Sem categoria

Alonso é liberado para etapa da China, mas passará por exames após treino

Published

on

Piloto espanhol recebe autorização provisória de médicos da FIA, mas com a condição de ser reexaminado imediatamente após 1º treino livre em Xangai, nesta sexta-feira

Barrado do GP do Bahrein em função de fraturas nas costelas após ao acidente com Esteban Gutiérrez na Austrália, Fernando Alonso está (quase) liberado para disputar a etapa da China, neste domingo. Apesar de ter voltado a fazer exercícios físicos na semana passada e ter recebido o “ok” da equipe médica da FIA, a liberação veio com uma ressalva: o espanhol precisará ser reexaminado imediatamente após ao primeiro treino livre em Xangai, nesta sexta-feira.

– Os comissários seguiram o conselho do delegado médico da FIA que, em conjunto com o médico do piloto e chefe da equipe médica do GP da China, considera o piloto provisoriamente saudável para participar da corrida – era possível ler em um painel dos comissários.

O espanhol da McLaren só poderá prosseguir na disputa após passar por novos exames ao final do primeiro treino livre para determinar se o piloto tem condições de correr no domingo.

Leia mais:   Estimativas da produção de arroz gera embate entre entidades e governo

– Se amanhã eu não me sentir 100%, em função da posição de pilotagem e das forças que sofro, serei o primeiro a dizer que não quero correr. A prioridade é marcar pontos e estar o melhor possível para a corrida. Imagina se começo a prova e sou obrigado a parar com dores, isso seria injusto com o time – disse ao canal “SkySports”.

Stoffel Vandoorne, que estreou marcando pontos no GP do Bahrein ao substituir Alonso, ficará a disposição caso o companheiro de equipe não possa correr na China. O GloboEsporte.com transmite em tempo real o GP da China, neste domingo, às 3h (horário de Brasília).

INFO formula 1 Circuito China (Foto: Editoria de Arte)
Horários - GP da China de Fórmula 1 (Foto: Divulgação)
Comentários Facebook

Sem categoria

Flávia afirma que parcerias vão impulsionar agricultura familiar em Várzea Grande

Published

on

Município recebeu ontem (20), da SEAF, um caminhão baú refrigerado, que servirá para o transporte de produtos perecíveis como hortaliças, frutas, carnes e queijos, garantindo a preservação da qualidade dos alimentos até a comercialização

A prefeita de Várzea Grande, Flavia Moretti, afirmou que vai priorizar a agricultura familiar em sua gestão com objetivo de impulsionar e fortalecer o setor. A afirmação ocorreu ontem (20), quando a prefeitura de Várzea Grande recebeu da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF) um caminhão baú refrigerado, que será destinado ao apoio da agricultura familiar no município.

O veículo foi cedido pelo governo do Estado de Mato Grosso por meio de um Termo de Cessão de Uso de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos, e ficará sob a responsabilidade da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS).

Flávia Moretti, comemorou a entrega do caminhão e afirmou que esta é apenas a primeira de várias ações que estão sendo planejadas para fomentar a agricultura familiar na cidade. “Este é só o começo. A agricultura familiar precisa sair de uma situação limitada e ganhar mais estrutura e capacitação. Vamos promover feiras itinerantes pelo município para aproximar os produtos da população, fortalecer a economia local e gerar mais oportunidades para os agricultores”, afirmou a prefeita.

A Chefe do Executivo Municipal ressaltou que cuidará da agricultura familiar com carinho capacitando não apenas os agricultores, mas também suas famílias: “A agricultura familiar é um pilar essencial para o desenvolvimento de Várzea Grande, e com a parceria do governo do Estado, queremos garantir que os pequenos produtores tenham o apoio necessário para crescer, se capacitar e alcançar novos mercados. Além disso, nossa missão é capacitar não apenas os agricultores, mas também suas famílias e filhos, para que possam contribuir de maneira mais técnica e qualificada, até mesmo no agronegócio e áreas financeiras, garantindo a sustentabilidade e o fortalecimento dessa produção no longo prazo”, destacou a prefeita.

Leia mais:   Flávia afirma que parcerias vão impulsionar agricultura familiar em Várzea Grande

O caminhão será gerido pela Cooperativa de Comercialização de Agricultores Familiares de Economia Solidária e Extrativismo da Baixada Cuiabana (Coopeveg), com sede em Várzea Grande, e servirá para o transporte de produtos perecíveis como hortaliças, frutas, carnes e queijos, garantindo a preservação da qualidade dos alimentos até a comercialização. A medida visa ampliar a competitividade dos produtos da agricultura familiar no mercado local, além de reduzir desperdícios e otimizar o escoamento da produção. Vale destacar que grande parte da produção local se destina à alimentação escolar das escolas municipais.

A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, ressaltou o papel da prefeitura de Várzea Grande no monitoramento da utilização do caminhão, para assegurar que o equipamento cumpra seu objetivo de beneficiar a agricultura familiar local. “A prefeitura será responsável por acompanhar o uso do caminhão e garantir que ele seja utilizado de forma eficaz na distribuição de alimentos, como é o propósito deste equipamento. A parceria entre o Estado e o município é fundamental para o sucesso deste projeto”, explicou.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Costa Amorim, afirmou que o caminhão contribuirá diretamente para o escoamento eficiente da produção agrícola. Ele destacou a importância de oferecer suporte aos pequenos produtores, permitindo que eles acessem mercados com mais qualidade e competitividade. “Várzea Grande é um município basicamente urbano, mas com uma área significativa para a agricultura familiar. Esse caminhão vai garantir a entrega de alimentos de qualidade, preservando os produtos durante o transporte e facilitando o acesso aos mercados”, disse o secretário.

Leia mais:   DAE e prefeitura focam em solução e região vai receber suporte de outras ETAs

O presidente da Coopeveg, Laudêncio Bispo Evangelista da Silva explicou que a cooperativa, composta por 107 cooperados, tem como um dos principais focos a distribuição de alimentos para a alimentação escolar. “O caminhão será fundamental para a coleta e distribuição dos nossos produtos, como melão, melancia, abóbora, quiabo e folhas, garantindo que eles cheguem com qualidade para as escolas e outras entidades”, afirmou.

UTILIZAÇÃO – O caminhão refrigerado ficará sob a gestão da Coopeveg até 31 de dezembro de 2027 e será utilizado, prioritariamente, para atender aos programas municipais de agricultura familiar, incluindo a distribuição de alimentos para feiras, escolas e entidades assistenciais. A ação é um passo importante para o fortalecimento da agricultura familiar em Várzea Grande e reafirma a parceria entre o Governo do Estado e o município na promoção do desenvolvimento sustentável e da economia local.

Também prestigiaram a entrega o diretor-presidente da Empresa Mato-grossense de Extensão Rural (Empaer-MT), Suelme Fernandes, e, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM-MT), Leonardo Bortolin.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Sem categoria

Vacina contra dengue está disponível aos adolescentes em todas unidades de saúde

Published

on

Conforme o Ministério da Saúde, neste primeiro momento a vacina está disponível somente para as faixas etárias entre 10 a 14 anos

“Embora o município de Várzea Grande esteja com estoque de vacinas contra a dengue, em todas as unidades da rede pública, a procura ainda está abaixo do esperado”. O alerta é da gerente de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, Alessandra Carrera, que reforça a importância do imunizante, como eficaz no combate à doença.

De acordo com a profissional, neste primeiro momento a vacina está disponível somente para as faixas etárias entre 10 a 14 anos. “Essa é uma decisão técnica que o Ministério da Saúde adotou, baseada nos testes que são realizados antes da vacina ser difundida para toda a população. É uma decisão feita juntamente com a Anvisa, por isso nós, enquanto Município, não podemos estender a vacinação para outros públicos indo contra o Ministério”, explicou.

Aliada à vacinação, Alessandra Carrera, também destacou a importância de a população manter os cuidados de higiene no combate ao mosquito, limpando os seus terrenos, caixas d’águas e utensílios que possam acumular água. “Esses locais são propícios para a proliferação do mosquito”, destacou.

Leia mais:   Exportações de algodão crescem, mas mercado interno enfrenta desafios

O recebimento da visita dos agentes de endemias também é muito importante. “É essencial que os moradores deixem esses profissionais entrarem nas casas para ajudar neste trabalho de combate às arboviroses, e esse é um trabalho de rotina e ocorre o ano todo. A participação desses profissionais é essencial nessa batalha contra o mosquito. Temos também uma lei que autoriza a entrada dos agentes de endemias em caso de não ter acesso a lugares, como casas vazias, e ou abandonadas”.

*FUMACÊ* – A secretaria de Saúde estuda a possibilidade de o município realizar o uso do ‘fumacê’ nos bairros mais críticos. “O uso do inseticida UBV é recomendado em situação de possível epidemia. Estamos articulando ações com a secretaria de Estado e com o Ministério da Saúde, visando otimizar todos os recursos que existem e que são necessários ao combate. Vale lembrar também que o fumacê é uma medida complementar, porque a medida mais eficaz é por meio da limpeza e cuidado em nossas residências”, completou Alessandra Carrera.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Leia mais:   Atividades de 2025 serão retomadas hoje com passeio por Bonsucesso

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana