Mato Grosso

Abertura de matrícula para novos alunos na rede estadual é adiada para 29 em Cuiabá e 30 de outubro nos demais municípios

Published

on

Devido ao ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado para os servidores públicos estaduais na próxima segunda-feira (27.10), e do feriado do Dia do Servidor Público comemorado na terça-feira (28), a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), alterou a data de início da Matrícula Web para novos alunos em Cuiabá e também nos demais municípios do estado para o ano letivo de 2026.

Com isso, na Capital a matricula será aberta na próxima quarta-feira (29) e se estenderá até 7 de novembro. Nos demais municípios, a Matricula Web terá início na quinta-feira (30) e também se estenderá até o dia 07 de novembro. A matrícula para alunos PAEDE, que começou no dia 23 de outubro, continua normalmente até 7 de novembro, quando encerra o período para todos os públicos.

A Seduc reforça aos pais ou responsáveis, além de alunos maiores de 18 anos, para agilizar o atendimento de dúvidas relacionadas ao cadastro, como atualização de e-mail, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) mantém atendimento pelo WhatsApp (65) 99695-1459 e pelo telefone 0800 065 1717. Para recuperar a senha há uma função específica no portal.

Leia mais:   Festival Velha Joana garante acesso a espetáculos teatrais de várias regiões do país

O processo de solicitação de vagas ocorre de forma on-line, no Portal de Matrícula Web (matricula.seduc.mt.gov.br). Dúvidas podem ser enviadas pela aba Fale Conosco ou pelo e-mail [email protected]. Assim, é possível escolher o canal de preferência e receber orientação sem sair de casa, informa a Seduc.

Outra opção, em caso de dúvidas adicionais, as famílias podem procurar a própria escola de interesse da matrícula ou Diretoria Regional de Educação (DRE) da sua localidade.

A Seduc reforça que a Matrícula Web é dinâmica. Conforme as vagas são solicitadas, elas saem do portal em tempo real. Por isso, fazer o pedido dentro do período oficial aumenta a chance de garantir vaga próxima da residência (conforme disponibilidade) e ajuda no planejamento da rede, alocação de profissionais, transporte e alimentação escolar.

Para concluir a solicitação de vaga, pais e responsáveis deverão efetivar as matrículas apresentando às escolas os seguintes documentos: certidão de nascimento, documento de identificação, CPF, comprovante de residência, histórico ou declaração escolar e carteira de vacinação. No caso do aluno Paede, é preciso informar as necessidades específicas do estudante, a fim de subsidiar o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Leia mais:   Vigilância Sanitária divulga mais um lote de whisky sob suspeita de contaminação por metanol

Novo Cronograma de solicitação de matrícula

Paede (todas as escolas do estado): de 23/10/2025 a 7/11/2025

Demais estudantes — Cuiabá: de 29/10/2025 a 7/11/2025

Demais estudantes — outros municípios: de 30/10/2025 a 7/11/2025

Apresentação de documentos e efetivação das matrículas: de 19/12/2025 a 9/01/2026

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Na COP, Mauro cobra países ricos: “Não queremos migalhas; coloquem a mão no bolso”

Published

on

Na COP 30, em Belém (PA), o governador Mauro Mendes cobrou dos países ricos o cumprimento das promessas feitas há mais de 30 anos nas conferências climáticas, com o financiamento das ações de preservação das florestas tropicais.

“Falaram agora em R$ 5,5 bilhões. Cadê os R$ 100 bilhões que prometeram durante tantas e tantas COPs e nunca aconteceu? Precisamos ser respeitados como país do agronegócio, das florestas, da biodiversidade. Eles precisam pagar. E não com migalhas”, afirmou, nesta segunda-feira (10/11).

Mauro destacou que Mato Grosso é exemplo de equilíbrio entre produção e preservação, já que o estado mantém 60% do território preservado, é um dos maiores produtores de alimentos do planeta e ainda contribui para a segurança ambiental e alimentar do Brasil e do mundo.

Em contrapartida, conforme o governador, os países desenvolvidos continuam ampliando o consumo de combustíveis fósseis e carvão, enquanto impõem restrições aos países que de fato conservam o meio ambiente.

“Os países ricos mudaram muito pouco o seu comportamento. Continuam poluindo, devastaram o que tinham e hoje não têm coragem de colocar a mão no bolso para retribuir a quem verdadeiramente preserva. Essa verdade precisa ser dita”, afirmou.

Leia mais:   Polícia Civil deflagra operação para investigar envolvimento de facções em homicídio brutal

Mauro ainda chamou atenção para os entraves burocráticos que impedem o uso sustentável dos recursos naturais no Brasil, burocracia essa que usa a falsa alegação de defesa ambiental.

“Quanto custa ficar 15 anos esperando uma licença para uma mina de potássio no Amazonas, essencial ao agronegócio e à segurança alimentar do planeta? Quanto custa não termos a Ferrogrão ligando o Norte de Mato Grosso ao Pará, enquanto os caminhões queimam óleo diesel? E ainda querem dizer que isso é um atentado ao planeta? Atentado é a mentira que eles contam há décadas”, criticou.

O painel contou também com a participação dos governadores Helder Barbalho (PA), Wilson Lima (AM), Carlos Brandão (MA) e Clécio Luís (AP).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros faz extinção e rescaldo de incêndio em residência

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, nesta segunda-feira (10.11), para atender uma ocorrência de incêndio em uma residência no bairro Novo Horizonte, no município de Sinop (a 479 km de Cuiabá).

A equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) recebeu o chamado de emergência por volta das 11h30 e, prontamente, se deslocou até o local indicado.

Ao chegar, os bombeiros constataram que os vizinhos já haviam iniciado o combate ao incêndio e controlado as chamas. De acordo com informações obtidas no local, o fogo teria sido iniciado após um idoso com problemas psiquiátricos ter ateado fogo em um colchão.

A equipe do 4º BBM realizou a extinção total do fogo e procedeu com o rescaldo, que consiste na eliminação de possíveis focos remanescentes.

Não havia ninguém na residência no momento do incêndio, e foram registrados apenas danos materiais.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:   Detran concede medalhas a 60 pessoas por contribuição à segurança viária
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana