5 mil por nota alta na redação do Enem; entenda

No evento o grupo realizou dois lançamentos de foguetes de garrafa PET com propulsão de vinagre e bicarbonato de sódio — atingindo a impressionante marca de 241,4 metros de alcance, acima do mínimo exigido de 200 metros para o título de campeão.

Cleiton Ferreira, que é o orientador da equipe, reforça que a Armadura Atômica já é referência na região centro oeste. “Desde 2022, a Escola Tiradentes vem se destacado em competições científicas locais, estaduais e nacionais, tornando-se referência na região oeste mato-grossense”, disse.

Segundo o professor, a unidade também acumula medalhas de prata e ouro nas últimas edições da Mostra Brasileira de Foguetes, além de títulos expressivos na Olimpíada Mato-grossense de Lançamento de Foguetes, onde, neste ano, sagrou-se campeã estadual na categoria Foguete Multiestágio (Nível 6).

A coordenadora pedagógica que acompanhou o grupo no evento de Barra do Piraí, Luzia Pinto de Araújo, lembrou que em 2025 a escola também sediou e venceu a 1ª Olimpíada Escolar Cacerense de Lançamento de Foguetes, reforçando seu compromisso com a popularização da ciência e o incentivo à experimentação prática.

Leia mais:   "Mato Grosso entrou para a Série A dos Estados", afirma governador

“A participação em olimpíadas científicas e projetos de lançamento de foguetes vai muito além da competição. A prática está em total consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estimula o protagonismo estudantil, a resolução de problemas e a integração entre teoria e prática”, reforçou a coordenadora.

Durante o processo de construção, os alunos aplicam conceitos de Física (pressão, força, movimento, leis de Newton), Matemática (medidas, ângulos e proporções) e Química (reações químicas entre vinagre e bicarbonato), desenvolvendo habilidades de investigação, argumentação e pensamento crítico.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Polícia Civil e Ibama intensificam combate ao desmatamento ilegal em Comodoro

Published

on

A Polícia Civil vem intensificando as ações de combate ao desmatamento e à exploração ilegal de madeiras nativas na região rural de Comodoro.

Entre outubro e novembro de 2025, as ações, realizadas em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), resultaram na condução de seis pessoas e na apreensão de seis caminhões carregados de madeira, além da inativação de cinco tratores utilizados na atividade ilegal. Também foram recolhidas grandes quantidades de Itaúba: 132 roliços, 573 lascas e 350 palanques.

“Esses números correspondem apenas às últimas semanas, já que ao longo de todo o ano foram realizadas diversas operações com apreensões significativas desse tipo de madeira”, afirmou o delegado de Comodoro Ricardo Sarto.

Nas últimas semanas, as operações conjuntas se concentraram principalmente na repressão ao comércio ilegal da madeira Itaúba, conhecida popularmente como “Madeira de Pedra”, devido à sua resistência e longa durabilidade.

Os investigadores da Delegacia de Comodoro e os agentes do Ibama realizaram diversas ações nos principais pontos de exploração de madeira, além de monitoramentos estratégicos nas entradas dessas áreas, com o objetivo de interceptar veículos utilizados para o transporte clandestino. Grande parte da carga tinha como destino o estado de Rondônia.

Leia mais:   Piquet Jr., Barrichello e Massa disputam 1ª corrida noturna do Brasil em Cuiabá

“Continuaremos atuando em conjunto com o Ibama para coibir a continuidade das práticas criminosas e proteger o patrimônio ambiental da região”, frisou o delegado Ricardo Sarto.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Figueirópolis D’Oeste: Deputados aprovam doação de imóvel para construção de casas populares

Published

on

A medida vai atender a necessidade de uma das cidades de Mato Grosso com alta demanda por moradias populares

Por Ponto na Curva

ALEXANDRE ALVES ALONSO

Deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram o Projeto de Lei 1400/2025, do Governo do Estado, que “autoriza o Poder Executivo a doar o imóvel que especifica ao município de Figueirópolis D’Oeste”. O imóvel – conforme parágrafo único do artigo 1º do PL 1400/2025 – será destinado para a construção de unidades habitacionais populares.

Esse projeto de lei se soma ao Projeto de Lei 1427/2025, recentemente aprovado, que amplia a renda familiar para aqueles que desejarem acessar os programas habitacionais Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, aliado ao Ser Família Habitacional, do Governo do Estado. Ambos se complementam e ofertam tanto recursos federais como estaduais para garantir o acesso facilitado a uma habitação financiada, mas com valores dentro da realidade e da renda de milhares de famílias em todo Mato Grosso.

O artigo 1º cita que “fica o Poder Executivo autorizado a doar ao município de Figueirópolis d’Oeste/MT bens imóveis localizados no loteamento urbano, denominado como Residencial Cidade Alta, identificados como área remanescente de 41.204,56m² (quarenta e um mil, duzentos e quatro metros quadrados e cinquenta e seis decímetros quadrados), matrícula n° 4.810 do Cartório do 1º Oficio de Registro de Imóveis da Comarca de Jauru/MT e Lote nº 08 da quadra nº 05, com área de 2.267,83 (dois mil, duzentos e sessenta e sete metros quadrados e oitenta e três decímetros quadrados), matrícula n° 4.812 do Cartório do 1° Oficio de Registro de Imóveis da Comarca de Jauru/MT, na cidade de Figueirópolis d’Oeste/MT”.

Leia mais:   Polícia Civil e Ibama intensificam combate ao desmatamento ilegal em Comodoro

O parágrafo único do PL 1400/2025 destaca que “a área destina-se, exclusivamente, à construção de unidades habitacionais populares”. O artigo 2º observa que “ficam vedadas a mudança ou alteração da destinação do imóvel a que se refere o artigo anterior e, também, a alienação do imóvel”.

Conforme consta no artigo 3º, “a área de que trata o art. 1º foi avaliada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão conforme Laudo de Avaliação, juntado ao Processo Administrativo INTERMAT-PRO-2022/06515”.

Segundo justificativa do governo, a proposta tem como objetivo possibilitar a doação de área de imóvel de domínio do estado de Mato Grosso para o município de Figueirópolis D’Oeste, “destinado à construção de unidades habitacionais populares, o que por si só já se apresenta como interesse público, visto que dará destinação a um imóvel que se encontra abandonado, outrossim dará utilidade ao imóvel para fins de execução de atividade sistêmica do município, gerando melhorias na organização e prestação de serviços públicos”.

O Estado frisa ainda que “a doação de imóveis públicos encontra-se disciplinada pelo art. 76 da Lei nº 14.133/2021, que, em suma, estabelece como requisitos: a existência de interesse público devidamente justificado e de avaliação prévia; autorização legislativa; e que a doação seja realizada exclusivamente para outro órgão ou entidade da Administração Pública, de qualquer esfera do governo”. (Com informações da Secom da ALMT)

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana