conecte-se conosco


Destaque

AGRICULTURA FAMILIAR Parceria entre Senar-MT e Fetagri garante qualificação para pequenos produtores

Publicado

Mais de 200 pequenos produtores e trabalhadores rurais vindos de todos os municípios mato-grossenses participam, esta semana, do Seminário Estadual de Formação de Lideranças Sindicais e Associativas dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mato Grosso. O evento é uma parceria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri-MT) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), e acontece até sexta-feira (03.06).

 

O presidente da Fetagri-MT, Nilton José Macedo, conta que neste seminário serão discutidas propostas que vão nortear as ações voltadas para a agricultura familiar ao longo do próximo ano. “Sucessão familiar e a qualificação de mão de obra são assuntos em pauta e o Senar-MT é o parceiro nessa empreitada”, enfatiza Macedo.

 

O superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio, informa que a instituição oferece vários produtos para os pequenos produtores. “Temos treinamentos para qualificar e capacitar pessoas em 15 cadeias produtivas incluindo piscicultura, bovinocultura de leite e olericultura, formadas basicamente por pequenos produtores rurais”. Além disso, a instituição ainda oferece capacitação na área de gestão, sucessão familiar e formação de líderes.

 

Os treinamentos do Senar-MT ofertados em parceria com os Sindicatos Rurais transformaram a vida dos produtores rurais de Alto de Boa Vista, município a mais de 900 quilômetros de Cuiabá. Os produtores José Correa da Silva e Rui Martins Pinheiro se juntaram para investir na criação de peixe. Além da piscicultura, Pinheiro conta que fez treinamentos de cooperativismo, agente de saúde animal, beneficiamento do leite e vários outros que contribuíram para que ele melhorasse a gestão da propriedade e diversificasse sua produção.

Leia mais:   A PEDIDO DE BOLSONARO PGR pede que Mauro Mendes explique vacinação em MT

 

Ao todo Pinheiro e Silva têm três tanques de piscicultura, sendo um na propriedade de Pinheiro e dois, na de Silva. “Já estou vendendo alguns peixes. Ainda é pouco, mas logo vamos ter condições de ampliar as vendas e, com isso, melhorar a renda familiar e a qualidade de vida”, acrescenta Silva.

 

Animado, os dois contam que trouxeram várias ideias para o seminário da Fetagri-MT. “É preciso aprender sempre e, por isso, faço todos os treinamentos que o Senar-MT oferece em nosso município”, destaca Pinheiro. Ele diz ainda que os cursos levam novas ideias, o que sempre melhora a gestão da propriedade. Além da parceria com Silva, Pinheiro também já ganha um “dinheirinho” com a venda das verduras e legumes que cultiva em sua propriedade.

 

Assim como Silva e Pinheiro, o pequeno produtor José Ferreira da Silva, que vive no município de Tapurah, a cerca de 500 quilômetros de Cuiabá, também já fez diversos treinamentos do Senar-MT.  “Oito ou dez ao longo dos últimos anos”, conta. Segundo ele, os treinamentos mudaram sua forma de pensar. “O conhecimento me mostrou o caminho certo para ter um pouco mais de rentabilidade. Fiz um curso para aprender a administrar minha propriedade e foi nesse momento que descobri que estava gastando dinheiro à toa. Aprendi que na propriedade só se pode fazer o que dá lucro. Se não estiver dando lucro é preciso rever o planejamento e verificar onde está o problema”.

Leia mais:   Prefeitura recebe doação de alimentos para a Campanha Vacinação Solidária

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 89 sindicatos rurais do Estado. O Senar-MT está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Pagewww.facebook.com/SenarMt  e a conta @senar_mt.

Fonte: Assessoria Gecom

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Governo do Estado libera consumo de bebidas em bares, restaurantes e lanchonetes

Publicado

Por Lucas Rodrigues/Secom

O Governo de Mato Grosso atualizou as medidas restritivas contra o avanço da covid-19 no estado. As novas regras foram assinadas nesta sexta-feira (16.04) pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho, e passam a valer imediatamente.

Entre as principais mudanças, está o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, que passa a ser das 5h às 22h, de segunda a sábado. Anteriormente, era permitido das 5h às 20h.

Nos domingos, fica mantido o horário de 5h às 12h, com exceção dos restaurantes, inclusive os de shopping centers, que poderão funcionar até 15h.

Outra alteração é em relação ao funcionamento de restaurantes e similares nas modalidades take-away (pegue e leve) e drive-thru, que poderá funcionar até 22h45. A regra anterior permitia até 20h45. Os serviços de delivery continuam autorizados a funcionar até 23h59.

Já o toque de recolher passa a valer a partir das 23h, e não mais após às 21h. Também passa a ser permitido o consumo de bebidas alcoólicas nos locais de venda, desde que restrito aos clientes sentados à mesa e respeitados os limites de capacidade e horário.

Leia mais:   Tumulto marca vacinação de quilombolas; verdadeiros remanescentes do Pita Canudos não foram vacinados

Todas essas medidas terão que ser aplicadas em todo o estado, mesmo se a classificação de risco do município indicar normas mais brandas. As restrições terão validade enquanto a taxa estadual de ocupação de UTIs for superior a 85%.

Já as demais restrições serão recomendadas aos municípios com base na tabela de classificação de risco, em sintonia com as normas gerais.

As forças de Segurança irão atuar de forma a impedir qualquer tipo de aglomeração em todas as regiões.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Em Cáceres interinos assumem Agricultura, Educação e Saúde

Publicado

Assessoria

A prefeita Eliene Liberato Dias e o vice-prefeito Dr. Odenílson, deram posse a três novos secretários no final da tarde de sexta feira, (16), no Gabinete da Prefeitura Municipal de Cáceres. Na Pasta da Educação, em substituição a Laurenir Ramos Cebalho Ribeiro, assumiu Liamara Rodrigues da Silva.

A nova secretária é professora efetiva da Rede Municipal de Ensino, atuou como diretora na Escola Municipal de Educação Infantil “Madre Maria Estevão”, no período de 2017 a 2019, onde estava lotada. Por 30 dias, a contar de 14/04, estará em substituição à Laurenir, que se encontra de férias.

Na Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, em substituição a Corgésio Albuquerque, tomou posse Vilson Sato. Pecuarista e Assessor Parlamentar do Deputado Dr. Leonardo Albuquerque. A Enfermeira Elis Fernanda de Melo Silva, assume a Secretaria de Saúde interinamente, na vaga deixada pelo Dr. Sérgio Arruda. Elis é graduada em Enfermagem, com Pós Gestão Pública.

A prefeita disse que trocas são necessárias, agradeceu a colaboração dos antigos gestores das pastas e desejou um bom trabalho aos novos empossados.

Leia mais:   Após pedido de Dr. Leonardo, Ministério da Saúde envia mais 20 respiradores para Cáceres

“Ao cumprimentá-los e desejar as boas vindas, gostaríamos de dizer que foram escolhidos pela gestão, em função do excelente trabalho desenvolvidos no decorrer de suas vidas profissionais. Muitas vezes a oportunidade é dada apenas uma vez, e temos que nos esforçar ao máximo para segurá-la. Depositamos toda nossa confiança em vocês, que estarão ocupando talvez a três pastas mais importantes da nossa administração. Teremos sim muitos embates, porém com a união de todos, superaremos os obstáculos que aparecerem. Desejamos muito equilíbrio, garra, determinação, além da busca constante por resultados e alcance de metas. Por último, solicitamos que sempre considerem o lado humano em suas ações, além da honestidade e transparência com a coisa pública”, finalizou.

O vice prefeito Dr. Odenílson, que desejou boas vindas aos novos empossados, reforçou o fato de terem sido escolhidos, e destacou que deveriam se sentir orgulhosos de pertencer a uma Gestão que tem como Plano de Metas, trabalhar para dar o melhor para o povo de Cáceres, que a escolheu para traçar os destinos do município nos próximos quatro anos.

Leia mais:   Prefeitura leva em casa de quem precisa 2.400 cestas básicas

Os decretos de nomeação das Secretárias de Saúde e Educação, serão publicados no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso, na edição do dia 19/04/2021. O Decreto de Vilson Sato foi publicado no dia

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana