Política
ALMT entrega 112 moções de aplausos a líderes religiosos
Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na noite desta quarta-feira (11), sessão especial para entrega de moção de aplausos a 112 líderes religiosos pelo reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade mato-grossense.
O autor das homenagens deputado Elizeu Nascimento (PL), falou da importância desses religiosos que trabalham em prol dos menos favorecidos ou em situação de vulnerabilidade, além da evangelização em diversos locais, levando a palavra de Deus.
“Essas pessoas, na maioria delas, têm um envolvimento cristão, com alguma denominação de igreja, e que fazem esse trabalho social em várias partes da cidade. São diversas frentes de trabalho, na orientação das questões de prostituição, evangelização nos locais onde há tráfico de droga, e acolhendo pessoas que muitas vezes querem desistir da vida”, explicou o parlamentar.
Deputado Elizeu Nascimento acrescentou também que essas pessoas que evangelizam e trabalham em projetos sociais em prol dos menos favorecidos “são verdadeiros anjos”.
“Esses pastores, missionários, são pessoas iluminadas que merecerem nossas homenagens. Todo esse trabalho é feito através da parte social, governamental e não governamental, e nós precisamos dar o apoio, o incentivo para que sigam nesse caminho. Muitas vezes a pessoa está ali em um momento frágil espiritual, físico e mental, e precisando de uma abordagem que traga uma palavra de conforto”, enfatizou o deputado
Matias Lopes da Luz é presbítero da igreja Assembleia de Deus- Nova Aliança. Há 10 anos ele desenvolve trabalho com jovens no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá (Pomeri). Ele falou do reconhecimento do deputado Elizeu por esse trabalho de evangelização.
“Temos grandes mudanças e transformações no Pomeri, vamos lá toda semana, pregamos o evangelho. Recebo essa honraria com muita alegria, mas toda honra eu devo a Deus que tem feito transformações na vida das pessoas”, disse Matias.
Missionária da Igreja Batista Nacional (IBN), no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. Cláudia José foi uma das homenageadas. Ela falou do trabalho de cura e libertação que desenvolve.
‘É muito válida e esperada essa homenagem. Tenho muita gratidão por tudo isso. Essas pessoas que hoje estão aqui são comprometidas com almas, com vidas, seja no trabalho da parte interna da igreja ou externa, com mulheres vulneráveis e moradores de ruas. São projetos benéficos que cuidam da sociedade”, declarou Cláudia.
O pastor da igreja Assembleia de Deus, Evandro Balduino, realiza um projeto social na região central de Várzea Grande, conhecida como Zero KM. “Nós trabalhamos com a Missão Zero, que é o resgate de vidas, pessoas molestadas quando crianças e é nesse local que buscamos resgatar a dignidade dessas pessoas, levar uma palavra de amor e carinho e tentar devolvê-los a vida familiar e a sociedade”, explicou Evandro.
Homenageados
Adriana Alves de Oliveira
Adriano Bueno Ribeiro
Alesandro Daniel de Souza
Allane Débora Rondon Alves
Amizadai Pinheiro
Ana Cristina Leventi
Arizete Ribeiro Moura Gonçalves *
Benedito José Nepomuceno Siqueira
Camilla Miranda Sales Pinto
Carla Dayane Araujo do Carmo
Carla Leandra S Freitas
Carlos Rogério Moreira
Carmem Vitorino da Silva e Oliveira
Caroline Guimaraes Rodrigues Lima
César Augusto Silva Pinto
Claudia Ap.José de Souza
Cleide Coutinho
Cleonice Ponce Fernandes
Creuza Conceição de Arruda
Creuzinete Araújo Santana Siqueira
Daiana Carla das Neves Borges
Darluce Ferreira Cunha
Diego Balduino
Dorama Ramos de Paula
Edson Barbosa Ferreira
Eliane Cândida Ferreira
Eliézer Mattos Borges
Elson Luiz Sousa
Elysangela Aparecida Barbosa
Emanuela Paula da Cruz Castro
Erásio César Magalhães
Eva Regina Rodrigues de Brito
Evandro Balduino
Evanilda Miranda
Fábio Rocha
Fábio Senna
Felipe Felix da Costa Olimpo
Flávia Assis de Souza
Flavio do Carmo Silva
Florêncio Parabá
Francisco Antunes do Carmo –
Geraldo Wagner Souza Nascimento
Giovana de Abreu Seixas Pereira
Helaine Araújo da Nóbrega Lira
Huda Morais de Araújo Cortes
Ianamar Ponce Fernandes Silva
Iara Delfina Martins Nascimento
Ipocran Fernando Galdino Alves
Ivone Borges Sousa
Izabel Valdevino Teixeira
Jairo Cravo Alves
Janilso Martins Soares da Silva
Jaqueline Ribeiro de Oliveira Russo
Jean Carlo de Souza Pereira
Jemina Rodrigues de Oliveira Soares
Joana Freitas de Souza
José Antonio da Silva Alvarenga
Josiane Santos de Figueiredo
Josiclea Maria José
Julio Cesar da Costa Alencar
Katiuscia Giordani A. Mello
Laryssa Cristina Leite Bianquim
Laurimar Aparecida Silva Martins
Lazaro Cantuarie Leventi Amorim
Leila Leventi
Leydyany Jhenneffer Chaves
Lourrane Raquel P de Araújo
Luara Cristina Gonçalves Dias
Lucas Souza Fonseca
Lucia Andréa dos Santos Miranda
Lúcia Pereira
Luciano Freiria de Oliveira
Maira Fernanda M. Calcanhoto
Marcia Cristina Mendes de Souza
Marcilene Francisca da Silva Vieira
Marcio Gonçalo de Lima
Marcos Aurélio de Paula Presbitero
Maria Andréia Gusmão
Maria Aparecida de Oliveira
Maria Lúcia de Arruda Silva
Marilú Monteiro
Mariluce Silva Aguiar
Marisbelg Fernandes de Melo
Marizete Ribeiro Moura Gonçalves
Matias Lopes da Luz
Meire Carvalho Alves
Mirela Nogueira dos Santos
Natalice Maria da Costa Silva
Natanael Ponciano da Silva
Olinei Ivo da Silva
Orosino Alves Cortes
Osvaldo de Araújo Coutinho
Parailio Borba Neto
Patricia Pereira Nascimento
Plinio José Gonçalves
Priscila Leventi
Renato Soares Pereira
Ricardo Rondon da Silva Júnior
Rita De Cássia da Silva Martins
Roberto César Almeida
Rodrigo Caetano Xavier
Rosa Domingues da Silva Saudação
Rosa Maria de Lima Costa
Sirlene Renier de Laia
Soyanne Almeida Santana
Ten. Cel. Mauriti de Campos Lima
Thiago André da Nóbrega Lira
Udenil do Carmo Souza Da Silva
Valdezir dos Santos –
Vera Gomes da Silva Contadora
Fonte: ALMT – MT
Política
Após fortes chuvas, Botelho mobiliza ajuda emergencial para Rio Branco e Salto do Céu
Após as fortes chuvas que atingiram os municípios de Rio Branco e Salto do Céu, na região Oeste, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho, mobilizou apoio emergencial do Poder Executivo. Prontamente, o governador Mauro Mendes designou uma equipe da Defesa Civil para atender as cidades afetadas.
Os técnicos realizam um levantamento in loco dos danos. Botelho afirmou que já conversou com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Oliveira (Sinfra), para substituir, com urgência, as pontes de madeira destruídas pela enxurrada.
A segurança das famílias atingidas e a recuperação das áreas danificadas são, segundo Botelho, as principais metas das prefeituras neste momento. “Recebi pedidos de ajuda da imprensa e dos prefeitos das cidades atingidas pelas chuvas e imediatamente entrei em contato com o governador. Fomos prontamente atendidos. Estamos unidos para enfrentar este momento difícil e garantir o bem-estar de todos”, destacou o deputado.
De acordo com o prefeito de Rio Branco, Pabollo Victor Siman, três pontes de madeira foram completamente destruídas, além de praças, e quatro famílias ficaram desabrigadas. Muitos moradores perderam móveis e há necessidade de doações de cestas básicas. “A equipe da Defesa Civil já está aqui, a água começou a baixar, e agora estamos avaliando os impactos das chuvas”, informou Pabollo, enfatizando que uma das pontes destruídas já conta com um projeto na Sinfra para substituição por uma estrutura de concreto.
Novas pontes
Para evitar problemas semelhantes no futuro, Botelho se comprometeu a viabilizar melhorias na infraestrutura de Rio Branco e Salto do Céu, cidades vizinhas. “Já falei com Marcelo Padeiro [Sinfra] para que as pontes de madeira sejam substituídas por estruturas de concreto. Além disso, rotas alternativas devem ser analisadas para atender a população da região”, afirmou.
Mais chuvas
A previsão meteorológica indica a continuidade das chuvas. A Defesa Civil reforça o alerta à população para que siga as orientações de segurança e evite áreas alagadas.
Fonte: ALMT – MT
Política
Parcerias e inovação: iniciativas de Botelho na segurança pública de MT
A segurança pública em Mato Grosso tem sido uma prioridade para o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Ele é responsável por diversas leis e projetos que modernizam os serviços e garantem a proteção da população.
Recentemente, Botelho liderou a votação do Projeto de Lei Complementar 36/2024, que entre outras medidas, criou a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus/MT). Além disso, ele foi convidado a compor o Comitê Integrado de Combate ao Crime Organizado (Cicco), que supervisiona as metas do programa Tolerância Zero, do governo estadual, intensificando o enfrentamento ao crime organizado.
Uma das medidas defendidas por Botelho é o monitoramento de escolas e creches com câmeras de vídeo. Ele também é autor da Lei Ordinária 12.190/2023, que estabelece o Programa Empresa Amiga da Segurança Pública, incentivando a parceria entre o setor privado e as forças de segurança. Outro destaque é a Lei Ordinária 12.452/2024, que criou o Programa Delegacia Itinerante, permitindo que a Polícia Civil atenda comunidades em regiões mais distantes. “Atuamos no fortalecimento das políticas de segurança, criando leis que abrangem tanto a prevenção quanto o combate à criminalidade”, enfatiza Botelho.
Outro avanço importante é a Lei Ordinária 11.601/2021, que estabelece a Política Estadual de Busca de Pessoas Desaparecidas, reforçando os esforços para enfrentar esse grave problema no Estado. Além disso, a Lei Ordinária 12.482/2024 regulamenta o comércio de materiais recicláveis e bens móveis usados, prevenindo roubos, furtos e a receptação de produtos roubados.
Mais infraestrutura
Botelho destacou a necessidade de uma delegacia especializada para atendimento às mulheres (Indicação 2.515/2024) e a ampliação do videomonitoramento e postos policiais em áreas vulneráveis.
Também propôs patrulhas rurais equipadas, além de ter contribuído para redução de custos na ALMT. O dinheiro economizado, foi investido na aquisição de viaturas e armamentos, fortalecendo a segurança em Mato Grosso.
As iniciativas, aliadas ao trabalho das forças de segurança, segundo Eduardo Botelho, são importantes para avançar. “Com tecnologia, prevenção e infraestrutura, estamos construindo um Estado mais seguro”, afirmou.
Fonte: ALMT – MT
-
Destaque6 dias ago
Processo seletivo para bombeiros temporários tem mais de 7 mil inscritos
-
Cáceres e Região7 dias ago
Faustino Marinho Natal, do Kaskata Flutuante, morre aos 44 anos
-
Cáceres e Região3 dias ago
Com mais de R$ 3.5 milhões à receber da prefeitura de Cáceres, desde julho do ano passado, terceirizada pede ajuda ao sindicato
-
Carros e Motos6 dias ago
Detran-MT alerta que vídeo sobre novas categorias da CNH traz informações falsas
-
Destaque7 dias ago
MPU publica edital com 152 vagas e salários de até R$ 13,9 mil
-
Cáceres e Região6 dias ago
Castigadas pelo sol, capivaras no Pantanal ficaram louras em 2024
-
Destaque7 dias ago
Nota MT distribui R$ 900 mil em prêmios no primeiro sorteio de 2025
-
Destaque7 dias ago
Governo vai enviar projeto para Assembleia com RGA seguindo inflação do IPCA