Cáceres e Região

ALMT promove, em Cáceres, audiência sobre feminicídio em Mato Grosso

Published

on

Por: Assessoria

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso está promovendo audiências públicas para debater os alarmantes índices de feminicídio e violência doméstica em Mato Grosso.

As audiências são iniciativa da deputada estadual Edna Sampaio (PT) e um dos municípios contemplados será Cáceres, onde o evento acontecerá no dia 18 de setembro, às 17h, na Câmara Municipal.

Somente entre janeiro e agosto de 2025, Mato Grosso registrou 37 feminicídios, de acordo com dados do Observatório Caliandra do Ministério Público Estadual (MPMT). Esse número representa quase 80% dos 47 casos contabilizados em todo o ano de 2024.

No ano passado, Mato Grosso alcançou a maior taxa estadual de feminicídios no Brasil, registrando aproximadamente 2,5 casos a cada 100 mil mulheres, conforme dados do Mapa da Segurança Pública 2024 do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A parlamentar informou que as audiências visam enriquecer a discussão sobre o tema, com a participação de representantes de vários setores da sociedade e, principalmente, de mulheres diretamente atingidas pela violência. O objetivo é fortalecer os trabalhos das comissões na Casa de Leis.

Leia mais:   Pontes e Lacerda: Preso acusado por seis homicídios, ex-PM é condenado por execução

Edna ressaltou a importância de investigar as causas primárias da violência contra a mulher para uma compreensão completa do problema. Ela enfatizou a necessidade de analisar a atuação do poder público na proteção feminina, identificando as omissões.

“Precisamos saber onde estão estes gargalos e resolvê-los para que possamos nos antecipar à violência. Não podemos focar apenas na questão da segurança pública, pois não se trata de um crime qualquer. É um crime político, onde o homem se coloca perante a mulher como ser superior, como proprietário daquele corpo”, destacou.

“Estamos diante de um problema estrutural causado por uma estrutura machista arraigada em nossa sociedade. As instituições, muitas vezes, são perpassadas por uma ideia, consciente ou inconsciente, de que as mulheres são cidadãs de segunda categoria, sub humanas. Embora representemos a maioria da população e do eleitorado, as pautas que realmente nos interessam são constantemente relegadas a segundo plano. Precisamos desconstruir esse machismo”, salientou.

Também houve audiência em Cuiabá, no dia 11 de setembro, e haverá em Rondonópolis, no próximo dia 15, na Câmara Municipal.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Polícias Civil e Militar apreendem armamentos pesados, munições e drogas em Cáceres

Published

on

Assessoria | Polícia Civil – MT

Um arsenal de armamento pesado, munições e drogas foram localizados na zona rural do município de Cáceres, pela Polícia Civil e Polícia Militar, na manhã desta terça-feira (23.9).  A operação integrada “Águas do Jordão” foi deflagrada pelas forças de segurança pública de Mato Grosso, com o objetivo de combater facções criminosas instaladas na região de fronteira.

      Durante investigações para apurar os homicídios registrados em Cáceres, a Polícia Civil identificou uma fazenda situada na Serra do Boi Morto, usada pelos criminosos para guardar armas de grosso calibre e recepcionar faccionados oriundos de outras localidades.

Com base nas informações foi representado pelo mandado de busca e apreensão deferido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres. Com a ordem judicial os policiais civis em conjunto com os militares foram até o local e realizaram o adentramento tático na propriedade.

      No momento da abordagem, dois homens que estavam na fazenda reagiram e efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais. Diante da injusta agressão e para garantir a integridade houve o confronto e os dois suspeitos foram atingidos.

Leia mais:   TCE arquiva denúncia de vereador contra prefeita de Cáceres

Em seguida ambos foram socorridos e encaminhados para o Hospital Regional de Cáceres, mas foram a óbito na unidade de saúde.  No local foram apreendidos um fuzil calibre 5.56, uma espingarda calibre 12, diversas munições para revólver e pistola, coletes balística e drogas.

      Conforme o delegado regional de Cáceres, Higo Rafael Ferreira de Oliveira, essa operação reforça a importância da integração entre as instituições da Segurança Pública, fortalecendo as ações e o reafirmando o compromisso com a ordem pública e o bem-estar da população.

Participaram da operação integrada “Águas do Jordão”, os policiais civis da Delegacia Regional de Cáceres, da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira, da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), em conjunto com militares do 6º Comando Regional, Bope, Rotam, Força Tática e Gefron.

Serviços
Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Pontes e Lacerda: Preso acusado por seis homicídios, ex-PM é condenado por execução

Published

on

Reprodução

O ex-policial militar Edvan de Souza Santos foi condenado a 22 anos e nove meses de prisão, em regime inicial fechado, pelo Tribunal do Júri da comarca de Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá). O julgamento ocorreu na última quinta-feira (18).

O réu não terá direito de recorrer em liberdade.Ele já havia sido condenado em março deste ano por outro homicídio em Rondonópolis e está preso desde 2022.

De acordo com a Justiça, Edvan responde a pelo menos seis processos por homicídio e voltará ao banco dos réus na próxima quinta-feira (25), também em Pontes e Lacerda, para mais um julgamento.

As investigações apontam que ele integrava um grupo de extermínio com atuação em diferentes regiões de Mato Grosso.

O crime Segundo a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), o crime ocorreu em dezembro de 2020, na BR-174B, próximo a uma distribuidora de gás.

A vítima, Vanderson de Almeida Castro, havia acabado de descer do carro para ir a uma oficina mecânica quando foi surpreendida. “Edvan de Souza Santos, com consciência e vontade, mediante recurso que dificultou a defesa do ofendido, matou a vítima com diversos disparos de arma de fogo”, descreve a denúncia.

Leia mais:   Falece a professora aposentada Carmem Espíndola, aos 62 anos

O executor estava em uma motocicleta e fugiu logo após o crime.

Operação Letífero

Edvan foi um dos alvos da Operação Letífero, deflagrada em janeiro de 2022. A investigação desmantelou um grupo de pistolagem que atuava na fronteira entre Mato Grosso e Bolívia, além de outras regiões do estado. A sentença desta semana também determinou a perda do cargo público do ex-policial militar.

 

Por: hnt

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana