Política

ALMT homenageia contadores

Published

on

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na noite desta segunda-feira (20), sessão especial em homenagem à Academia Mato-grossense de Ciências Contábeis (Amacic) e aos seus acadêmicos. Na solenidade, foram entregues moções de aplausos pelos relevantes serviços prestados ao fortalecimento da ciência contábil no estado.

O evento foi requerido pela deputada Janaina Riva (MDB) e contou com a coautoria do deputado Silvano Amaral (MDB). A parlamentar ressaltou o papel essencial do contador para a gestão pública e privada.

“Homenagear a Academia Mato-grossense de Ciências Contábeis é reconhecer a base mais sólida de qualquer gestão. O contador é peça fundamental, seja em empresas, em órgãos públicos ou até na administração da própria casa. Na Assembleia, temos profissionais da contabilidade que garantem o funcionamento da instituição. Meu pai é contador e, acompanhando sua trajetória, aprendi o quanto essa profissão é essencial para a sociedade”, destacou.

O deputado Silvano Amaral reforçou a importância dos contadores para o desenvolvimento do estado e o fortalecimento da economia. “A Academia Mato-grossense de Ciências Contábeis já está há 10 anos contribuindo com o crescimento da profissão. Os contadores fazem o dia a dia das empresas do agronegócio, do comércio e da indústria. Como empresário e político, sei o quanto esse trabalho é fundamental. Nada mais justo do que reconhecer publicamente a dedicação desses profissionais”, afirmou.

Leia mais:   Audiência pública debate critérios de repasse do ICMS e Sefaz propõe ajustes para aliviar perdas nos municípios

O professor Ivan Echeverria, primeiro presidente da Amacic e ocupante da cadeira nº 1, relembrou o processo de criação da entidade em 2015 e o esforço coletivo para consolidá-la. “A academia nasceu com o propósito de fortalecer a educação continuada e incentivar a produção científica na área contábil. Hoje, é motivo de orgulho ver que muitos dos nossos acadêmicos alcançaram títulos de doutorado e seguem contribuindo para o desenvolvimento da profissão”, declarou.

Para o atual presidente da Amacic, Ney Mussa de Moraes, o reconhecimento da Assembleia representa um marco para a classe contábil. “Receber essa homenagem é o reconhecimento de um trabalho coletivo em prol da pesquisa, da formação e da valorização dos profissionais de contabilidade. Hoje, temos cerca de 65 acadêmicos e a meta é chegar a 100 nos próximos anos”, afirmou.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), professor Aloísio Rodrigues da Silva, também celebrou a data .“Comemorar 10 anos da Amacic é celebrar a valorização da ciência contábil. A academia nasceu com o espírito de promover a educação continuada, incentivar a pesquisa e fortalecer o vínculo entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho”, disse.

Academia Mato-grossense de Ciências Contábeis – Criada em 30 de outubro de 2015, tem como objetivo de promover o desenvolvimento científico, técnico e cultural da contabilidade em Mato Grosso. A entidade atua na produção e divulgação de conhecimento, incentiva a pesquisa acadêmica e fomenta a educação profissional continuada. Atualmente, conta com mais de 60 acadêmicos, entre professores, pesquisadores e profissionais renomados, consolidando-se como referência no fortalecimento da ciência contábil no estado.

Leia mais:   Nota à Imprensa

Homenageados

Acy Castrillon Ferreira

Adriano Antônio Siqueira

Aldo Cesar da Silva Ortiz

Alexssander de Camargo

Aloisio Rodrigues da Silva

Aroldo de Luna Cavalcanti

Benedito Albuquerque da Silva

Claiton Souza Cavalcante

Deosdete Gonçalves da Silva

Edelmira Rodrigues da Costa

Ederaldo José Pereira de Lima

Elcida Helga Maier

Evandro Benedito dos Santos

Fernanda da Silva Rodrigues

Giseli Alves Silvente

Hell Hans Coelho

Iseorene Canavarros Bernardino

Ivan Echeverria

João Bernardes Ferreira Junior Cadeira

Jonas da Costa Cruz

José Carlos Dorte

José Ricarte de Lima

Jovane Marconi Zago

Luciênio Rosa e Silva Júnior

Luiz Gonzaga Warmling

Maila Karling Vieira

Maria Felicia Santos da Silva

Marinês Nunes Tubino

Ney Mussa de Moraes

Osvaldo Américo de Oliveira Sobrinho

Paulo Cesar Santos Rühling

Paulo de Lima Pereira

Ramon Luiz Arenhardt

Reginaldo Martins Del Colle

Silvia Mara Leite Cavalcante

Sofia Ines Niveiros

Valdina Rossato de Souza

Vander da Silveira Melo

Waldna Fraga Silva

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook

Política

Assembleia discute mudança em lei para melhorar acolhimento de mulheres vítimas da violência

Published

on

Tramita na Assembleia Legislativa (ALMT) o projeto de lei nº 1658/2025 que pode transformar a vida de milhares de mulheres vítimas de violência doméstica em Mato Grosso. A proposta, de autoria da deputada Marildes Ferreira (PSB), prevê a implantação de casas de acolhimento temporário que vão receber e dar a assistência necessária para que as vítimas rompam o ciclo de violência e recomecem a vida com segurança e apoio.

“Serão espaços de proteção integral, com moradia provisória, alimentação, apoio psicológico, social e jurídico – inclusive com encaminhamento para programas de emprego renda e moradia definitiva. Essas casas vão ser um refúgio de dignidade, escuta e de reconstrução de vidas”, explica Marildes.

A iniciativa propõe uma alteração na Lei nº 12.025, que instituiu várias ações de combate ao feminicídio. Conforme o novo texto, a implantação das casas caberá ao Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania. Elas estarão vinculadas à rede estadual de enfrentamento ao feminicídio e a gestão poderá ser feita diretamente pelo Estado ou pelos municípios e entidades parceiras.

Leia mais:   AUDIÊNCIA PÚBLICA: Comunidade autista de Cáceres clama por mais profissionais e Centro Especializado

“Não é uma ação pontual. Queremos garantir uma Política Pública capaz de libertar Mato Grosso da lamentável condição de estado campeão em feminicídios”, ressalta a parlamentar.

Ao justificar a medida, Marildes apresentou dados oficiais mostrando que só no ano passado 47 mulheres foram assassinadas por companheiros ou ex-companheiros, deixando 89 crianças órfãs em Mato Grosso. “83% desses feminicídios ocorreram dentro da própria casa da vítima. Se houvesse um local para abrigar estas mulheres com dignidade, muitas teriam buscado ajuda e poderiam estar vivas hoje”, avalia.

O projeto da deputada também determina a criação de um cadastro estadual de casas de acolhimento integrado ao Observatório Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Com isso, o estado passará a contar com um sistema transparente de acompanhamento, monitoramento e articulação com todos os municípios.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

DESTAQUE NACIONAL: Presidente da Câmara de Cáceres concorre à Troféu da União dos Vereadores do Brasil

Published

on

Por: Marcio Camilo da Cruz

O presidente da Câmara de Cáceres, vereador Flávio Negação (MDB), figura entre os presidentes de câmaras municipais de todo o Brasil selecionados para concorrer ao prestigiado Troféu Presidente Destaque 2025. A primeira parte da lista de indicados foi divulgada na página oficial do Instagram da União dos Vereadores do Brasil (UVB), entidade responsável pela premiação.

O reconhecimento visa destacar líderes do legislativo municipal que demonstram excelência em gestão, transparência e um forte compromisso com o fortalecimento das câmaras municipais em suas respectivas cidades.

Ao receber a notícia da sua seleção, Negação expressou0 gratidão pelo reconhecimento e fez questão de compartilhar o mérito com a equipe da Câmara Municipal. “Ninguém faz nada sozinho. Este reconhecimento é fruto do apoio e do trabalho dedicado de todos os servidores da nossa Casa de Leis e dos meus colegas vereadores”, declarou Negação.

Ele ressaltou que a indicação ao troféu é um reflexo do esforço conjunto em construir um legislativo municipal de qualidade e transparente. “Compartilho esta indicação com todos, pois cada um faz parte dessa construção. Temos buscado continuamente aprimorar a gestão e garantir a transparência das nossas ações”, afirmou o presidente.

Leia mais:   Nota à Imprensa

A Câmara de Cáceres tem se destacado como uma das casas legislativas mais transparentes do país, conforme a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON).

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana