Destaque

4.400 policiais vão trabalhar na segurança das eleições em MT, venda de bebidas está liberadas

Published

on

Eleições vão mobilizar efetivo de 4.479 policiais que atuarão em 1.479 locais de votação nas 60 zonas eleitorais de Mato Grosso. Somente a Polícia Militar vai destinar 3.170 soldados para atendimento do pleito eleitoral nos 141 municípios do Estado. A Polícia Civil terá 964 servidores, entre escrivães, investigadores e delegados. Serão 113 delegados. Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Polícia Federal, Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corpo de Bombeiros também estão inseridos no planejamento das eleições municipais de 2016.

A partir desta quinta-feira (29), as forças de segurança começam a se deslocar para os municípios mais longínquos e, a partir da noite de sábado (1º) o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) passará a monitorar todas as ocorrências a partir da sede da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), informou o titular da pasta, Rogers Jarbas. Somente após o encerramento das votações e apuração, na noite de domingo (2) é que a operação será encerrada.

Rogers garante que o planejamento e deslocamentos resultam de um trabalho prévio dos setores de inteligência de todas as forças de seguranças envolvidas. A partir do estudo de pontos vulneráveis foi feito o remanejamento do efetivo para todas as regiões, dentro das peculiaridades de cada uma delas.

Leia mais:   Marinha investiga acidente com Jet Ski e lancha no Rio Paraguai em Cáceres

Uma das preocupações da desembargadora Maria Helena Póvoas, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é em relação as áreas de conflito entre brancos e indígenas, principalmente no município de Juína (735 km a noroeste), bem como na Terra Indígena Xavante Marãiwatsédé, área, de 165 mil hectares, entre as cidades de Alto Boa Vista, São Félix do Araguaia e Bom Jesus do Araguaia (1.059, 1.200,983 km a noroeste respectivamente).

Para estes pontos houve reforço no policiamento, com a presença de pelo menos 50 soldados do Exército Brasileiro, incluindo viaturas e aeronaves, além de efetivo de apoio da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em relação a “lei seca”, o gestor da Sesp diz que não haverá restrição na venda de bebidas alcoólicas às vésperas e durante a votação. Mas a lei será rigorosa e impedirá a presença de pessoas embriagadas nos locais de votação, bem como badernas promovidas no entorno das zonas eleitorais.

O conhecido “cadeião”, para onde serão encaminhados todos os indivíduos flagrados em situação de crime eleitoral, serão instalados em todos os municípios. Na Capital funcionará na sede do TRE e em Várzea Grande, na sede do Fórum da cidade. As prisões serão apuradas pelas autoridades de cada município, no caso os delegados de Polícia.

Leia mais:   Publicada a licitação para a pavimentação asfáltica da Cidade Universitária/UNEMAT em Cáceres

Por Gazeta Digital

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Prefeitura reinaugura praça Duque de Caxias nesta terça-feira (30)

Published

on

Autor da Foto: Ronivon Barros

A prefeitura de Cáceres reinaugura nesta terça-feira (30/04), às 17 horas, a praça Duque de Caxias.

Com investimentos aproximados de R$ 1 milhão, por meio de convênio firmado com Governo do Estado, através da SINFRA/MT e com contrapartida  do município no valor de mais  R$ 110 mil, a praça Duque de Caxias foi revitalizada.

Segundo a prefeita Eliene Liberato Dias, a população vai receber uma edificação moderna, que se tornará mais um cartão postal da cidade de Cáceres.
“O novo desenho arquitetônico contempla a substituição do piso existente por pavimento intertravado, iluminação, paisagismo, sinalização tátil, substituição dos bancos e a instalação de um parquinho infantil”, informa a prefeita.

Para Eliene, toda a estrutura do projeto foi pensada para elevar a estima da população cacerense e oferecer mais  um espaço  de lazer.
“Esta praça é muito bonita, bem localizada,  e merece esta revitalização. Vai trazer um novo aspecto  e embelezar o centro da cidade. Vamos entregar mais uma área destinada ao lazer”, destaca a prefeita.

Ela concluiu dizendo que a revitalização dos espaços públicos, deixa os ambientes mais atrativos e bonitos. “Isso é uma das prioridades desta gestão”.

Leia mais:   Penitenciaria Central do Estado - MT tinham fábrica de cachaça dentro de cela, revela operação

Esdras Crepaldi

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

PM prende homem e apreende adolescente suspeitos de disparar arma em ruas de Cáceres

Published

on

A Polícia Militar prendeu um homem de 38 anos e apreendeu um adolescente de 17 anos por porte ilegal de arma de fogo, em Cáceres,  nesse sábado (27). Os dois foram denunciados por moradores por disparar uma arma nas ruas da cidade. Durante a operação, uma pistola foi apreendida com os suspeitos.

Segundo o boletim de ocorrência, o 6º Batalhão da Polícia Militar foi alertado por residentes do bairro Cidade Nova sobre dois indivíduos em um veículo Gol prata, efetuando disparos pela área. Os policiais localizaram o carro descrito atrás de um supermercado no mesmo bairro e realizaram a abordagem.

Embora nada de ilícito tenha sido encontrado inicialmente com o homem e o adolescente, uma busca no veículo revelou uma pistola calibre 9mm com munições. Questionados sobre a origem da arma, os suspeitos.

Ambos foram detidos e levados para o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) de Cáceres para a formalização da ocorrência e posteriormente entregues à Polícia Judiciária Civil.

 

Por Arthur Santos da Silva

Comentários Facebook
Leia mais:   Divulgado os locais de prova para Concurso de prefeitura de Cáceres no próximo domingo (28/04)
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana